Plano de negócio para uma empresa de assessoria imobiliária no município de Ijuí – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Adriane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3170
Resumo: O empreendedorismo promove melhorias, surgimento de novos produtos, novos processos, novas ideias e oportunidades de negócio com a criação ou expansão de empresas. Dornelas (2012) explica que empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, podem levar a transformação de ideias em oportunidades. Este agente de transformação, chamado de Empreendedor, é considerado por Dolabela (2008), o motor da economia, um indivíduo que cria uma empresa, seja ela do tipo que for. A criação de uma empresa pode surgir a partir de um plano de negócio, para Salim (2005) “Plano de Negócios é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia de mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. O Plano de Negócios é uma ferramenta muito importante para qualquer empreendedor, é um norteador, a fim de proporcionar caminhos de crescimento e desenvolvimento para as empresas. O presente trabalho foi estruturado a partir de um estudo de viabilidade, a composição do estudo parte da estrutura de um plano de negócios, o objetivo principal foi elaborar um plano de negócio para verificar a viabilidade para a implantação de uma empresa de assessoria imobiliária na cidade de Ijuí/RS. A partir disso, expõe teorias sobre o ramo de serviços, mercado imobiliário, inovação no mercado imobiliário, empreendedorismo, planejamento, administração de condomínios e plano de negócio. Estas temáticas são de suma importância para empreendedores que desejam abrir o próprio negócio. Este resumo expandido está dividido em três seções, a primeira apresenta a metodologia, os resultados fazem parte do segundo item, por fim as conclusões são expostas seguidas pelas referências bibliográficas. Para atingir os objetivos propostos, o estudo realizado se classificou como uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com procedimentos técnicos de campo, bibliográfico e documental. O enfoque proposto por Vergara (2009) sugere três principais maneiras de se buscar as respostas desejadas, são elas: o questionário, a observação e a entrevista. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para usuários dos serviços imobiliários e condôminos, potenciais clientes, e ainda realizadas entrevistas com sócios de empresas concorrentes diretas. As pesquisas e entrevistas foram realizadas em março e junho de 2015. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados onde foi constatada a importância da análise de mercado para a realização de todas as etapas de um plano de negócio. A economia do Brasil está passando por um momento conturbado, e com isso o setor da construção civil acaba sendo atingida com aumentos de taxas nos financiamentos habitacionais, diminuição de limites de financiamentos, entre outros, porem em longo prazo o cenário econômico tende a melhorar. O município de Ijuí se destaca por ser referência regional em serviços hospitalares e universidades, isso acaba atraindo investidores para a região. As pesquisas aplicadas chamaram atenção ao grande número de pessoas que ainda não possuem imóvel próprio, e desta forma necessitam pagar aluguel. Com este levantamento podemos verificar oportunidades de negócios, tanto no gerenciamento destes imóveis alugados, quanto na venda dos mesmos, pois muitos locatários sonham em ter seu próprio imóvel. Os concorrentes em vendas e locações imobiliárias em Ijuí passam de 50 concorrentes diretos, e ainda há os indiretos que são algumas construtoras, e os negócios que acontecem particularmente entre consumidores e fornecedores. Com as pesquisas verificamos