O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breunig, Jenifer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas.
id UNIJ_f502eb26b5d8344b099cec12f9802b9c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5727
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física2019-03-0120182019-03-01T13:01:10Z2019-03-01T13:01:10ZEste estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas.43 f.Ciências da saúdeEducação físicaDesinteresseEducação FísicaEnsino Médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727DMD_hdl_123456789/5727Breunig, Jeniferporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJenifer%20Breunig.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5727/1/Jenifer%20Breunig.pdfapplication/pdf710487http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5727/1/Jenifer%20Breunig.pdfe9f5eed831719043f056e86b0ed71cf7MD5123456789_5727_12019-03-02T06:57:13Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
title O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
spellingShingle O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
Breunig, Jenifer
Ciências da saúde
Educação física
Desinteresse
Educação Física
Ensino Médio
title_short O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
title_full O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
title_fullStr O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
title_full_unstemmed O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
title_sort O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
author Breunig, Jenifer
author_facet Breunig, Jenifer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breunig, Jenifer
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação física
Desinteresse
Educação Física
Ensino Médio
topic Ciências da saúde
Educação física
Desinteresse
Educação Física
Ensino Médio
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas.
43 f.
description Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-03-01T13:01:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-01T13:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727
DMD_hdl_123456789/5727
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1627013567081349120