Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154 |
Resumo: | O papel do curso de Administração para inserir os egressos no ambiente e suprir o mercado de trabalho é estimular o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o profissional estar preparado para os desafios da profissão. Neste cenário, a importância de formar bacharéis em Administração com as competências e habilidades que as organizações requerem é muito importante, pois o campo de atuação do Administrador é amplo, podendo atuar em diferentes modelos e setores organizacionais, tanto em cargos de níveis estratégicos, tático ou operacional. O trabalho tem como objetivo apresentar as percepções dos egressos do curso de Administração da UNIJUÍ quanto as competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, e assim identificar as oportunidades, desafios, fragilidades que estão enfrentando no seu dia a dia dentro das empresas em que estão inseridos e também as percepções dos que estão procurando sua inserção, além do que é pertinente verificar a percepção dos gestores das organizações empregadoras. Este estudo de caso trata-se de uma pesquisa aplicada; É classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva; Pode ser considerado também como uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como: bibliográfica; pesquisa documental e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa concentram-se em dois universos distintos: os egressos do curso de administração da UNIJUÍ e os gestores das organizações empregadoras. A coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2013, transformando-os em percentuais, demonstrados na forma de tabelas ou gráficos. Foram realizadas análises de forma qualitativa, alcançando a comparação entre os resultados dos dois grupos estudados O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as percepções dos egressos ao ingressarem-no mercado de trabalho. A pesquisa realizada conta com uma amostra composta por 10% dos respondentes com idade até 23 anos, 62% da amostra até 24 anos e acima de 31 anos 28%. A pesquisa contou com 21 respostas do sexo feminino equivalente a 54% e 18 respostas do sexo masculino equivalente a 46%. O ano de 2014 destacou-se com o maior número de formando sendo 18 egressos equivalente a 46% da amostra. A percepção dos egressos do curso de Administração sobre a inclusão no mercado de trabalho é observada a partir das Oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Na percepção dos egressos e dos gestores, os egressos encontram-se aptos a desenvolver as Oito competências do Administrador. As duas amostras discordam sobre os egressos estarem aptos para elaborar, implementar e consolidar projetos, como também discordam estarem aptos a realizar consultorias. Para os egressos uma das maiores dificuldades é relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a pratica do dia a dia nas empresas. Destacam também a falta de experiência como um fator desfavorável para ingressar ao mercado de trabalho. Como fator positivo os egressos destacam a ampla visão de todas as áreas que o curso proporciona, e também as oportunidades de visitas a feiras, estágios. Os gestores citam como dificuldades dos egressos a falta de conhecimento prático, e associar a teoria com a pratica das vivencias nas empresas. E como positivo a formação em uma universidade conceituada, podendo colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Conclui-se esta pesquisa com o intuito de contribuir com informações que sejam relevantes ao curso de Administração da UNIJUÍ, mostrando quais são os desafios, oportunidades e fragilidades que os egressos enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho. |
id |
UNIJ_2f53b72b170445bcd14b1828e7fe2e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3154 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPercepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho2015-11-3020152015-11-30T17:21:17Z2015-11-30T17:21:17ZO papel do curso de Administração para inserir os egressos no ambiente e suprir o mercado de trabalho é estimular o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o profissional estar preparado para os desafios da profissão. Neste cenário, a importância de formar bacharéis em Administração com as competências e habilidades que as organizações requerem é muito importante, pois o campo de atuação do Administrador é amplo, podendo atuar em diferentes modelos e setores organizacionais, tanto em cargos de níveis estratégicos, tático ou operacional. O trabalho tem como objetivo apresentar as percepções dos egressos do curso de Administração da UNIJUÍ quanto as competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, e assim identificar as oportunidades, desafios, fragilidades que estão enfrentando no seu dia a dia dentro das empresas em que estão inseridos e também as percepções dos que estão procurando sua inserção, além do que é pertinente verificar a percepção dos gestores das organizações empregadoras. Este estudo de caso trata-se de uma pesquisa aplicada; É classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva; Pode ser considerado também como uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como: bibliográfica; pesquisa documental e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa concentram-se em dois universos distintos: os egressos do curso de administração da UNIJUÍ e os gestores das organizações empregadoras. A coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2013, transformando-os em percentuais, demonstrados na forma de tabelas ou gráficos. Foram realizadas análises de forma