que 78,26% dos entrevistados considera importante o atendimento em horário diferenciado, sendo esta uma estratégia da Assessoria imobiliária. Conforme censo do IBGE 2010, cerca de 90% da população ijuiense reside em zona urbana, com isso, cada vez mais prédios residenciais estão sendo construídos e com isso a conveniência de gerenciá-los. No município de Ijuí há apenas duas administradoras de condomínios, a pesquisa nos mostrou que 34,09% dos entrevistados avaliam o atendimento da administração de condomínios como regular, encontra-se ai a oportunidade de negócio. Os fornecedores serão os proprietários de imóveis com intenção de comercializá-los, e terceirizados, que prestarão serviços para a administração de condomínios, como: encanadores, eletricistas, chaveiros, entre outros. A empresa de assessoria imobiliária Thomas Imóveis terá estratégias a partir de deficiências encontradas nas empresas concorrentes, como o horário de atendimento e o pós-venda. Também buscará atender preocupando-se em qualidade e não quantidade de atendimentos. Com o plano de negócios verificou-se a necessidade de contratar uma recepcionista e um contador, a recepcionista fará a primeira intermediação, entre cliente e empresa. O contador fará a contabilidade da assessoria imobiliária e será responsável pela área de condomínios. Já as vendas, avaliações, loteamentos, e locações serão administrados pelos sócios proprietários. Verificou-se a necessidade de locar um imóvel com 60m² para ter um ótimo atendimento, o qual será dividido em uma recepção, uma sala para guarda de materiais, e 3 salas de negócios. A assessoria imobiliária atuará em Ijuí e municípios em redores, sendo que prestará serviços de vendas, avaliações, loteamentos, locações e administração de condomínios, estes serviços são cobrados através da regulamentação do CRECI que ao longo da realização do plano de negócios verificou-se que há uma tabela mínima de honorários e serviços de corretagem que deve ser seguida. Com o plano de negócios viu-se a necessidade de ter o investimento inicial total de R$ 77.764,20, para abrir a empresa, equipá-la e custear os gastos do seu funcionamento. Este valor será dividido entre os sócios os quais não estarão financiando e sim abrindo a empresa com capital próprio. Os custos fixos da Thomas imóveis serão de R$ 11.437,65 ao mês, sendo que R$ 1.500,00 foi definido para o pró-labore de cada sócio. As receitas foram calculadas de acordo com as entrevistas e pesquisas aplicadas, sendo que somam R$ 17.366,00 ao mês, tendo uma projeção de faturar R$ 208.392,00 em um ano, receitas com vendas, locações e administração de condomínios, além de prestar outros tipos de serviços como avaliações e loteamentos que poderão aumentar esta receita. A empresa se enquadra no Simples Nacional ficando com uma alíquota de 8,21% ao mês, as projeções trouxeram uma perspectiva de ter um resultado líquido mensal de R$ 4.502,60, com uma lucratividade de 25,93% e uma rentabilidade de 5,79%. Trazendo o prazo de retorno do investimento para 17,27 meses, ou seja, em menos de um ano de meio o valor investido retorna aos sócios. O plano de negócio proporcionou a integração da teoria com a prática, complementando os conhecimentos desenvolvidos em diversos componentes curriculares bem como, a observação, a reflexão e a sistematização de resultados de um trabalho de pesquisa. O plano também demostra que há oportunidade e espaço no mercado de Ijuí - RS para uma empresa com um ótimo atendimento, com horários diferenciados, e que busca atender o cliente com a máxima atenção, tentando que sempre tenham o retorno desejado. Os objetivos foram alcançados, verificando-se que com estas projeções, é viável a abertura da empresa em questão.
