Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Maroso de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4234
Resumo: A álgebra é o campo da matemática que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinômios e estruturas algébricas, o estudo da álgebra permite ao aluno ampliar sua capacidade de abstração e de generalização. O presente texto se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar entendimentos acerca de processos de ensino e de aprendizagem de conceitos algébricos no contexto escolar. Tal pesquisa é delimitada a partir da problemática: quais entendimentos são produzidos por alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com relação ao conceito de produto notável, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram uma abordagem geométrica? Que elementos da abstração e da generalização se mostram no desenvolvimento de atividades realizadas pelos referidos alunos no estudo do produto notável trinômio quadrado perfeito? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o material empírico considera o diário de campo, gravações e transcrições de áudios de aulas de matemática, planejamento do professor e registros produzidos pelos alunos. Tais produções se constituem por meio de aulas de matemática desenvolvidas pela pesquisadora. A investigação evidenciou a potencialidade da articulação entre o campo da geometria e o campo da álgebra no processo de aprendizagem do conceito do produto notável trinômio quadrado perfeito. A representação geométrica que possibilita a visualização entende-se, como um dos aspectos relevantes no processo de abstração e generalização e, portanto, deve ser considerada na organização do ensino de tal conceito.
id UNIJ_0fd05edf8d18306ce70114f669992004
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4234
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProcessos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica2017-07-2420162017-07-24T18:31:46Z2017-07-24T18:31:46ZA álgebra é o campo da matemática que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinômios e estruturas algébricas, o estudo da álgebra permite ao aluno ampliar sua capacidade de abstração e de generalização. O presente texto se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar entendimentos acerca de processos de ensino e de aprendizagem de conceitos algébricos no contexto escolar. Tal pesquisa é delimitada a partir da problemática: quais entendimentos são produzidos por alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com relação ao conceito de produto notável, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram uma abordagem geométrica? Que elementos da abstração e da generalização se mostram no desenvolvimento de atividades realizadas pelos referidos alunos no estudo do produto notável trinômio quadrado perfeito? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o material empírico considera o diário de campo, gravações e transcrições de áudios de aulas de matemática, planejamento do professor e registros produzidos pelos alunos. Tais produções se constituem por meio de aulas de matemática desenvolvidas pela pesquisadora. A investigação evidenciou a potencialidade da articulação entre o campo da geometria e o campo da álgebra no processo de aprendizagem do conceito do produto notável trinômio quadrado perfeito. A representação geométrica que possibilita a visualização entende-se, como um dos aspectos relevantes no processo de abstração e generalização e, portanto, deve ser considerada na organização do ensino de tal conceito.22 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaTrinômio quadrado perfeitoProcessos de abstração e de generalizaçãoConceitos algébricosAbordagem geométricahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4234DMD_hdl_123456789/4234Oliveira, Bruna Maroso deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruna%20Maroso%20de%20Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4234/1/Bruna%20Maroso%20de%20Oliveira.pdfapplication/pdf1284093http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4234/1/Bruna%20Maroso%20de%20Oliveira.pdf245a18d677799b60655ba8223b20f504MD5123456789_4234_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
title Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
spellingShingle Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
Oliveira, Bruna Maroso de
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Trinômio quadrado perfeito
Processos de abstração e de generalização
Conceitos algébricos
Abordagem geométrica
title_short Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
title_full Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
title_fullStr Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
title_full_unstemmed Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
title_sort Processos de abstração e de generalização no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos a partir de uma abordagem geométrica
author Oliveira, Bruna Maroso de
author_facet Oliveira, Bruna Maroso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruna Maroso de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Trinômio quadrado perfeito
Processos de abstração e de generalização
Conceitos algébricos
Abordagem geométrica
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Trinômio quadrado perfeito
Processos de abstração e de generalização
Conceitos algébricos
Abordagem geométrica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A álgebra é o campo da matemática que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinômios e estruturas algébricas, o estudo da álgebra permite ao aluno ampliar sua capacidade de abstração e de generalização. O presente texto se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar entendimentos acerca de processos de ensino e de aprendizagem de conceitos algébricos no contexto escolar. Tal pesquisa é delimitada a partir da problemática: quais entendimentos são produzidos por alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com relação ao conceito de produto notável, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram uma abordagem geométrica? Que elementos da abstração e da generalização se mostram no desenvolvimento de atividades realizadas pelos referidos alunos no estudo do produto notável trinômio quadrado perfeito? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o material empírico considera o diário de campo, gravações e transcrições de áudios de aulas de matemática, planejamento do professor e registros produzidos pelos alunos. Tais produções se constituem por meio de aulas de matemática desenvolvidas pela pesquisadora. A investigação evidenciou a potencialidade da articulação entre o campo da geometria e o campo da álgebra no processo de aprendizagem do conceito do produto notável trinômio quadrado perfeito. A representação geométrica que possibilita a visualização entende-se, como um dos aspectos relevantes no processo de abstração e generalização e, portanto, deve ser considerada na organização do ensino de tal conceito.
22 f.
description A álgebra é o campo da matemática que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinômios e estruturas algébricas, o estudo da álgebra permite ao aluno ampliar sua capacidade de abstração e de generalização. O presente texto se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar entendimentos acerca de processos de ensino e de aprendizagem de conceitos algébricos no contexto escolar. Tal pesquisa é delimitada a partir da problemática: quais entendimentos são produzidos por alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com relação ao conceito de produto notável, a partir do desenvolvimento de atividades que consideram uma abordagem geométrica? Que elementos da abstração e da generalização se mostram no desenvolvimento de atividades realizadas pelos referidos alunos no estudo do produto notável trinômio quadrado perfeito? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o material empírico considera o diário de campo, gravações e transcrições de áudios de aulas de matemática, planejamento do professor e registros produzidos pelos alunos. Tais produções se constituem por meio de aulas de matemática desenvolvidas pela pesquisadora. A investigação evidenciou a potencialidade da articulação entre o campo da geometria e o campo da álgebra no processo de aprendizagem do conceito do produto notável trinômio quadrado perfeito. A representação geométrica que possibilita a visualização entende-se, como um dos aspectos relevantes no processo de abstração e generalização e, portanto, deve ser considerada na organização do ensino de tal conceito.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-24T18:31:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-24T18:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4234
DMD_hdl_123456789/4234
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4234
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415895032332288