Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5758 |
Resumo: | A busca por melhorias nos pavimentos asfálticos se mostra imprescindível devido ao constante aumento no número da frota de veículos que percorrem as rodovias brasileiras. Dessa forma, o presente estudo busca analisar a utilização de flakes de PET como alternativa de melhoria de revestimentos asfálticos, dando uma destinação a um resíduo que causa preocupação quanto ao seu descarte no meio ambiente. Para o estudo foram utilizados flakes de PET nas porcentagens de 1 e 2%, em misturas de Concreto Asfáltico com ligante asfáltico CAP 50/70. Foram dosadas quatro misturas, sendo uma de referência, com CAP 50/70 e outra para fins de comparação com AMP 60/85. O método utilizado para dosagem foi o método de dosagem Marshall, cuja compactação ocorre por impacto, em busca de uma definição do teor ótimo de ligante para um volume de vazios de 4%. As misturas foram submetidas a ensaios de estabilidade/fluência e resistência à tração por compressão diametral. Quando analisada a estabilidade dos corpos de prova com o teor ótimo de ligante, é observado que apenas a mistura com 2% de PET não alcançou o mínimo preconizado. Já para os valores obtidos de fluência, todos encontram-se dentro dos limites indicados por norma, sendo também a mistura de 2% de PET a mais próxima do deslocamento máximo permitido. O ensaio de resistência a tração obteve valores abaixo do que é definindo por norma para as misturas com substituição de PET, sendo a mistura com 1% de PET a que mais se aproximou do valor mínimo. De modo geral, a mistura com menor adição de PET teve resultados aceitáveis na maioria dos parâmetros, o que demonstra que a amostra com 1% de PET tem potencial para utilização, além de utilizar um teor de ligante reduzido em relação as misturas de referência. |
id |
UNIJ_2078c6fe84e25475964416a85185e645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5758 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPotencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico2019-03-0420182019-03-04T17:28:00Z2019-03-04T17:28:00ZA busca por melhorias nos pavimentos asfálticos se mostra imprescindível devido ao constante aumento no número da frota de veículos que percorrem as rodovias brasileiras. Dessa forma, o presente estudo busca analisar a utilização de flakes de PET como alternativa de melhoria de revestimentos asfálticos, dando uma destinação a um resíduo que causa preocupação quanto ao seu descarte no meio ambiente. Para o estudo foram utilizados flakes de PET nas porcentagens de 1 e 2%, em misturas de Concreto Asfáltico com ligante asfáltico CAP 50/70. Foram dosadas quatro misturas, sendo uma de referência, com CAP 50/70 e outra para fins de comparação com AMP 60/85. O método utilizado para dosagem foi o método de dosagem Marshall, cuja compactação ocorre por impacto, em busca de uma definição do teor ótimo de ligante para um volume de vazios de 4%. As misturas foram submetidas a ensaios de estabilidade/fluência e resistência à tração por compressão diametral. Quando analisada a estabilidade dos corpos de prova com o teor ótimo de ligante, é observado que apenas a mistura com 2% de PET não alcançou o mínimo preconizado. Já para os valores obtidos de fluência, todos encontram-se dentro dos limites indicados por norma, sendo também a mistura de 2% de PET a mais próxima do deslocamento máximo permitido. O ensaio de resistência a tração obteve valores abaixo do que é definindo por norma para as misturas com substituição de PET, sendo a mistura com 1% de PET a que mais se aproximou do valor mínimo. De modo geral, a mistura com menor adição de PET teve resultados aceitáveis na maioria dos parâmetros, o que demonstra que a amostra com 1% de PET tem potencial para utilização, além de utilizar um teor de ligante reduzido em relação as misturas de referência.79 f.Engenharia.Revestimento Asfáltico.Flakes de PET.Sustentabilidade.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5758DMD_hdl_123456789/5758Schardong, Samara Iasmimporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSamara%20Iasmim%20Schardong.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5758/1/Samara%20Iasmim%20Schardong.pdfapplication/pdf2191538http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5758/1/Samara%20Iasmim%20Schardong.pdf717c51765dc5966d10f202c15993b467MD5123456789_5758_12019-03-09T06:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
title |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
spellingShingle |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico Schardong, Samara Iasmim Engenharia. Revestimento Asfáltico. Flakes de PET. Sustentabilidade. |
