O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Raone Bianchetti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2293
Resumo: O mortal grupado para trás é uma habilidade motora que vai exigir do ginasta uma boa preparação física, técnica e cognitiva. Jovens iniciantes na ginástica terão de enfrentar diversos desafios corporais, pois ginástica requer domínio das habilidades motoras. O trabalho procura investigar o efeito do treinamento mental para a aprendizagem do mortal grupado para trás, realizado no trampolim acrobático. A pesquisa experimental tem a característica de analisar aprendizagem do mortal grupado para trás em uma amostra de crianças voluntárias com idade de 9 a 11 anos. A amostra é divida em dois grupos, o de Controle e o Experimental, o de Controle apenas recebeu as informações da prática da habilidade e o Experimental, que recebeu além da prática da habilidade a técnica do treinamento mental. A coleta dos dados foi realizada em três momentos denominados de pré-teste, teste e pós-teste. Esses momentos foram registrados em ficha individual de desempenho da habilidade e por filmagem. Os resultados foram transformados em pontos para cada criança e somados entre os grupos. Embora não houve uma análise estatística para verificar o nível de significância percebeu um melhor desempenho por parte do grupo Experimental em relação ao grupo de Controle. Esta pesquisa visa incentivar os profissionais da ginástica para buscarem técnicas alternativas que facilitem uma melhor e mais rápida aprendizagem dos movimentos.
id UNIJ_2a79cebb696207ecc6963cfa1dc844e6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2293
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático2014-07-1620142014-07-16T11:49:01Z2014-07-16T11:49:01ZO mortal grupado para trás é uma habilidade motora que vai exigir do ginasta uma boa preparação física, técnica e cognitiva. Jovens iniciantes na ginástica terão de enfrentar diversos desafios corporais, pois ginástica requer domínio das habilidades motoras. O trabalho procura investigar o efeito do treinamento mental para a aprendizagem do mortal grupado para trás, realizado no trampolim acrobático. A pesquisa experimental tem a característica de analisar aprendizagem do mortal grupado para trás em uma amostra de crianças voluntárias com idade de 9 a 11 anos. A amostra é divida em dois grupos, o de Controle e o Experimental, o de Controle apenas recebeu as informações da prática da habilidade e o Experimental, que recebeu além da prática da habilidade a técnica do treinamento mental. A coleta dos dados foi realizada em três momentos denominados de pré-teste, teste e pós-teste. Esses momentos foram registrados em ficha individual de desempenho da habilidade e por filmagem. Os resultados foram transformados em pontos para cada criança e somados entre os grupos. Embora não houve uma análise estatística para verificar o nível de significância percebeu um melhor desempenho por parte do grupo Experimental em relação ao grupo de Controle. Esta pesquisa visa incentivar os profissionais da ginástica para buscarem técnicas alternativas que facilitem uma melhor e mais rápida aprendizagem dos movimentos.44 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaGinastasCriançasHabilidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2293DMD_hdl_123456789/2293Fernandes, Raone Bianchettiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessraone%20fernandes%20tcc.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2293/1/raone%20fernandes%20tcc.pdfapplication/pdf445320http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2293/1/raone%20fernandes%20tcc.pdfc32e06cdd3d23a330e523cc686c17242MD5123456789_2293_12019-01-21T12:44:17Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
title O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
spellingShingle O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
Fernandes, Raone Bianchetti
Ciências da Saúde
Educação Física
Ginastas
Crianças
Habilidade
title_short O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
title_full O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
title_fullStr O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
title_full_unstemmed O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
title_sort O efeito do treinamento mental na aprendizagem do mortal grupado para trás no trampolim acrobático
author Fernandes, Raone Bianchetti
author_facet Fernandes, Raone Bianchetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Raone Bianchetti
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Ginastas
Crianças
Habilidade
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Ginastas
Crianças
Habilidade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O mortal grupado para trás é uma habilidade motora que vai exigir do ginasta uma boa preparação física, técnica e cognitiva. Jovens iniciantes na ginástica terão de enfrentar diversos desafios corporais, pois ginástica requer domínio das habilidades motoras. O trabalho procura investigar o efeito do treinamento mental para a aprendizagem do mortal grupado para trás, realizado no trampolim acrobático. A pesquisa experimental tem a característica de analisar aprendizagem do mortal grupado para trás em uma amostra de crianças voluntárias com idade de 9 a 11 anos. A amostra é divida em dois grupos, o de Controle e o Experimental, o de Controle apenas recebeu as informações da prática da habilidade e o Experimental, que recebeu além da prática da habilidade a técnica do treinamento mental. A coleta dos dados foi realizada em três momentos denominados de pré-teste, teste e pós-teste. Esses momentos foram registrados em ficha individual de desempenho da habilidade e por filmagem. Os resultados foram transformados em pontos para cada criança e somados entre os grupos. Embora não houve uma análise estatística para verificar o nível de significância percebeu um melhor desempenho por parte do grupo Experimental em relação ao grupo de Controle. Esta pesquisa visa incentivar os profissionais da ginástica para buscarem técnicas alternativas que facilitem uma melhor e mais rápida aprendizagem dos movimentos.
44 f.
description O mortal grupado para trás é uma habilidade motora que vai exigir do ginasta uma boa preparação física, técnica e cognitiva. Jovens iniciantes na ginástica terão de enfrentar diversos desafios corporais, pois ginástica requer domínio das habilidades motoras. O trabalho procura investigar o efeito do treinamento mental para a aprendizagem do mortal grupado para trás, realizado no trampolim acrobático. A pesquisa experimental tem a característica de analisar aprendizagem do mortal grupado para trás em uma amostra de crianças voluntárias com idade de 9 a 11 anos. A amostra é divida em dois grupos, o de Controle e o Experimental, o de Controle apenas recebeu as informações da prática da habilidade e o Experimental, que recebeu além da prática da habilidade a técnica do treinamento mental. A coleta dos dados foi realizada em três momentos denominados de pré-teste, teste e pós-teste. Esses momentos foram registrados em ficha individual de desempenho da habilidade e por filmagem. Os resultados foram transformados em pontos para cada criança e somados entre os grupos. Embora não houve uma análise estatística para verificar o nível de significância percebeu um melhor desempenho por parte do grupo Experimental em relação ao grupo de Controle. Esta pesquisa visa incentivar os profissionais da ginástica para buscarem técnicas alternativas que facilitem uma melhor e mais rápida aprendizagem dos movimentos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-16
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-07-16T11:49:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-16T11:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2293
DMD_hdl_123456789/2293
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2293
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414172824895488