Sistema penitenciário e os direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Luan Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6480
Resumo: O presente artigo tem como tema ―O estudo do Sistema Penitenciário Brasileiro a partir de uma reflexão crítica à luz dos Direitos Humanos‖. Para tanto, buscou-se responder ao problema que cita: A consideração acerca do Sistema prisional Brasileiro vem se transformando ao longo do tempo. Os efeitos referentes ao cárcere acumulam deficiências estruturais dos estabelecimentos, bem como a superlotação, garantias não oferecidas aos presos e inúmeros outros que acabam sendo prejudicial à ressocialização do condenado. Os direitos humanos que devem constar como o principio de uma nova era para aqueles que querem deixar de lado os delitos já cometidos. Trata-se de um trabalho critico reflexivo que tem como objetivo estudar o cárcere brasileiro e analisar as situações daqueles que ali estão inseridos, bem como procurar alternativas para os problemas do mesmo, para que este sistema possa de tal modo cumprir seu dever e oferecer o mínimo de dignidade aos encarcerados. Deste modo, para sua realização foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado o motivo da superlotação dos presídios bem como possibilidades de ressocialização para que estes que cometem delitos não sejam inseridos diretamente atrás das grades. Levando em conta ainda, a contribuição para enriquecer o debate e aumentar a reflexão sobre a matéria.
id UNIJ_07800a6cf2c60bf443bfd8060446ab0e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6480
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSistema penitenciário e os direitos humanos2020-02-0420192020-02-05T00:07:47Z2020-02-05T00:07:47ZO presente artigo tem como tema ―O estudo do Sistema Penitenciário Brasileiro a partir de uma reflexão crítica à luz dos Direitos Humanos‖. Para tanto, buscou-se responder ao problema que cita: A consideração acerca do Sistema prisional Brasileiro vem se transformando ao longo do tempo. Os efeitos referentes ao cárcere acumulam deficiências estruturais dos estabelecimentos, bem como a superlotação, garantias não oferecidas aos presos e inúmeros outros que acabam sendo prejudicial à ressocialização do condenado. Os direitos humanos que devem constar como o principio de uma nova era para aqueles que querem deixar de lado os delitos já cometidos. Trata-se de um trabalho critico reflexivo que tem como objetivo estudar o cárcere brasileiro e analisar as situações daqueles que ali estão inseridos, bem como procurar alternativas para os problemas do mesmo, para que este sistema possa de tal modo cumprir seu dever e oferecer o mínimo de dignidade aos encarcerados. Deste modo, para sua realização foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado o motivo da superlotação dos presídios bem como possibilidades de ressocialização para que estes que cometem delitos não sejam inseridos diretamente atrás das grades. Levando em conta ainda, a contribuição para enriquecer o debate e aumentar a reflexão sobre a matéria.39 f.Ciências sociais aplicadasDireitoSistema PenitenciárioDireitos HumanosRessocializaçãoSuperlotaçãoEncarceradoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6480DMD_hdl_123456789/6480Farias, Luan Mateusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuan%20Mateus%20Farias.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6480/1/Luan%20Mateus%20Farias.pdfapplication/pdf357862http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6480/1/Luan%20Mateus%20Farias.pdf50ab6f59c94d208fe63da7826e5e5558MD5123456789_6480_12020-02-08T07:15:07Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Sistema penitenciário e os direitos humanos
title Sistema penitenciário e os direitos humanos
spellingShingle Sistema penitenciário e os direitos humanos
Farias, Luan Mateus
Ciências sociais aplicadas
Direito
Sistema Penitenciário
Direitos Humanos
Ressocialização
Superlotação
Encarcerados
title_short Sistema penitenciário e os direitos humanos
title_full Sistema penitenciário e os direitos humanos
title_fullStr Sistema penitenciário e os direitos humanos
title_full_unstemmed Sistema penitenciário e os direitos humanos
title_sort Sistema penitenciário e os direitos humanos
author Farias, Luan Mateus
author_facet Farias, Luan Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Luan Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Sistema Penitenciário
Direitos Humanos
Ressocialização
Superlotação
Encarcerados
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Sistema Penitenciário
Direitos Humanos
Ressocialização
Superlotação
Encarcerados
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como tema ―O estudo do Sistema Penitenciário Brasileiro a partir de uma reflexão crítica à luz dos Direitos Humanos‖. Para tanto, buscou-se responder ao problema que cita: A consideração acerca do Sistema prisional Brasileiro vem se transformando ao longo do tempo. Os efeitos referentes ao cárcere acumulam deficiências estruturais dos estabelecimentos, bem como a superlotação, garantias não oferecidas aos presos e inúmeros outros que acabam sendo prejudicial à ressocialização do condenado. Os direitos humanos que devem constar como o principio de uma nova era para aqueles que querem deixar de lado os delitos já cometidos. Trata-se de um trabalho critico reflexivo que tem como objetivo estudar o cárcere brasileiro e analisar as situações daqueles que ali estão inseridos, bem como procurar alternativas para os problemas do mesmo, para que este sistema possa de tal modo cumprir seu dever e oferecer o mínimo de dignidade aos encarcerados. Deste modo, para sua realização foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado o motivo da superlotação dos presídios bem como possibilidades de ressocialização para que estes que cometem delitos não sejam inseridos diretamente atrás das grades. Levando em conta ainda, a contribuição para enriquecer o debate e aumentar a reflexão sobre a matéria.
39 f.
description O presente artigo tem como tema ―O estudo do Sistema Penitenciário Brasileiro a partir de uma reflexão crítica à luz dos Direitos Humanos‖. Para tanto, buscou-se responder ao problema que cita: A consideração acerca do Sistema prisional Brasileiro vem se transformando ao longo do tempo. Os efeitos referentes ao cárcere acumulam deficiências estruturais dos estabelecimentos, bem como a superlotação, garantias não oferecidas aos presos e inúmeros outros que acabam sendo prejudicial à ressocialização do condenado. Os direitos humanos que devem constar como o principio de uma nova era para aqueles que querem deixar de lado os delitos já cometidos. Trata-se de um trabalho critico reflexivo que tem como objetivo estudar o cárcere brasileiro e analisar as situações daqueles que ali estão inseridos, bem como procurar alternativas para os problemas do mesmo, para que este sistema possa de tal modo cumprir seu dever e oferecer o mínimo de dignidade aos encarcerados. Deste modo, para sua realização foi utilizado o método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado o motivo da superlotação dos presídios bem como possibilidades de ressocialização para que estes que cometem delitos não sejam inseridos diretamente atrás das grades. Levando em conta ainda, a contribuição para enriquecer o debate e aumentar a reflexão sobre a matéria.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-05T00:07:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-05T00:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6480
DMD_hdl_123456789/6480
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6480
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1658237268754694144