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Estas temáticas são de suma importância para empreendedores que desejam abrir o próprio negócio. Este resumo expandido está dividido em três seções, a primeira apresenta a metodologia, os resultados fazem parte do segundo item, por fim as conclusões são expostas seguidas pelas referências bibliográficas. Para atingir os objetivos propostos, o estudo realizado se classificou como uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com procedimentos técnicos de campo, bibliográfico e documental. O enfoque proposto por Vergara (2009) sugere três principais maneiras de se buscar as respostas desejadas, são elas: o questionário, a observação e a entrevista. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para usuários dos serviços imobiliários e condôminos, potenciais clientes, e ainda realizadas entrevistas com sócios de empresas concorrentes diretas. As pesquisas e entrevistas foram realizadas em março e junho de 2015. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados onde foi constatada a importância da análise de mercado para a realização de todas as etapas de um plano de negócio. A economia do Brasil está passando por um momento conturbado, e com isso o setor da construção civil acaba sendo atingida com aumentos de taxas nos financiamentos habitacionais, diminuição de limites de financiamentos, entre outros, porem em longo prazo o cenário econômico tende a melhorar. O município de Ijuí se destaca por ser referência regional em serviços hospitalares e universidades, isso acaba atraindo investidores para a região. As pesquisas aplicadas chamaram atenção ao grande número de pessoas que ainda não possuem imóvel próprio, e desta forma necessitam pagar aluguel. Com este levantamento podemos verificar oportunidades de negócios, tanto no gerenciamento destes imóveis alugados, quanto na venda dos mesmos, pois muitos locatários sonham em ter seu próprio imóvel. Os concorrentes em vendas e locações imobiliárias em Ijuí passam de 50 concorrentes diretos, e ainda há os indiretos que são algumas construtoras, e os negócios que acontecem particularmente entre consumidores e fornecedores. Com as pesquisas verificamos que 78,26% dos entrevistados considera importante o atendimento em horário diferenciado, sendo esta uma estratégia da Assessoria imobiliária. Conforme censo do IBGE 2010, cerca de 90% da população ijuiense reside em zona urbana, com isso, cada vez mais prédios residenciais estão sendo construídos e com isso a conveniência de gerenciá-los. No município de Ijuí há apenas duas administradoras de condomínios, a pesquisa nos mostrou que 34,09% dos entrevistados avaliam o atendimento da administração de condomínios como regular, encontra-se ai a oportunidade de negócio. 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As receitas foram calculadas de acordo com as entrevistas e pesquisas aplicadas, sendo que somam R$ 17.366,00 ao mês, tendo uma projeção de faturar R$ 208.392,00 em um ano, receitas com vendas, locações e administração de condomínios, além de prestar outros tipos de serviços como avaliações e loteamentos que poderão aumentar esta receita. A empresa se enquadra no Simples Nacional ficando com uma alíquota de 8,21% ao mês, as projeções trouxeram uma perspectiva de ter um resultado líquido mensal de R$ 4.502,60, com uma lucratividade de 25,93% e uma rentabilidade de 5,79%. Trazendo o prazo de retorno do investimento para 17,27 meses, ou seja, em menos de um ano de meio o valor investido retorna aos sócios. O plano de negócio proporcionou a integração da teoria com a prática, complementando os conhecimentos desenvolvidos em diversos componentes curriculares bem como, a observação, a reflexão e a sistematização de resultados de um trabalho de pesquisa. O plano também demostra que há oportunidade e espaço no mercado de Ijuí - RS para uma empresa com um ótimo atendimento, com horários diferenciados, e que busca atender o cliente com a máxima atenção, tentando que sempre tenham o retorno desejado. Os objetivos foram alcançados, verificando-se que com estas projeções, é viável a abertura da empresa em questão.113 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoPrestação de serviçoEmpreendedorismoPlano de negócioAssessoria imobiliáriahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3170DMD_hdl_123456789/3170Thomas, Adrianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20Adriane%20Thomas%20-%20ADM.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3170/1/TCC%20-%20Adriane%20Thomas%20-%20ADM.pdfapplication/pdf1660347http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3170/1/TCC%20-%20Adriane%20Thomas%20-%20ADM.pdf40b9172e0666d8945d157d96a3f960c3MD5123456789_3170_12019-01-21T12:44:50Zmail@mail.com -
