Por que crianças não brincam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cristina Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4564
Resumo: O estudo trata sobre o tema Por que as crianças não brincam? O objetivo é compreender por que algumas crianças não brincam, o que de fato pode estar influenciando para elas deixar de desenvolver essa atividade da infância? O brincar é algo essencial na vida. Ao brincar a criança organiza os pensamentos e sentimentos e, é a partir do brincar que ela interage com as demais. O brincar na infância torna-se assim de fundamental importância para o desenvolvimento, pois através do brincar ela aprimora habilidades como: a imaginação, a atenção, a memória e a imitação. Para coletar os dados empíricos foi realizado o estudo de caso com um aluno da turma do Berçário III de uma escola pública municipal de Independência/RS. Os instrumentos utilizados foram: um questionário respondido pelos pais do aluno em questão e pelos pais das crianças desta turma, a fim de verificar como os demais pais pensam sobre o brincar, e a observação sistemática das atividades realizadas em relação ao brincar. Constata que os pais acreditam que o brincar influencia no desenvolvimento da criança, além de proporcionar a diversão e o aprender conviver coletivamente.
id UNIJ_42ee1bf5dd8c154a7b944762b0b38566
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4564
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPor que crianças não brincam?2017-09-0620172017-09-06T18:46:38Z2017-09-06T18:46:38ZO estudo trata sobre o tema Por que as crianças não brincam? O objetivo é compreender por que algumas crianças não brincam, o que de fato pode estar influenciando para elas deixar de desenvolver essa atividade da infância? O brincar é algo essencial na vida. Ao brincar a criança organiza os pensamentos e sentimentos e, é a partir do brincar que ela interage com as demais. O brincar na infância torna-se assim de fundamental importância para o desenvolvimento, pois através do brincar ela aprimora habilidades como: a imaginação, a atenção, a memória e a imitação. Para coletar os dados empíricos foi realizado o estudo de caso com um aluno da turma do Berçário III de uma escola pública municipal de Independência/RS. Os instrumentos utilizados foram: um questionário respondido pelos pais do aluno em questão e pelos pais das crianças desta turma, a fim de verificar como os demais pais pensam sobre o brincar, e a observação sistemática das atividades realizadas em relação ao brincar. Constata que os pais acreditam que o brincar influencia no desenvolvimento da criança, além de proporcionar a diversão e o aprender conviver coletivamente.34 f.Ciências HumanasPedagogiaBrincarCriançasInfânciaDesenvolvimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4564DMD_hdl_123456789/4564Machado, Cristina Borgesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina%20Borges%20Machado.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4564/1/Cristina%20Borges%20Machado.pdfapplication/pdf816566http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4564/1/Cristina%20Borges%20Machado.pdfa021e9652ab826902426f8aaa49d71a8MD5123456789_4564_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Por que crianças não brincam?
title Por que crianças não brincam?
spellingShingle Por que crianças não brincam?
Machado, Cristina Borges
Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Crianças
Infância
Desenvolvimento
title_short Por que crianças não brincam?
title_full Por que crianças não brincam?
title_fullStr Por que crianças não brincam?
title_full_unstemmed Por que crianças não brincam?
title_sort Por que crianças não brincam?
author Machado, Cristina Borges
author_facet Machado, Cristina Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cristina Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Crianças
Infância
Desenvolvimento
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Brincar
Crianças
Infância
Desenvolvimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O estudo trata sobre o tema Por que as crianças não brincam? O objetivo é compreender por que algumas crianças não brincam, o que de fato pode estar influenciando para elas deixar de desenvolver essa atividade da infância? O brincar é algo essencial na vida. Ao brincar a criança organiza os pensamentos e sentimentos e, é a partir do brincar que ela interage com as demais. O brincar na infância torna-se assim de fundamental importância para o desenvolvimento, pois através do brincar ela aprimora habilidades como: a imaginação, a atenção, a memória e a imitação. Para coletar os dados empíricos foi realizado o estudo de caso com um aluno da turma do Berçário III de uma escola pública municipal de Independência/RS. Os instrumentos utilizados foram: um questionário respondido pelos pais do aluno em questão e pelos pais das crianças desta turma, a fim de verificar como os demais pais pensam sobre o brincar, e a observação sistemática das atividades realizadas em relação ao brincar. Constata que os pais acreditam que o brincar influencia no desenvolvimento da criança, além de proporcionar a diversão e o aprender conviver coletivamente.
34 f.
description O estudo trata sobre o tema Por que as crianças não brincam? O objetivo é compreender por que algumas crianças não brincam, o que de fato pode estar influenciando para elas deixar de desenvolver essa atividade da infância? O brincar é algo essencial na vida. Ao brincar a criança organiza os pensamentos e sentimentos e, é a partir do brincar que ela interage com as demais. O brincar na infância torna-se assim de fundamental importância para o desenvolvimento, pois através do brincar ela aprimora habilidades como: a imaginação, a atenção, a memória e a imitação. Para coletar os dados empíricos foi realizado o estudo de caso com um aluno da turma do Berçário III de uma escola pública municipal de Independência/RS. Os instrumentos utilizados foram: um questionário respondido pelos pais do aluno em questão e pelos pais das crianças desta turma, a fim de verificar como os demais pais pensam sobre o brincar, e a observação sistemática das atividades realizadas em relação ao brincar. Constata que os pais acreditam que o brincar influencia no desenvolvimento da criança, além de proporcionar a diversão e o aprender conviver coletivamente.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-09-06T18:46:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T18:46:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4564
DMD_hdl_123456789/4564
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4564
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265195388928