Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riffel, Aline Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6115
Resumo: Esta dissertação propõe investigar e compreender os conceitos de imaginário, autonomia e criação em Cornelius Castoriadis. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomia, trazendo importantes contribuições para a educação. A proposta de reflexão perpassa questões filosóficas, centrais para pensar a educação, não apenas em um sentido amplo, mas relacionado a uma preocupação com a qualificação dos processos educativos e dando destaque às questões referentes ao Imaginário e à Criação Humana presentes nas instituições escolares e tão determinantes na construção do conhecimento e da aprendizagem. Destacando que a autonomia e o imaginário são o aporte principal desta pesquisa, que visa também identificar as relações que se estabelecem entre sujeito, subjetividade, linguagem, reflexividade, instituído e instituinte, aprendizagem e educação. Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a compreender o conceito de sujeito a partir da obra de Cornelius Castoriadis, o segundo visa aprofundar os conceitos de autonomia, imaginário radical instituinte e imaginário instituído, subjetividade e conhecimento, e o terceiro capítulo traz como objetivo compreender o lugar do conceito criação desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. A hipótese central é de que toda criação é o exercício da autonomia que possibilita ao imaginário radical transformar as instituições sociais que organizam o humano. A partir do conhecimento histórico, do que fundamenta o imaginário instituído, somos capazes de recriar a sociedade em que vivemos e construir novos aprendizados, sendo desafio da educação proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e, consequentemente, de todos os envolvidos no projeto da sociedade. Isso se constrói a partir do estabelecimento de relações que impulsionem o aprender segundo as perspectivas do autor, vistos como aprender a aprender, aprender a descobrir e aprender a inventar.
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