Ensinar na democracia: Uma defesa do ensino de história na Educação Básica brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6098 |
Resumo: | A questão sobre o ensinar história sempre esteve presente nas discussões acerca dos estudos da área, todavia, menos presente, contudo, que os estudos relacionados às demais áreas da historiografia. A abertura que foi apresentada para o debate do ensino da história nas escolas é de grande valia para os estudos de um saber desenvolvido ao longo dos séculos, principalmente em realidades onde a democracia e o republicanismo predominavam. Portanto, o presente estudo busca identificar os motivos que o ensino, mais específico o de história, deve manter-se sustentado e assegurado nas escolas de uma República Democrática como em nosso país, o Brasil, tendo como referência os conceitos de democracia, república, escola republicana e ensino de história. O estudo apresentado, mostra-se importante em demasia para as reflexões sobre as reformas e momentos pelos quais as escolas brasileiras estão inseridas nos últimos anos. A pesquisa construiu-se em cunho qualitativo, utilizando a metodologia de estudo bibliográfico, analisando os conceitos de Democracia, República, Escola Republicana e Ensino de História. Para tanto, o estudo mostrou-se em três momentos distintos, no que lhes concerne capítulos distintos. No primeiro capítulo, o estudo analisou os conceitos de Democracia e República com base nos escritos contemporâneos de Renato Janine Ribeiro (2001) e nas obras clássicas de Platão e Montesquieu e, fez-se assim, um resgate dos conceitos dentro de uma cronologia histórica. O segundo capítulo construiu-se em base do conceito de escola, que, apoiou-se no conceito de Michael Young (2007) desenvolvido no texto “Para que servem as escolas?” e nas reflexões de Condorcet (2008) e Saviani (2008). O terceiro capítulo desenvolver-se-á baseado na temática do ensino de história nas escolas republicanas e democráticas, pensando na prática de ensino como formadora de consciência histórica para os jovens, utilizando o conceito de Consciência Histórica desenvolvido na teoria de Jörn Rüsen (2001), que implica o saber e o compreender o momento histórico vivenciado, justificando assim as ações e pensamentos (favoráveis ou contrários aos sistemas cotidianos) dos humanos. Partindo do pressuposto de que o auge da formação dessa consciência dar-se-á quando o estudante estiver na fase da adolescência, sendo assim, no momento em que o jovem virá a frequentar o Ensino Médio na Educação Básica, buscar-se-á discutir sobre a valia da seguridade do ensino da história neste momento da vida, o que vem em desencontro às reformas educacionais propostas e aprovadas entre os anos de 2016 e 2017. |
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A questão sobre o ensinar história sempre esteve presente nas discussões acerca dos estudos da área, todavia, menos presente, contudo, que os estudos relacionados às demais áreas da historiografia. A abertura que foi apresentada para o debate do ensino da história nas escolas é de grande valia para os estudos de um saber desenvolvido ao longo dos séculos, principalmente em realidades onde a democracia e o republicanismo predominavam. Portanto, o presente estudo busca identificar os motivos que o ensino, mais específico o de história, deve manter-se sustentado e assegurado nas escolas de uma República Democrática como em nosso país, o Brasil, tendo como referência os conceitos de democracia, república, escola republicana e ensino de história. O estudo apresentado, mostra-se importante em demasia para as reflexões sobre as reformas e momentos pelos quais as escolas brasileiras estão inseridas nos últimos anos. A pesquisa construiu-se em cunho qualitativo, utilizando a metodologia de estudo bibliográfico, analisando os conceitos de Democracia, República, Escola Republicana e Ensino de História. Para tanto, o estudo mostrou-se em três momentos distintos, no que lhes concerne capítulos distintos. No primeiro capítulo, o estudo analisou os conceitos de Democracia e República com base nos escritos contemporâneos de Renato Janine Ribeiro (2001) e nas obras clássicas de Platão e Montesquieu e, fez-se assim, um resgate dos conceitos dentro de uma cronologia histórica. O segundo capítulo construiu-se em base do conceito de escola, que, apoiou-se no conceito de Michael Young (2007) desenvolvido no texto “Para que servem as escolas?” e nas reflexões de Condorcet (2008) e Saviani (2008). O terceiro capítulo desenvolver-se-á baseado na temática do ensino de história nas escolas republicanas e democráticas, pensando na prática de ensino como formadora de consciência histórica para os jovens, utilizando o conceito de Consciência Histórica desenvolvido na teoria de Jörn Rüsen (2001), que implica o saber e o compreender o momento histórico vivenciado, justificando assim as ações e pensamentos (favoráveis ou contrários aos sistemas cotidianos) dos humanos. Partindo do pressuposto de que o auge da formação dessa consciência dar-se-á quando o estudante estiver na fase da adolescência, sendo assim, no momento em que o jovem virá a frequentar o Ensino Médio na Educação Básica, buscar-se-á discutir sobre a valia da seguridade do ensino da história neste momento da vida, o que vem em desencontro às reformas educacionais propostas e aprovadas entre os anos de 2016 e 2017. 127 f. |
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A questão sobre o ensinar história sempre esteve presente nas discussões acerca dos estudos da área, todavia, menos presente, contudo, que os estudos relacionados às demais áreas da historiografia. A abertura que foi apresentada para o debate do ensino da história nas escolas é de grande valia para os estudos de um saber desenvolvido ao longo dos séculos, principalmente em realidades onde a democracia e o republicanismo predominavam. Portanto, o presente estudo busca identificar os motivos que o ensino, mais específico o de história, deve manter-se sustentado e assegurado nas escolas de uma República Democrática como em nosso país, o Brasil, tendo como referência os conceitos de democracia, república, escola republicana e ensino de história. O estudo apresentado, mostra-se importante em demasia para as reflexões sobre as reformas e momentos pelos quais as escolas brasileiras estão inseridas nos últimos anos. A pesquisa construiu-se em cunho qualitativo, utilizando a metodologia de estudo bibliográfico, analisando os conceitos de Democracia, República, Escola Republicana e Ensino de História. Para tanto, o estudo mostrou-se em três momentos distintos, no que lhes concerne capítulos distintos. No primeiro capítulo, o estudo analisou os conceitos de Democracia e República com base nos escritos contemporâneos de Renato Janine Ribeiro (2001) e nas obras clássicas de Platão e Montesquieu e, fez-se assim, um resgate dos conceitos dentro de uma cronologia histórica. O segundo capítulo construiu-se em base do conceito de escola, que, apoiou-se no conceito de Michael Young (2007) desenvolvido no texto “Para que servem as escolas?” e nas reflexões de Condorcet (2008) e Saviani (2008). O terceiro capítulo desenvolver-se-á baseado na temática do ensino de história nas escolas republicanas e democráticas, pensando na prática de ensino como formadora de consciência histórica para os jovens, utilizando o conceito de Consciência Histórica desenvolvido na teoria de Jörn Rüsen (2001), que implica o saber e o compreender o momento histórico vivenciado, justificando assim as ações e pensamentos (favoráveis ou contrários aos sistemas cotidianos) dos humanos. Partindo do pressuposto de que o auge da formação dessa consciência dar-se-á quando o estudante estiver na fase da adolescência, sendo assim, no momento em que o jovem virá a frequentar o Ensino Médio na Educação Básica, buscar-se-á discutir sobre a valia da seguridade do ensino da história neste momento da vida, o que vem em desencontro às reformas educacionais propostas e aprovadas entre os anos de 2016 e 2017. |
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