Percepção dos associados em relação à implantação das políticas de relacionamento comercial do Sicredi União RS - agência de Santo Cristo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Valtencir Rogerio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5570
Resumo: Na atual conjectura do mercado financeiro brasileiro, o relacionamento das instituições com os clientes atingiu um patamar de exigência bastante alto. Diante disto, é fundamental definir de forma criteriosa e com clareza a política que servirá de base para o relacionamento com os clientes. Estar alinhado a esta premissa será definitivo para os resultados da organização. Nesta direção, este trabalho tem por objetivo principal analisar as percepções dos associados diante da implantação das políticas de relacionamento comercial da Sicredi União RS,na agência de Santo Cristo.Os objetivos específicos ficaram assim definidos: caracterização da faixa etária, tempo de associação, tipo de movimentação com o Sicredi, participação em assembleias, conta em outras instituições financeiras, tarifas e taxas praticadas pelo Sicredi, conhecimento das políticas de relacionamento comercial, vantagem das políticas de relacionamento comercial e motivos demanter a conta junto ao Sicredi. Para atenderos objetivos, foram entrevistados associados entre 18 e 70 anos com conta ativana instituição. O embasamento teórico do estudo se baseou na história do cooperativismo num primeiro momento, e do cooperativismo de crédito posteriormente, para após mencionar Marketing de Relacionamento, bases para o relacionamento e finalmente benefícios aos clientes. A pesquisa é classificada como estudo de caso, quantitativa, exploratóriaedescritiva. Quanto aos procedimentos técnicos o trabalho é de naturezabibliográfica e aplicada. Os escoposdo estudo se basearam naamostragem de associados com contas ativas na agência, onde 345 associados foram selecionados de forma aleatória, de um total de 3.134. Dentre os principais pontos do estudo, alguns mereceram especial destaque, como o tempo de associação, onde 48% dos associados possuíam mais que 5 anos. No quesitodas movimentações, é preponderante o fato de que 86% dos associados movimentam conta corrente, e 61% cartões de crédito e débito e aplicações financeiras. Ainda, vale ressaltar a presença dos associados nas assembleias, pois 71% dos associados estiveram presentes. Já sobre a questão da política de relacionamento propriamente dita, cabe o destaque para 71% dos associados que tinham conhecimento de sua implantação, e também 75% de associados que veem vantagem na sua existência. Por fim, um dado importante serevelou no estudo, pois 40% dos associados informaram manter suas contas junto ao Sicredi em vistas do atendimento dos colaboradores.Portanto, percebe-se que os associados estão tendo percepção positiva e se adaptando diante a implantação das novas políticas de relacionamento.
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description Na atual conjectura do mercado financeiro brasileiro, o relacionamento das instituições com os clientes atingiu um patamar de exigência bastante alto. Diante disto, é fundamental definir de forma criteriosa e com clareza a política que servirá de base para o relacionamento com os clientes. Estar alinhado a esta premissa será definitivo para os resultados da organização. Nesta direção, este trabalho tem por objetivo principal analisar as percepções dos associados diante da implantação das políticas de relacionamento comercial da Sicredi União RS,na agência de Santo Cristo.Os objetivos específicos ficaram assim definidos: caracterização da faixa etária, tempo de associação, tipo de movimentação com o Sicredi, participação em assembleias, conta em outras instituições financeiras, tarifas e taxas praticadas pelo Sicredi, conhecimento das políticas de relacionamento comercial, vantagem das políticas de relacionamento comercial e motivos demanter a conta junto ao Sicredi. Para atenderos objetivos, foram entrevistados associados entre 18 e 70 anos com conta ativana instituição. O embasamento teórico do estudo se baseou na história do cooperativismo num primeiro momento, e do cooperativismo de crédito posteriormente, para após mencionar Marketing de Relacionamento, bases para o relacionamento e finalmente benefícios aos clientes. A pesquisa é classificada como estudo de caso, quantitativa, exploratóriaedescritiva. Quanto aos procedimentos técnicos o trabalho é de naturezabibliográfica e aplicada. Os escoposdo estudo se basearam naamostragem de associados com contas ativas na agência, onde 345 associados foram selecionados de forma aleatória, de um total de 3.134. Dentre os principais pontos do estudo, alguns mereceram especial destaque, como o tempo de associação, onde 48% dos associados possuíam mais que 5 anos. No quesitodas movimentações, é preponderante o fato de que 86% dos associados movimentam conta corrente, e 61% cartões de crédito e débito e aplicações financeiras. Ainda, vale ressaltar a presença dos associados nas assembleias, pois 71% dos associados estiveram presentes. Já sobre a questão da política de relacionamento propriamente dita, cabe o destaque para 71% dos associados que tinham conhecimento de sua implantação, e também 75% de associados que veem vantagem na sua existência. Por fim, um dado importante serevelou no estudo, pois 40% dos associados informaram manter suas contas junto ao Sicredi em vistas do atendimento dos colaboradores.Portanto, percebe-se que os associados estão tendo percepção positiva e se adaptando diante a implantação das novas políticas de relacionamento.
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