O brincar na aprendizagem e no desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3632 |
Resumo: | Podemos dizer que a infância e a Educação Infantil estão entrelaçadas, pois uma leva a pensar a outra. A modalidade de educação infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem e de constituição do ser humano como um ser social em instituição pública ou particular. O ato de brincar é o momento essencial em que toda criança se cria e se recria para a vida. Ato capaz de determinar o futuro adulto em que ela vai se tornar. Por meio da brincadeira, a criança exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz de conta e os de alternância. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ao mesmo tempo, ao tomar papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal. A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Nesta perspectiva, nosso objetivo geral nosso objetivo geral é argumentar em favor do direito de brincar da criança, desde a creche, porque este é essencial na sua vida, devido à sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do sujeito infantil. Portanto, com esta pesquisa monográfica buscamos relatar uma experiência, compreender e aprofundar conhecimentos sobre o brincar na infância e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO brincar na aprendizagem e no desenvolvimento da criança2016-08-2320142016-08-23T11:54:03Z2016-08-23T11:54:03ZPodemos dizer que a infância e a Educação Infantil estão entrelaçadas, pois uma leva a pensar a outra. A modalidade de educação infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem e de constituição do ser humano como um ser social em instituição pública ou particular. O ato de brincar é o momento essencial em que toda criança se cria e se recria para a vida. Ato capaz de determinar o futuro adulto em que ela vai se tornar. Por meio da brincadeira, a criança exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz de conta e os de alternância. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ao mesmo tempo, ao tomar papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal. A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Nesta perspectiva, nosso objetivo geral nosso objetivo geral é argumentar em favor do direito de brincar da criança, desde a creche, porque este é essencial na sua vida, devido à sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do sujeito infantil. Portanto, com esta pesquisa monográfica buscamos relatar uma experiência, compreender e aprofundar conhecimentos sobre o brincar na infância e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.35 f.Ciências HumanasPedagogiaInfânciaBrincarDesenvolvimento infantilAprendizagemhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3632DMD_hdl_123456789/3632Sommer, Suzane Tatiane Kensyporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Suzane%20Sommer%20%202014.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3632/1/TCC%20Suzane%20Sommer%20%202014.pdfapplication/pdf279206http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3632/1/TCC%20Suzane%20Sommer%20%202014.pdfa433a190455d150bd8ac2e675b33ae05MD5123456789_3632_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
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Podemos dizer que a infância e a Educação Infantil estão entrelaçadas, pois uma leva a pensar a outra. A modalidade de educação infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem e de constituição do ser humano como um ser social em instituição pública ou particular. O ato de brincar é o momento essencial em que toda criança se cria e se recria para a vida. Ato capaz de determinar o futuro adulto em que ela vai se tornar. Por meio da brincadeira, a criança exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz de conta e os de alternância. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ao mesmo tempo, ao tomar papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal. A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Nesta perspectiva, nosso objetivo geral nosso objetivo geral é argumentar em favor do direito de brincar da criança, desde a creche, porque este é essencial na sua vida, devido à sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do sujeito infantil. Portanto, com esta pesquisa monográfica buscamos relatar uma experiência, compreender e aprofundar conhecimentos sobre o brincar na infância e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. |
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