qualitativa, alcançando a comparação entre os resultados dos dois grupos estudados O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as percepções dos egressos ao ingressarem-no mercado de trabalho. A pesquisa realizada conta com uma amostra composta por 10% dos respondentes com idade até 23 anos, 62% da amostra até 24 anos e acima de 31 anos 28%. A pesquisa contou com 21 respostas do sexo feminino equivalente a 54% e 18 respostas do sexo masculino equivalente a 46%. O ano de 2014 destacou-se com o maior número de formando sendo 18 egressos equivalente a 46% da amostra. A percepção dos egressos do curso de Administração sobre a inclusão no mercado de trabalho é observada a partir das Oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Na percepção dos egressos e dos gestores, os egressos encontram-se aptos a desenvolver as Oito competências do Administrador. As duas amostras discordam sobre os egressos estarem aptos para elaborar, implementar e consolidar projetos, como também discordam estarem aptos a realizar consultorias. Para os egressos uma das maiores dificuldades é relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a pratica do dia a dia nas empresas. Destacam também a falta de experiência como um fator desfavorável para ingressar ao mercado de trabalho. Como fator positivo os egressos destacam a ampla visão de todas as áreas que o curso proporciona, e também as oportunidades de visitas a feiras, estágios. Os gestores citam como dificuldades dos egressos a falta de conhecimento prático, e associar a teoria com a pratica das vivencias nas empresas. E como positivo a formação em uma universidade conceituada, podendo colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Conclui-se esta pesquisa com o intuito de contribuir com informações que sejam relevantes ao curso de Administração da UNIJUÍ, mostrando quais são os desafios, oportunidades e fragilidades que os egressos enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho.69 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoEgressosMercado de trabalhoCompetênciasHabilidadeshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154DMD_hdl_123456789/3154Grando, Ana Cláudia Buenoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Cl%c3%a1udia%20Bueno%20Grando.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3154/1/Ana%20Cl%c3%a1udia%20Bueno%20Grando.pdfapplication/pdf713785http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3154/1/Ana%20Cl%c3%a1udia%20Bueno%20Grando.pdf84f2bd0c4c86942b4bc1cdf6a44076feMD5123456789_3154_12019-01-21T12:44:47Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
title |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
spellingShingle |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho Grando, Ana Cláudia Bueno Ciências Sociais Aplicadas Administração Egressos Mercado de trabalho Competências Habilidades |
title_short |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
title_full |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
title_fullStr |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
title_sort |
Percepções sobre a inclusão dos egressos do curso de Administração da Unijuí no mercado de trabalho |
author |
Grando, Ana Cláudia Bueno |
author_facet |
Grando, Ana Cláudia Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Ana Cláudia Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Egressos Mercado de trabalho Competências Habilidades |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Egressos Mercado de trabalho Competências Habilidades |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O papel do curso de Administração para inserir os egressos no ambiente e suprir o mercado de trabalho é estimular o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o profissional estar preparado para os desafios da profissão. Neste cenário, a importância de formar bacharéis em Administração com as competências e habilidades que as organizações requerem é muito importante, pois o campo de atuação do Administrador é amplo, podendo atuar em diferentes modelos e setores organizacionais, tanto em cargos de níveis estratégicos, tático ou operacional. O trabalho tem como objetivo apresentar as percepções dos egressos do curso de Administração da UNIJUÍ quanto as competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, e assim identificar as oportunidades, desafios, fragilidades que estão enfrentando no seu dia a dia dentro das empresas em que estão inseridos e também as percepções dos que estão procurando sua inserção, além do que é pertinente verificar a percepção dos gestores das organizações empregadoras. Este estudo de caso trata-se de uma pesquisa aplicada; É classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva; Pode ser considerado também como uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como: bibliográfica; pesquisa documental e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa concentram-se em dois universos distintos: os egressos do curso de administração da UNIJUÍ e os gestores das organizações empregadoras. A coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2013, transformando-os em percentuais, demonstrados na forma de tabelas ou gráficos. Foram realizadas análises de forma qualitativa, alcançando a comparação entre os resultados dos dois grupos estudados O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as percepções dos egressos ao ingressarem-no mercado de trabalho. A pesquisa realizada conta com uma amostra composta por 10% dos respondentes com idade até 23 anos, 62% da amostra até 24 anos e acima de 31 anos 28%. A pesquisa contou com 