O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Franque Sinatra de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014
Resumo: As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore.
id UNIJ_171e7c5c718f2c8e689fb58d09adbfa4
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2014
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?2014-02-2820132014-02-28T17:52:57Z2014-02-28T17:52:57ZAs aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore.84 f.Educação físicaEnsino médioAdolescentesCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014DMD_hdl_123456789/2014Moreira, Franque Sinatra de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Franque%20S.O.%20Moreira%20-%20RG%20671338.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2014/1/TCC%20Franque%20S.O.%20Moreira%20-%20RG%20671338.pdfapplication/pdf645468http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2014/1/TCC%20Franque%20S.O.%20Moreira%20-%20RG%20671338.pdf916a873244cdad965e40f527b90a104aMD5123456789_2014_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
title O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
spellingShingle O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
Moreira, Franque Sinatra de Oliveira
Educação física
Ensino médio
Adolescentes
Ciências da Saúde
title_short O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
title_full O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
title_fullStr O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
title_full_unstemmed O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
title_sort O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
author Moreira, Franque Sinatra de Oliveira
author_facet Moreira, Franque Sinatra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Franque Sinatra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino médio
Adolescentes
Ciências da Saúde
topic Educação física
Ensino médio
Adolescentes
Ciências da Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore.
84 f.
description As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-02-28T17:52:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-28T17:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014
DMD_hdl_123456789/2014
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413981792174080