O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Luzia Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882
Resumo: Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.
id PUC_MINS-9_3375f68d5a551b6d9d37748d38176e2d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2882
network_acronym_str PUC_MINS-9
network_name_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêuticaConhecimentoSaberEducaçãoCertezaIncerteza.Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.Editora PUC Minas2007-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPrática Educativa.application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882Cadernos de História; v. 9 n. 11 (2007); 49-582237-88711679-5636reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882/3138Werneck, Luzia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-07T18:50:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2882Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/oaicadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br2237-88711679-5636opendoar:2018-06-07T18:50:55Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
title O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
spellingShingle O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
Werneck, Luzia Maria
Conhecimento
Saber
Educação
Certeza
Incerteza.
title_short O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
title_full O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
title_fullStr O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
title_full_unstemmed O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
title_sort O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
author Werneck, Luzia Maria
author_facet Werneck, Luzia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werneck, Luzia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Saber
Educação
Certeza
Incerteza.
topic Conhecimento
Saber
Educação
Certeza
Incerteza.
description Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Prática Educativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/2882/3138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de História; v. 9 n. 11 (2007); 49-58
2237-8871
1679-5636
reponame:Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
collection Cadernos de História (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de História (Belo Horizonte. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdehistoria@pucminas.br||cadernosdehistoria@pucminas.br
_version_ 1798321096854863872