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Para atingir os objetivos propostos, o estudo realizado se classificou como uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com procedimentos técnicos de campo, bibliográfico e documental. O enfoque proposto por Vergara (2009) sugere três principais maneiras de se buscar as respostas desejadas, são elas: o questionário, a observação e a entrevista. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para usuários dos serviços imobiliários e condôminos, potenciais clientes, e ainda realizadas entrevistas com sócios de empresas concorrentes diretas. As pesquisas e entrevistas foram realizadas em março e junho de 2015. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados onde foi constatada a importância da análise de mercado para a realização de todas as etapas de um plano de negócio. A economia do Brasil está passando por um momento conturbado, e com isso o setor da construção civil acaba sendo atingida com aumentos de taxas nos financiamentos habitacionais, diminuição de limites de financiamentos, entre outros, porem em longo prazo o cenário econômico tende a melhorar. O município de Ijuí se destaca por ser referência regional em serviços hospitalares e universidades, isso acaba atraindo investidores para a região. As pesquisas aplicadas chamaram atenção ao grande número de pessoas que ainda não possuem imóvel próprio, e desta forma necessitam pagar aluguel. Com este levantamento podemos verificar oportunidades de negócios, tanto no gerenciamento destes imóveis alugados, quanto na venda dos mesmos, pois muitos locatários sonham em ter seu próprio imóvel. Os concorrentes em vendas e locações imobiliárias em Ijuí passam de 50 concorrentes diretos, e ainda há os indiretos que são algumas construtoras, e os negócios que acontecem particularmente entre consumidores e fornecedores. Com as pesquisas verificamos que 78,26% dos entrevistados considera importante o atendimento em horário diferenciado, sendo esta uma estratégia da Assessoria imobiliária. Conforme censo do IBGE 2010, cerca de 90% da população ijuiense reside em zona urbana, com isso, cada vez mais prédios residenciais estão sendo construídos e com isso a conveniência de gerenciá-los. No município de Ijuí há apenas duas administradoras de condomínios, a pesquisa nos mostrou que 34,09% dos entrevistados avaliam o atendimento da administração de condomínios como regular, encontra-se ai a oportunidade de negócio. Os fornecedores serão os proprietários de imóveis com intenção de comercializá-los, e terceirizados, que prestarão serviços para a administração de condomínios, como: encanadores, eletricistas, chaveiros, entre outros. A empresa de assessoria imobiliária Thomas Imóveis terá estratégias a partir de deficiências encontradas nas empresas concorrentes, como o horário de atendimento e o pós-venda. Também buscará atender preocupando-se em qualidade e não quantidade de atendimentos. Com o plano de negócios verificou-se a necessidade de contratar uma recepcionista e um contador, a recepcionista fará a primeira intermediação, entre cliente e empresa. O contador fará a contabilidade da assessoria imobiliária e será responsável pela área de condomínios. Já as vendas, avaliações, loteamentos, e locações serão administrados pelos sócios proprietários. Verificou-se a necessidade de locar um imóvel com 60m² para ter um ótimo atendimento, o qual será dividido em uma recepção, uma sala para guarda de materiais, e 3 salas de negócios. A assessoria imobiliária atuará em Ijuí e municípios em redores, sendo que prestará serviços de vendas, avaliações, loteamentos, locações e administração de condomínios, estes serviços são cobrados através da regulamentação do CRECI que ao longo da realização do plano de negócios verificou-se que há uma tabela mínima de honorários e serviços de corretagem que deve ser seguida. Com o plano de negócios viu-se a necessidade de ter o investimento inicial total de R$ 77.764,20, para abrir a empresa, equipá-la e custear os gastos do seu funcionamento. Este valor será dividido entre os sócios os quais não estarão financiando e sim abrindo a empresa com capital próprio. Os custos fixos da Thomas imóveis serão de R$ 11.437,65 ao mês, sendo que R$ 1.500,00 foi definido para o pró-labore de cada sócio. As receitas foram calculadas de acordo com as entrevistas e pesquisas aplicadas, sendo que somam R$ 17.366,00 ao mês, tendo uma projeção de faturar R$ 208.392,00 em um ano, receitas com vendas, locações e administração de condomínios, além de prestar outros tipos de serviços como avaliações e loteamentos que poderão aumentar esta receita. A empresa se enquadra no Simples Nacional ficando com uma alíquota de 8,21% ao mês, as projeções trouxeram uma perspectiva de ter um resultado líquido mensal de R$ 4.502,60, com uma lucratividade de 25,93% e uma rentabilidade de 5,79%. Trazendo o prazo de retorno do investimento para 17,27 meses, ou seja, em menos de um ano de meio o valor investido retorna aos sócios. O plano de negócio proporcionou a integração da teoria com a prática, complementando os conhecimentos desenvolvidos em diversos componentes curriculares bem como, a observação, a reflexão e a sistematização de resultados de um trabalho de pesquisa. O plano também demostra que há oportunidade e espaço no mercado de Ijuí - RS para uma empresa com um ótimo atendimento, com horários diferenciados, e que busca atender o cliente com a máxima atenção, tentando que sempre tenham o retorno desejado. Os objetivos foram alcançados, verificando-se que com estas projeções, é viável a abertura da empresa em questão.
