Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de ensino segundo o referencial curricular do municipio de Augusto Pestana/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrazza, Wiliam
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5724
Resumo: Esta pesquisa é de cunho qualitativo do tipo descritivo e teve como objetivos investigar junto a Secretaria Municipal de Educação do município de Augusto Pestana-RS como se deu o processo de estruturação da sua proposta de referencial curricular para o ensino da Educação Física escolar e em especial, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos procuraram identificar como o ensino da Educação Física junto aos Anos Iniciais do ensino fundamental do referido município se apresenta em seu referencial curricular em relação a sua função, seus objetivos de aprendizagem e aos conteúdos de ensino; diagnosticar quem vem desenvolvendo o ensino da Educação Física nos Anos Iniciais do ensino fundamental e até que ponto referencial curricular vem sendo considerado neste processo de ensino. A pesquisa foi realizada na Prefeitura Municipal de Augusto Pestana/RS, mais especificamente com a Secretária Municipal de Educação. Constituem-se também como sujeitos da pesquisa os dois professores de Educação Física que atuam junto aos anos iniciais na rede municipal de ensino de Augusto Pestana/RS. Os instrumentos de pesquisa constaram de entrevista, aplicação de questionário e a análise do referencial curricular do município. Como resultado da pesquisa destacamos que na visão de todos os sujeitos envolvidos o referencial curricular do município em questão possui importantes limitações teóricas e conceituais que tem dificultado o seu uso mais efetivo para organização dos planos de ensino da Educação Física nos Anos Iniciais das escolas por parte dos professores. De uma forma geral estes mesmos sujeitos esperam que com a revisão do referencial curricular prevista para o ano de 2019 a partir de um estudo mais apurado da Base Nacional Comum Curricular estas lacunas possam ser discutidas e reformuladas.
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34 f.
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