A percepção de professoras sobre as possibilidades do semovimentar e das experiências de movimento corporal na particularidade de uma escola de educação infantil do Município de Ijuí/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6532 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é identificar as percepções de professores de Educação Infantil sobre o se-movimentar de uma escola do município de Ijuí/RS, bem como o que vem constituindo as experiências do se-movimentar das crianças. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi do tipo qualitativa com uma abordagem descritiva, primeiramente foi realizado uma análise dos documentos escolares, após fez-se o uso de um questionário, como instrumentos de pesquisa, este questionário foi disponibilizado para duas professoras de uma instituição de ensino de Educação Infantil. A intenção desta análise é contribuir para o processo de compreensão quanto às importâncias relacionadas às experiências de movimento, além de apresentar como o se-movimentar vem sendo trabalhado dentro das escolas e como são apresentadas na representação desta importante fase de desenvolvimento da criança da Educação Infantil. A partir desse estudo, se fez reflexões sobre o que a instituição, seus profissionais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMED), subtendem sobre o se-movimentar, com base nos estudos feitos por Elenor Kunz, responsável por inaugurar essa teoria, e o que diz a Base Comum Curricular Nacional sobre o mesmo. Verificou-se que as professoras envolvidas têm conhecimento sobre o tema e que as mesmas vêm estudando a BNCC, juntamente com a secretaria de educação do município, acerca do quem está se constituindo as experiências de movimento por elas desenvolvidas. Com base nisso o currículo é elaborado com base nos documentos escolares (BNCC e PPP), sendo que o Projeto Político Pedagógico da escola se encontra em processo de atualização, mas conforme as normas anteriores, a instituição está tem a preocupação com bem-estar, lazer, aprendizado das crianças envolvidas, infelizmente o se-movimentar não se encontra incluído nesse processo. Em âmbito geral com relação à educação as práticas de movimento na instituição observadas trabalham exclusivamente a partir do brincar livre nos espaços da pracinha, e nas demais dependências da escola. Considerando que se faz importante o brincar livre nesse processo de desenvolvimento na Educação Infantil, mas o brincar orientado se faz tão importante quanto pois ele pode agregar inúmeras perspectivas no desenvolvimento psicomotor desses indivíduos e também, porque nessa idade é quando as crianças absorvem o maior número de informações que irão as ajudar no seu desenvolvimento ao longo da vida. |
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O objetivo dessa pesquisa é identificar as percepções de professores de Educação Infantil sobre o se-movimentar de uma escola do município de Ijuí/RS, bem como o que vem constituindo as experiências do se-movimentar das crianças. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi do tipo qualitativa com uma abordagem descritiva, primeiramente foi realizado uma análise dos documentos escolares, após fez-se o uso de um questionário, como instrumentos de pesquisa, este questionário foi disponibilizado para duas professoras de uma instituição de ensino de Educação Infantil. A intenção desta análise é contribuir para o processo de compreensão quanto às importâncias relacionadas às experiências de movimento, além de apresentar como o se-movimentar vem sendo trabalhado dentro das escolas e como são apresentadas na representação desta importante fase de desenvolvimento da criança da Educação Infantil. A partir desse estudo, se fez reflexões sobre o que a instituição, seus profissionais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMED), subtendem sobre o se-movimentar, com base nos estudos feitos por Elenor Kunz, responsável por inaugurar essa teoria, e o que diz a Base Comum Curricular Nacional sobre o mesmo. Verificou-se que as professoras envolvidas têm conhecimento sobre o tema e que as mesmas vêm estudando a BNCC, juntamente com a secretaria de educação do município, acerca do quem está se constituindo as experiências de movimento por elas desenvolvidas. Com base nisso o currículo é elaborado com base nos documentos escolares (BNCC e PPP), sendo que o Projeto Político Pedagógico da escola se encontra em processo de atualização, mas conforme as normas anteriores, a instituição está tem a preocupação com bem-estar, lazer, aprendizado das crianças envolvidas, infelizmente o se-movimentar não se encontra incluído nesse processo. Em âmbito geral com relação à educação as práticas de movimento na instituição observadas trabalham exclusivamente a partir do brincar livre nos espaços da pracinha, e nas demais dependências da escola. Considerando que se faz importante o brincar livre nesse processo de desenvolvimento na Educação Infantil, mas o brincar orientado se faz tão importante quanto pois ele pode agregar inúmeras perspectivas no desenvolvimento psicomotor desses indivíduos e também, porque nessa idade é quando as crianças absorvem o maior número de informações que irão as ajudar no seu desenvolvimento ao longo da vida. 43 f. |
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O objetivo dessa pesquisa é identificar as percepções de professores de Educação Infantil sobre o se-movimentar de uma escola do município de Ijuí/RS, bem como o que vem constituindo as experiências do se-movimentar das crianças. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi do tipo qualitativa com uma abordagem descritiva, primeiramente foi realizado uma análise dos documentos escolares, após fez-se o uso de um questionário, como instrumentos de pesquisa, este questionário foi disponibilizado para duas professoras de uma instituição de ensino de Educação Infantil. A intenção desta análise é contribuir para o processo de compreensão quanto às importâncias relacionadas às experiências de movimento, além de apresentar como o se-movimentar vem sendo trabalhado dentro das escolas e como são apresentadas na representação desta importante fase de desenvolvimento da criança da Educação Infantil. A partir desse estudo, se fez reflexões sobre o que a instituição, seus profissionais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMED), subtendem sobre o se-movimentar, com base nos estudos feitos por Elenor Kunz, responsável por inaugurar essa teoria, e o que diz a Base Comum Curricular Nacional sobre o mesmo. Verificou-se que as professoras envolvidas têm conhecimento sobre o tema e que as mesmas vêm estudando a BNCC, juntamente com a secretaria de educação do município, acerca do quem está se constituindo as experiências de movimento por elas desenvolvidas. Com base nisso o currículo é elaborado com base nos documentos escolares (BNCC e PPP), sendo que o Projeto Político Pedagógico da escola se encontra em processo de atualização, mas conforme as normas anteriores, a instituição está tem a preocupação com bem-estar, lazer, aprendizado das crianças envolvidas, infelizmente o se-movimentar não se encontra incluído nesse processo. Em âmbito geral com relação à educação as práticas de movimento na instituição observadas trabalham exclusivamente a partir do brincar livre nos espaços da pracinha, e nas demais dependências da escola. Considerando que se faz importante o brincar livre nesse processo de desenvolvimento na Educação Infantil, mas o brincar orientado se faz tão importante quanto pois ele pode agregar inúmeras perspectivas no desenvolvimento psicomotor desses indivíduos e também, porque nessa idade é quando as crianças absorvem o maior número de informações que irão as ajudar no seu desenvolvimento ao longo da vida. |
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