Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Raiza Kalinsky
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5134
Resumo: O objetivo do treinamento esportivo é a melhoria do desempenho físico do atleta. Adaptações fisiológicas positivas ocorrem quando são respeitadas as cargas de trabalho. Porém, alguns atletas podem se tornar excessivamente treinados, devido a tentativa de alcançar níveis cada vez mais altos de aptidão física. Fadiga crônica, diminuição do rendimento, mudanças hormonais e queda no sistema imune são alguns dos sintomas da síndrome do overtraining. Com o intuito de compreender a síndrome com base nesses fatores, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos da síndrome do overtraining, seus marcadores bioquímicos (alterações hormonais), presença de inflamação no trato respiratório superior, alterações no ciclo menstrual e nos sintomas clínicos. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma atleta de ultramaratona. Foram avaliados a razão testosterona/cortisol através de exames clínicos, os principais sintomas do overtrainig foram avaliados a partir de questionário e entrevista. Os resultados indicam que a síndrome do overtraining causa grande impacto na vida do atleta, baixando seu rendimento e trazendo danos à saúde. Com isso, é possível concluir que a síndrome do overtraining se não identificada e tratada a tempo, pode prejudicar além da saúde, a carreira do atleta, podendo ocorrer inclusive o abandono ao esporte.
id UNIJ_0fde2f02b453bb434d28adb48f381806
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5134
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEfeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso2018-07-1220172018-07-12T22:19:27Z2018-07-12T22:19:27ZO objetivo do treinamento esportivo é a melhoria do desempenho físico do atleta. Adaptações fisiológicas positivas ocorrem quando são respeitadas as cargas de trabalho. Porém, alguns atletas podem se tornar excessivamente treinados, devido a tentativa de alcançar níveis cada vez mais altos de aptidão física. Fadiga crônica, diminuição do rendimento, mudanças hormonais e queda no sistema imune são alguns dos sintomas da síndrome do overtraining. Com o intuito de compreender a síndrome com base nesses fatores, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos da síndrome do overtraining, seus marcadores bioquímicos (alterações hormonais), presença de inflamação no trato respiratório superior, alterações no ciclo menstrual e nos sintomas clínicos. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma atleta de ultramaratona. Foram avaliados a razão testosterona/cortisol através de exames clínicos, os principais sintomas do overtrainig foram avaliados a partir de questionário e entrevista. Os resultados indicam que a síndrome do overtraining causa grande impacto na vida do atleta, baixando seu rendimento e trazendo danos à saúde. Com isso, é possível concluir que a síndrome do overtraining se não identificada e tratada a tempo, pode prejudicar além da saúde, a carreira do atleta, podendo ocorrer inclusive o abandono ao esporte.35 f.Ciências da saúde.Educação física.Síndrome do Overtraining.Treinamento esportivo.Desempenho físico.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5134DMD_hdl_123456789/5134Kochhann, Raiza Kalinskyporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaiza%20Kalinsky%20Kochhann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5134/1/Raiza%20Kalinsky%20Kochhann.pdfapplication/pdf624071http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5134/1/Raiza%20Kalinsky%20Kochhann.pdfe830e7b8d22ddd73ff44557cda340d0aMD5123456789_5134_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
title Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
spellingShingle Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
Kochhann, Raiza Kalinsky
Ciências da saúde.
Educação física.
Síndrome do Overtraining.
Treinamento esportivo.
Desempenho físico.
title_short Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
title_full Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
title_fullStr Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
title_full_unstemmed Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
title_sort Efeitos da síndrome do Overtraining em uma atleta de ultramaratona: um estudo de caso
author Kochhann, Raiza Kalinsky
author_facet Kochhann, Raiza Kalinsky
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochhann, Raiza Kalinsky
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Síndrome do Overtraining.
Treinamento esportivo.
Desempenho físico.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Síndrome do Overtraining.
Treinamento esportivo.
Desempenho físico.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo do treinamento esportivo é a melhoria do desempenho físico do atleta. Adaptações fisiológicas positivas ocorrem quando são respeitadas as cargas de trabalho. Porém, alguns atletas podem se tornar excessivamente treinados, devido a tentativa de alcançar níveis cada vez mais altos de aptidão física. Fadiga crônica, diminuição do rendimento, mudanças hormonais e queda no sistema imune são alguns dos sintomas da síndrome do overtraining. Com o intuito de compreender a síndrome com base nesses fatores, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos da síndrome do overtraining, seus marcadores bioquímicos (alterações hormonais), presença de inflamação no trato respiratório superior, alterações no ciclo menstrual e nos sintomas clínicos. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma atleta de ultramaratona. Foram avaliados a razão testosterona/cortisol através de exames clínicos, os principais sintomas do overtrainig foram avaliados a partir de questionário e entrevista. Os resultados indicam que a síndrome do overtraining causa grande impacto na vida do atleta, baixando seu rendimento e trazendo danos à saúde. Com isso, é possível concluir que a síndrome do overtraining se não identificada e tratada a tempo, pode prejudicar além da saúde, a carreira do atleta, podendo ocorrer inclusive o abandono ao esporte.
35 f.
description O objetivo do treinamento esportivo é a melhoria do desempenho físico do atleta. Adaptações fisiológicas positivas ocorrem quando são respeitadas as cargas de trabalho. Porém, alguns atletas podem se tornar excessivamente treinados, devido a tentativa de alcançar níveis cada vez mais altos de aptidão física. Fadiga crônica, diminuição do rendimento, mudanças hormonais e queda no sistema imune são alguns dos sintomas da síndrome do overtraining. Com o intuito de compreender a síndrome com base nesses fatores, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos da síndrome do overtraining, seus marcadores bioquímicos (alterações hormonais), presença de inflamação no trato respiratório superior, alterações no ciclo menstrual e nos sintomas clínicos. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma atleta de ultramaratona. Foram avaliados a razão testosterona/cortisol através de exames clínicos, os principais sintomas do overtrainig foram avaliados a partir de questionário e entrevista. Os resultados indicam que a síndrome do overtraining causa grande impacto na vida do atleta, baixando seu rendimento e trazendo danos à saúde. Com isso, é possível concluir que a síndrome do overtraining se não identificada e tratada a tempo, pode prejudicar além da saúde, a carreira do atleta, podendo ocorrer inclusive o abandono ao esporte.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-07-12T22:19:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T22:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5134
DMD_hdl_123456789/5134
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5134
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416728418516992