O desinteresse pela prática da educação física no ensino médio: quem tem que mudar, os alunos ou a escola?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014 |
Resumo: | As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore. |
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As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore. 84 f. |
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As aulas de Educação Física no Ensino Médio vêm causando uma inquietação hoje no meio escolar, pois os alunos têm se mostrado desmotivados para a prática nas aulas, e vários podem ser os fatores causadores desse quadro. Pode ser o comportamento da Geração Z, a adolescência que está aí, com seu raciocínio rápido e “múltiplo” em relação ao que se propõem a fazer, eles conseguem realizar bem várias atividades ao mesmo tempo como falar ao celular, navegar na internet, jogar videogame, etc., ansiosa querendo resultados rápido em tudo o que vive intensamente. A Educação Física, também pode estar contribuindo de certa forma com esse contexto de desinteresse por estar em uma constante, busca de identidade, para assegurar sua importância e necessidade para o desenvolvimento integral do aluno. Diante deste quadro, a proposta deste estudo foi buscar uma reflexão mais esclarecida e fundamentada acerca das principais dificuldades que surgem hoje dentro do contexto escolar, dando ênfase ao porque do desinteresse dos adolescentes pelas práticas das aulas de Educação Física no Ensino Médio, nas escolas do município de Três de Maio, RS. Este estudo, de caráter qualitativo descritivo e quantitativo, valeu-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado como método um estudo de caso sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aonde são solicitadas informações pessoais, a opinião dos alunos sobre a Educação Física e sua opinião sobre os fatores que causam desmotivação nas aulas. A amostra foi composta por 180 alunos de ambos os sexos com idade entre 14 e 19 anos, todos do Ensino Médio diurno, sendo 90 alunos de 02 escolas públicas, Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco e o Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, e 90 de 02 escolas privadas, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e o Colégio L’Hermitage Dom Hermeto, todas do município de Três de Maio, RS. Diante das respostas obtidas constatamos que a grande maioria dos entrevistados gosta, participa e acredita que a Educação Física é importante dentro da escola. Quanto aos conteúdos ministrados nas aulas, as opiniões ficaram dividas entre se estes influenciam no desinteresse, ou não. Quanto ao relacionamento entre alunos e professores, a inibição e a falta de habilidades, a grande maioria dos entrevistados concordou que estes têm influência no desinteresse nas aulas, assim como também que para uma melhoria em qualidade nas aulas, o que consequentemente trará novamente o “interesse” do aluno, é a necessidade de diversificação nos conteúdos, que se repetem aula após aula, sendo que o professor, mediador responsável pelo processo de aprendizagem, muitas vezes nada faz para que este quadro melhore. |
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