title_short |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
title_full |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
title_fullStr |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
title_full_unstemmed |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
title_sort |
Potencialidades de incorporação de resíduos Pet em misturas de concreto asfáltico |
author |
Schardong, Samara Iasmim |
author_facet |
Schardong, Samara Iasmim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schardong, Samara Iasmim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia. Revestimento Asfáltico. Flakes de PET. Sustentabilidade. |
topic |
Engenharia. Revestimento Asfáltico. Flakes de PET. Sustentabilidade. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A busca por melhorias nos pavimentos asfálticos se mostra imprescindível devido ao constante aumento no número da frota de veículos que percorrem as rodovias brasileiras. Dessa forma, o presente estudo busca analisar a utilização de flakes de PET como alternativa de melhoria de revestimentos asfálticos, dando uma destinação a um resíduo que causa preocupação quanto ao seu descarte no meio ambiente. Para o estudo foram utilizados flakes de PET nas porcentagens de 1 e 2%, em misturas de Concreto Asfáltico com ligante asfáltico CAP 50/70. Foram dosadas quatro misturas, sendo uma de referência, com CAP 50/70 e outra para fins de comparação com AMP 60/85. O método utilizado para dosagem foi o método de dosagem Marshall, cuja compactação ocorre por impacto, em busca de uma definição do teor ótimo de ligante para um volume de vazios de 4%. As misturas foram submetidas a ensaios de estabilidade/fluência e resistência à tração por compressão diametral. Quando analisada a estabilidade dos corpos de prova com o teor ótimo de ligante, é observado que apenas a mistura com 2% de PET não alcançou o mínimo preconizado. Já para os valores obtidos de fluência, todos encontram-se dentro dos limites indicados por norma, sendo também a mistura de 2% de PET a mais próxima do deslocamento máximo permitido. O ensaio de resistência a tração obteve valores abaixo do que é definindo por norma para as misturas com substituição de PET, sendo a mistura com 1% de PET a que mais se aproximou do valor mínimo. De modo geral, a mistura com menor adição de PET teve resultados aceitáveis na maioria dos parâmetros, o que demonstra que a amostra com 1% de PET tem potencial para utilização, além de utilizar um teor de ligante reduzido em relação as misturas de referência. 79 f. |
description |
A busca por melhorias nos pavimentos asfálticos se mostra imprescindível devido ao constante aumento no número da frota de veículos que percorrem as rodovias brasileiras. Dessa forma, o presente estudo busca analisar a utilização de flakes de PET como alternativa de melhoria de revestimentos asfálticos, dando uma destinação a um resíduo que causa preocupação quanto ao seu descarte no meio ambiente. Para o estudo foram utilizados flakes de PET nas porcentagens de 1 e 2%, em misturas de Concreto Asfáltico com ligante asfáltico CAP 50/70. Foram dosadas quatro misturas, sendo uma de referência, com CAP 50/70 e outra para fins de comparação com AMP 60/85. O método utilizado para dosagem foi o método de dosagem Marshall, cuja compactação ocorre por impacto, em busca de uma definição do teor ótimo de ligante para um volume de vazios de 4%. As misturas foram submetidas a ensaios de estabilidade/fluência e resistência à tração por compressão diametral. Quando analisada a estabilidade dos corpos de prova com o teor ótimo de ligante, é observado que apenas a mistura com 2% de PET não alcançou o mínimo preconizado. Já para os valores obtidos de fluência, todos encontram-se dentro dos limites indicados por norma, sendo também a mistura de 2% de PET a mais próxima do deslocamento máximo permitido. O ensaio de resistência a tração obteve valores abaixo do que é definindo por norma para as misturas com substituição de PET, sendo a mistura com 1% de PET a que mais se aproximou do valor mínimo. De modo geral, a mistura com menor adição de PET teve resultados aceitáveis na maioria dos parâmetros, o que demonstra que a amostra com 1% de PET tem potencial para utilização, além de utilizar um teor de ligante reduzido em relação as misturas de referência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-03-04T17:28:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-04T17:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5758 DMD_hdl_123456789/5758 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5758 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627609477052104704 |