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O presente trabalho foi estruturado a partir de um estudo de viabilidade, a composição do estudo parte da estrutura de um plano de negócios, o objetivo principal foi elaborar um plano de negócio para verificar a viabilidade para a implantação de uma empresa de assessoria imobiliária na cidade de Ijuí/RS. A partir disso, expõe teorias sobre o ramo de serviços, mercado imobiliário, inovação no mercado imobiliário, empreendedorismo, planejamento, administração de condomínios e plano de negócio. Estas temáticas são de suma importância para empreendedores que desejam abrir o próprio negócio. Este resumo expandido está dividido em três seções, a primeira apresenta a metodologia, os resultados fazem parte do segundo item, por fim as conclusões são expostas seguidas pelas referências bibliográficas. Para atingir os objetivos propostos, o estudo realizado se classificou como uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com procedimentos técnicos de campo, bibliográfico e documental. O enfoque proposto por Vergara (2009) sugere três principais maneiras de se buscar as respostas desejadas, são elas: o questionário, a observação e a entrevista. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para usuários dos serviços imobiliários e condôminos, potenciais clientes, e ainda realizadas entrevistas com sócios de empresas concorrentes diretas. As pesquisas e entrevistas foram realizadas em março e junho de 2015. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados onde foi constatada a importância da análise de mercado para a realização de todas as etapas de um plano de negócio. A economia do Brasil está passando por um momento conturbado, e com isso o setor da construção civil acaba sendo atingida com aumentos de taxas nos financiamentos habitacionais, diminuição de limites de financiamentos, entre outros, porem em longo prazo o cenário econômico tende a melhorar. O município de Ijuí se destaca por ser referência regional em serviços hospitalares e universidades, isso acaba atraindo investidores para a região. As pesquisas aplicadas chamaram atenção ao grande número de pessoas que ainda não possuem imóvel próprio, e desta forma necessitam pagar aluguel. Com este levantamento podemos verificar oportunidades de negócios, tanto no gerenciamento destes imóveis alugados, quanto na venda dos mesmos, pois muitos locatários sonham em ter seu próprio imóvel. Os concorrentes em vendas e locações imobiliárias em Ijuí passam de 50 concorrentes diretos, e ainda há os indiretos que são algumas construtoras, e os negócios que acontecem particularmente entre consumidores e fornecedores. Com as pesquisas verificamos que 78,26% dos entrevistados considera importante o atendimento em horário diferenciado, sendo esta uma estratégia da Assessoria imobiliária. 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Com o plano de negócios viu-se a necessidade de ter o investimento inicial total de R$ 77.764,20, para abrir a empresa, equipá-la e custear os gastos do seu funcionamento. Este valor será dividido entre os sócios os quais não estarão financiando e sim abrindo a empresa com capital próprio. Os custos fixos da Thomas imóveis serão de R$ 11.437,65 ao mês, sendo que R$ 1.500,00 foi definido para o pró-labore de cada sócio. As receitas foram calculadas de acordo com as entrevistas e pesquisas aplicadas, sendo que somam R$ 17.366,00 ao mês, tendo uma projeção de faturar R$ 208.392,00 em um ano, receitas com vendas, locações e administração de condomínios, além de prestar outros tipos de serviços como avaliações e loteamentos que poderão aumentar esta receita. A empresa se enquadra no Simples Nacional ficando com uma alíquota de 8,21% ao mês, as projeções trouxeram uma perspectiva de ter um resultado líquido mensal de R$ 4.502,60, com uma lucratividade de 25,93% e uma rentabilidade de 5,79%. 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