Estudo e desenvolvimento de um sistema de transmissão automatizada para um veículo de competição BAJA SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5911 |
Resumo: | Nas competições baja SAE, os veículos são equipados com um motor de mesma potência e configurações, restando as equipes trabalharam em subsistemas que resultem nas menores perdas possíveis. Os sistemas de transmissão são os que apresentam maior potencial na redução de perdas, pois se comunicam diretamente com as rodas do veículo e são encarregados de transmitir toda a potência e torque gerados pelo motor. Neste contexto, a aplicação de uma caixa de transmissão manual, compacta e robusta, com o objetivo de automatizá-la, a fim de eliminar o erro humano e garantir que, em cada mudança de marchas, seja transmitido o máximo torque do motor para as rodas, torna-se uma alternativa interessante frente aos diversos tipos de transmissões disponíveis no mercado para essa finalidade. Para este trabalho foi estudada e utilizada uma caixa de transmissão manual da motocicleta Honda Biz 125 e desenvolvido um sistema de automação e controle, com a plataforma Arduino, a fim de automatizá-la e aplicá-la no veículo de competição baja SAE da Unijuí. Foi utilizado uma metodologia de analítica que leva em consideração as curvas Potência vs. Rotação e Torque vs. Rotação do motor, as relações de transmissão de cada marcha e da corrente de redução final, os rendimentos destes dois sistemas e o raio nominal do pneu. Assim, pôde-se encontrar as rotações ideias para a troca de marchas levando em consideração o consumo de combustível, e aprimorá-las, com o único objetivo de garantir máximo torque ao engrenamento de cada marcha, proporcionando maior performance do veículo nas diversas provas e percursos da competição. Ao final, se tem um sistema de transmissão automatizada eficiente, possibilitando a aplicação deste em veículos de competição baja SAE, entre outros. |
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Nas competições baja SAE, os veículos são equipados com um motor de mesma potência e configurações, restando as equipes trabalharam em subsistemas que resultem nas menores perdas possíveis. Os sistemas de transmissão são os que apresentam maior potencial na redução de perdas, pois se comunicam diretamente com as rodas do veículo e são encarregados de transmitir toda a potência e torque gerados pelo motor. Neste contexto, a aplicação de uma caixa de transmissão manual, compacta e robusta, com o objetivo de automatizá-la, a fim de eliminar o erro humano e garantir que, em cada mudança de marchas, seja transmitido o máximo torque do motor para as rodas, torna-se uma alternativa interessante frente aos diversos tipos de transmissões disponíveis no mercado para essa finalidade. Para este trabalho foi estudada e utilizada uma caixa de transmissão manual da motocicleta Honda Biz 125 e desenvolvido um sistema de automação e controle, com a plataforma Arduino, a fim de automatizá-la e aplicá-la no veículo de competição baja SAE da Unijuí. Foi utilizado uma metodologia de analítica que leva em consideração as curvas Potência vs. Rotação e Torque vs. Rotação do motor, as relações de transmissão de cada marcha e da corrente de redução final, os rendimentos destes dois sistemas e o raio nominal do pneu. Assim, pôde-se encontrar as rotações ideias para a troca de marchas levando em consideração o consumo de combustível, e aprimorá-las, com o único objetivo de garantir máximo torque ao engrenamento de cada marcha, proporcionando maior performance do veículo nas diversas provas e percursos da competição. Ao final, se tem um sistema de transmissão automatizada eficiente, possibilitando a aplicação deste em veículos de competição baja SAE, entre outros. 71 f. |
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Nas competições baja SAE, os veículos são equipados com um motor de mesma potência e configurações, restando as equipes trabalharam em subsistemas que resultem nas menores perdas possíveis. Os sistemas de transmissão são os que apresentam maior potencial na redução de perdas, pois se comunicam diretamente com as rodas do veículo e são encarregados de transmitir toda a potência e torque gerados pelo motor. Neste contexto, a aplicação de uma caixa de transmissão manual, compacta e robusta, com o objetivo de automatizá-la, a fim de eliminar o erro humano e garantir que, em cada mudança de marchas, seja transmitido o máximo torque do motor para as rodas, torna-se uma alternativa interessante frente aos diversos tipos de transmissões disponíveis no mercado para essa finalidade. Para este trabalho foi estudada e utilizada uma caixa de transmissão manual da motocicleta Honda Biz 125 e desenvolvido um sistema de automação e controle, com a plataforma Arduino, a fim de automatizá-la e aplicá-la no veículo de competição baja SAE da Unijuí. Foi utilizado uma metodologia de analítica que leva em consideração as curvas Potência vs. Rotação e Torque vs. Rotação do motor, as relações de transmissão de cada marcha e da corrente de redução final, os rendimentos destes dois sistemas e o raio nominal do pneu. Assim, pôde-se encontrar as rotações ideias para a troca de marchas levando em consideração o consumo de combustível, e aprimorá-las, com o único objetivo de garantir máximo torque ao engrenamento de cada marcha, proporcionando maior performance do veículo nas diversas provas e percursos da competição. Ao final, se tem um sistema de transmissão automatizada eficiente, possibilitando a aplicação deste em veículos de competição baja SAE, entre outros. |
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