21 respostas do sexo feminino equivalente a 54% e 18 respostas do sexo masculino equivalente a 46%. O ano de 2014 destacou-se com o maior número de formando sendo 18 egressos equivalente a 46% da amostra. A percepção dos egressos do curso de Administração sobre a inclusão no mercado de trabalho é observada a partir das Oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Na percepção dos egressos e dos gestores, os egressos encontram-se aptos a desenvolver as Oito competências do Administrador. As duas amostras discordam sobre os egressos estarem aptos para elaborar, implementar e consolidar projetos, como também discordam estarem aptos a realizar consultorias. Para os egressos uma das maiores dificuldades é relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a pratica do dia a dia nas empresas. Destacam também a falta de experiência como um fator desfavorável para ingressar ao mercado de trabalho. Como fator positivo os egressos destacam a ampla visão de todas as áreas que o curso proporciona, e também as oportunidades de visitas a feiras, estágios. Os gestores citam como dificuldades dos egressos a falta de conhecimento prático, e associar a teoria com a pratica das vivencias nas empresas. E como positivo a formação em uma universidade conceituada, podendo colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Conclui-se esta pesquisa com o intuito de contribuir com informações que sejam relevantes ao curso de Administração da UNIJUÍ, mostrando quais são os desafios, oportunidades e fragilidades que os egressos enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho. 69 f. |
description |
O papel do curso de Administração para inserir os egressos no ambiente e suprir o mercado de trabalho é estimular o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o profissional estar preparado para os desafios da profissão. Neste cenário, a importância de formar bacharéis em Administração com as competências e habilidades que as organizações requerem é muito importante, pois o campo de atuação do Administrador é amplo, podendo atuar em diferentes modelos e setores organizacionais, tanto em cargos de níveis estratégicos, tático ou operacional. O trabalho tem como objetivo apresentar as percepções dos egressos do curso de Administração da UNIJUÍ quanto as competências e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, e assim identificar as oportunidades, desafios, fragilidades que estão enfrentando no seu dia a dia dentro das empresas em que estão inseridos e também as percepções dos que estão procurando sua inserção, além do que é pertinente verificar a percepção dos gestores das organizações empregadoras. Este estudo de caso trata-se de uma pesquisa aplicada; É classificado como uma pesquisa exploratória e descritiva; Pode ser considerado também como uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como: bibliográfica; pesquisa documental e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa concentram-se em dois universos distintos: os egressos do curso de administração da UNIJUÍ e os gestores das organizações empregadoras. A coleta de dados realizou-se por meio do preenchimento de questionários. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2013, transformando-os em percentuais, demonstrados na forma de tabelas ou gráficos. Foram realizadas análises de forma qualitativa, alcançando a comparação entre os resultados dos dois grupos estudados O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem como tema identificar as percepções dos egressos ao ingressarem-no mercado de trabalho. A pesquisa realizada conta com uma amostra composta por 10% dos respondentes com idade até 23 anos, 62% da amostra até 24 anos e acima de 31 anos 28%. A pesquisa contou com 21 respostas do sexo feminino equivalente a 54% e 18 respostas do sexo masculino equivalente a 46%. O ano de 2014 destacou-se com o maior número de formando sendo 18 egressos equivalente a 46% da amostra. A percepção dos egressos do curso de Administração sobre a inclusão no mercado de trabalho é observada a partir das Oito competências do Administrador conforme consta no projeto pedagógico do curso de Administração da UNIJUÍ. Na percepção dos egressos e dos gestores, os egressos encontram-se aptos a desenvolver as Oito competências do Administrador. As duas amostras discordam sobre os egressos estarem aptos para elaborar, implementar e consolidar projetos, como também discordam estarem aptos a realizar consultorias. Para os egressos uma das maiores dificuldades é relacionar a teoria aprendida em sala de aula com a pratica do dia a dia nas empresas. Destacam também a falta de experiência como um fator desfavorável para ingressar ao mercado de trabalho. Como fator positivo os egressos destacam a ampla visão de todas as áreas que o curso proporciona, e também as oportunidades de visitas a feiras, estágios. Os gestores citam como dificuldades dos egressos a falta de conhecimento prático, e associar a teoria com a pratica das vivencias nas empresas. E como positivo a formação em uma universidade conceituada, podendo colocar em pratica os conhecimentos adquiridos. Conclui-se esta pesquisa com o intuito de contribuir com informações que sejam relevantes ao curso de Administração da UNIJUÍ, mostrando quais são os desafios, oportunidades e fragilidades que os egressos enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-11-30T17:21:17Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-30T17:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154 DMD_hdl_123456789/3154 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414979998777344 |