Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dapper, Caroline Maiza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4101
Resumo: A construção civil é um ramo que requer uma constante atualização dos sistemas construtivos, tendo em vista que, ao investir em novas técnicas executivas, é possível evitar o desperdício de recursos. Aliado a isso, uma má escolha dos sistemas construtivos pode limitar os projetos arquitetônicos em questão do dimensionamento e otimização dos espaços, o que se dá em consequência de procedimentos adotados no dimensionamento estrutural. Assim, torna-se essencial a busca por sistemas que atendam a disponibilidade de recursos e também permitam maior liberdade arquitetônica. Nesse sentido, a adoção de lajes lisas ou nervuradas é uma decisão que deve ser analisada sob o aspecto das vantagens e limitações de cada sistema. Através da aplicação dos modelos estruturais em determinados pavimentos pré-estabelecidos é possível destacar as vantagens e deficiências decorrentes de cada opção. Neste trabalho pôde-se perceber uma considerável diferença nos diagramas de momento fletor e torçor ao comparar a laje lisa com a laje nervurada de espessura equivalente. Em relação às deformações máximas atingidas há grande proximidade dos valores encontrados. Através dessas informações pode-se efetuar a parametrização para facilitar futuras escolhas dos sistemas estruturais, no caso de pavimentos com características arquitetônicas similares ao projeto analisado.
id UNIJ_0f1b5e95b982a0ef4d77bf48223211fc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4101
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural2017-06-2020162017-06-20T19:15:02Z2017-06-20T19:15:02ZA construção civil é um ramo que requer uma constante atualização dos sistemas construtivos, tendo em vista que, ao investir em novas técnicas executivas, é possível evitar o desperdício de recursos. Aliado a isso, uma má escolha dos sistemas construtivos pode limitar os projetos arquitetônicos em questão do dimensionamento e otimização dos espaços, o que se dá em consequência de procedimentos adotados no dimensionamento estrutural. Assim, torna-se essencial a busca por sistemas que atendam a disponibilidade de recursos e também permitam maior liberdade arquitetônica. Nesse sentido, a adoção de lajes lisas ou nervuradas é uma decisão que deve ser analisada sob o aspecto das vantagens e limitações de cada sistema. Através da aplicação dos modelos estruturais em determinados pavimentos pré-estabelecidos é possível destacar as vantagens e deficiências decorrentes de cada opção. Neste trabalho pôde-se perceber uma considerável diferença nos diagramas de momento fletor e torçor ao comparar a laje lisa com a laje nervurada de espessura equivalente. Em relação às deformações máximas atingidas há grande proximidade dos valores encontrados. Através dessas informações pode-se efetuar a parametrização para facilitar futuras escolhas dos sistemas estruturais, no caso de pavimentos com características arquitetônicas similares ao projeto analisado.82 f.EngenhariasEngenharia CivilConcreto armadoAnalogia de grelhaLajehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4101DMD_hdl_123456789/4101Dapper, Caroline Maizaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaroline%20Maiza%20Dapper.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4101/1/Caroline%20Maiza%20Dapper.pdfapplication/pdf2605981http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4101/1/Caroline%20Maiza%20Dapper.pdfb6befb746b38748971d937072a0677d5MD5123456789_4101_12019-01-21T12:45:18Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
title Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
spellingShingle Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
Dapper, Caroline Maiza
Engenharias
Engenharia Civil
Concreto armado
Analogia de grelha
Laje
title_short Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
title_full Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
title_fullStr Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
title_full_unstemmed Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
title_sort Lajes lisa e nervurada: método de cálculo e aplicações de cada sistema estrutural
author Dapper, Caroline Maiza
author_facet Dapper, Caroline Maiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dapper, Caroline Maiza
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Civil
Concreto armado
Analogia de grelha
Laje
topic Engenharias
Engenharia Civil
Concreto armado
Analogia de grelha
Laje
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A construção civil é um ramo que requer uma constante atualização dos sistemas construtivos, tendo em vista que, ao investir em novas técnicas executivas, é possível evitar o desperdício de recursos. Aliado a isso, uma má escolha dos sistemas construtivos pode limitar os projetos arquitetônicos em questão do dimensionamento e otimização dos espaços, o que se dá em consequência de procedimentos adotados no dimensionamento estrutural. Assim, torna-se essencial a busca por sistemas que atendam a disponibilidade de recursos e também permitam maior liberdade arquitetônica. Nesse sentido, a adoção de lajes lisas ou nervuradas é uma decisão que deve ser analisada sob o aspecto das vantagens e limitações de cada sistema. Através da aplicação dos modelos estruturais em determinados pavimentos pré-estabelecidos é possível destacar as vantagens e deficiências decorrentes de cada opção. Neste trabalho pôde-se perceber uma considerável diferença nos diagramas de momento fletor e torçor ao comparar a laje lisa com a laje nervurada de espessura equivalente. Em relação às deformações máximas atingidas há grande proximidade dos valores encontrados. Através dessas informações pode-se efetuar a parametrização para facilitar futuras escolhas dos sistemas estruturais, no caso de pavimentos com características arquitetônicas similares ao projeto analisado.
82 f.
description A construção civil é um ramo que requer uma constante atualização dos sistemas construtivos, tendo em vista que, ao investir em novas técnicas executivas, é possível evitar o desperdício de recursos. Aliado a isso, uma má escolha dos sistemas construtivos pode limitar os projetos arquitetônicos em questão do dimensionamento e otimização dos espaços, o que se dá em consequência de procedimentos adotados no dimensionamento estrutural. Assim, torna-se essencial a busca por sistemas que atendam a disponibilidade de recursos e também permitam maior liberdade arquitetônica. Nesse sentido, a adoção de lajes lisas ou nervuradas é uma decisão que deve ser analisada sob o aspecto das vantagens e limitações de cada sistema. Através da aplicação dos modelos estruturais em determinados pavimentos pré-estabelecidos é possível destacar as vantagens e deficiências decorrentes de cada opção. Neste trabalho pôde-se perceber uma considerável diferença nos diagramas de momento fletor e torçor ao comparar a laje lisa com a laje nervurada de espessura equivalente. Em relação às deformações máximas atingidas há grande proximidade dos valores encontrados. Através dessas informações pode-se efetuar a parametrização para facilitar futuras escolhas dos sistemas estruturais, no caso de pavimentos com características arquitetônicas similares ao projeto analisado.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-06-20T19:15:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T19:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4101
DMD_hdl_123456789/4101
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4101
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415804727918592