O brincar na aprendizagem e no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sommer, Suzane Tatiane Kensy
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3632
Resumo: Podemos dizer que a infância e a Educação Infantil estão entrelaçadas, pois uma leva a pensar a outra. A modalidade de educação infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem e de constituição do ser humano como um ser social em instituição pública ou particular. O ato de brincar é o momento essencial em que toda criança se cria e se recria para a vida. Ato capaz de determinar o futuro adulto em que ela vai se tornar. Por meio da brincadeira, a criança exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz de conta e os de alternância. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ao mesmo tempo, ao tomar papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que lhe facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal. A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Nesta perspectiva, nosso objetivo geral nosso objetivo geral é argumentar em favor do direito de brincar da criança, desde a creche, porque este é essencial na sua vida, devido à sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do sujeito infantil. Portanto, com esta pesquisa monográfica buscamos relatar uma experiência, compreender e aprofundar conhecimentos sobre o brincar na infância e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
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