Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6115 |
Resumo: | Esta dissertação propõe investigar e compreender os conceitos de imaginário, autonomia e criação em Cornelius Castoriadis. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomia, trazendo importantes contribuições para a educação. A proposta de reflexão perpassa questões filosóficas, centrais para pensar a educação, não apenas em um sentido amplo, mas relacionado a uma preocupação com a qualificação dos processos educativos e dando destaque às questões referentes ao Imaginário e à Criação Humana presentes nas instituições escolares e tão determinantes na construção do conhecimento e da aprendizagem. Destacando que a autonomia e o imaginário são o aporte principal desta pesquisa, que visa também identificar as relações que se estabelecem entre sujeito, subjetividade, linguagem, reflexividade, instituído e instituinte, aprendizagem e educação. Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a compreender o conceito de sujeito a partir da obra de Cornelius Castoriadis, o segundo visa aprofundar os conceitos de autonomia, imaginário radical instituinte e imaginário instituído, subjetividade e conhecimento, e o terceiro capítulo traz como objetivo compreender o lugar do conceito criação desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. A hipótese central é de que toda criação é o exercício da autonomia que possibilita ao imaginário radical transformar as instituições sociais que organizam o humano. A partir do conhecimento histórico, do que fundamenta o imaginário instituído, somos capazes de recriar a sociedade em que vivemos e construir novos aprendizados, sendo desafio da educação proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e, consequentemente, de todos os envolvidos no projeto da sociedade. Isso se constrói a partir do estabelecimento de relações que impulsionem o aprender segundo as perspectivas do autor, vistos como aprender a aprender, aprender a descobrir e aprender a inventar. |
id |
UNIJ_2f549094ec13f71337b1d9b9e90b93be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6115 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAutonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação2019-08-0920172019-08-09T23:40:02Z2019-08-09T23:40:02ZEsta dissertação propõe investigar e compreender os conceitos de imaginário, autonomia e criação em Cornelius Castoriadis. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomia, trazendo importantes contribuições para a educação. A proposta de reflexão perpassa questões filosóficas, centrais para pensar a educação, não apenas em um sentido amplo, mas relacionado a uma preocupação com a qualificação dos processos educativos e dando destaque às questões referentes ao Imaginário e à Criação Humana presentes nas instituições escolares e tão determinantes na construção do conhecimento e da aprendizagem. Destacando que a autonomia e o imaginário são o aporte principal desta pesquisa, que visa também identificar as relações que se estabelecem entre sujeito, subjetividade, linguagem, reflexividade, instituído e instituinte, aprendizagem e educação. Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a compreender o conceito de sujeito a partir da obra de Cornelius Castoriadis, o segundo visa aprofundar os conceitos de autonomia, imaginário radical instituinte e imaginário instituído, subjetividade e conhecimento, e o terceiro capítulo traz como objetivo compreender o lugar do conceito criação desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. A hipótese central é de que toda criação é o exercício da autonomia que possibilita ao imaginário radical transformar as instituições sociais que organizam o humano. A partir do conhecimento histórico, do que fundamenta o imaginário instituído, somos capazes de recriar a sociedade em que vivemos e construir novos aprendizados, sendo desafio da educação proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e, consequentemente, de todos os envolvidos no projeto da sociedade. Isso se constrói a partir do estabelecimento de relações que impulsionem o aprender segundo as perspectivas do autor, vistos como aprender a aprender, aprender a descobrir e aprender a inventar.110 f.Ciências humanas.Criação.Autonomia.Imaginário.Social-Histórico.Educação.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6115DMD_hdl_123456789/6115Riffel, Aline Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAline%20Cristina%20Riffel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6115/1/Aline%20Cristina%20Riffel.pdfapplication/pdf1191937http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6115/1/Aline%20Cristina%20Riffel.pdfa228fd2f24d878a21f73ba6c5b6c20f2MD5123456789_6115_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
title |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
spellingShingle |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação Riffel, Aline Cristina Ciências humanas. Criação. Autonomia. Imaginário. Social-Histórico. Educação. |
title_short |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
title_full |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
title_fullStr |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
title_full_unstemmed |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
title_sort |
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação |
author |
Riffel, Aline Cristina |
author_facet |
Riffel, Aline Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riffel, Aline Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Criação. Autonomia. Imaginário. Social-Histórico. Educação. |
topic |
Ciências humanas. Criação. Autonomia. Imaginário. Social-Histórico. Educação. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta dissertação propõe investigar e compreender os conceitos de imaginário, autonomia e criação em Cornelius Castoriadis. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomia, trazendo importantes contribuições para a educação. A proposta de reflexão perpassa questões filosóficas, centrais para pensar a educação, não apenas em um sentido amplo, mas relacionado a uma preocupação com a qualificação dos processos educativos e dando destaque às questões referentes ao Imaginário e à Criação Humana presentes nas instituições escolares e tão determinantes na construção do conhecimento e da aprendizagem. Destacando que a autonomia e o imaginário são o aporte principal desta pesquisa, que visa também identificar as relações que se estabelecem entre sujeito, subjetividade, linguagem, reflexividade, instituído e instituinte, aprendizagem e educação. Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a compreender o conceito de sujeito a partir da obra de Cornelius Castoriadis, o segundo visa aprofundar os conceitos de autonomia, imaginário radical instituinte e imaginário instituído, subjetividade e conhecimento, e o terceiro capítulo traz como objetivo compreender o lugar do conceito criação desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. A hipótese central é de que toda criação é o exercício da autonomia que possibilita ao imaginário radical transformar as instituições sociais que organizam o humano. A partir do conhecimento histórico, do que fundamenta o imaginário instituído, somos capazes de recriar a sociedade em que vivemos e construir novos aprendizados, sendo desafio da educação proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e, consequentemente, de todos os envolvidos no projeto da sociedade. Isso se constrói a partir do estabelecimento de relações que impulsionem o aprender segundo as perspectivas do autor, vistos como aprender a aprender, aprender a descobrir e aprender a inventar. 110 f. |
description |
Esta dissertação propõe investigar e compreender os conceitos de imaginário, autonomia e criação em Cornelius Castoriadis. Este autor que foi um importante pensador político, crítico social, psicanalista e economista, teve suas pesquisas sempre estruturadas na questão da autonomia, trazendo importantes contribuições para a educação. A proposta de reflexão perpassa questões filosóficas, centrais para pensar a educação, não apenas em um sentido amplo, mas relacionado a uma preocupação com a qualificação dos processos educativos e dando destaque às questões referentes ao Imaginário e à Criação Humana presentes nas instituições escolares e tão determinantes na construção do conhecimento e da aprendizagem. Destacando que a autonomia e o imaginário são o aporte principal desta pesquisa, que visa também identificar as relações que se estabelecem entre sujeito, subjetividade, linguagem, reflexividade, instituído e instituinte, aprendizagem e educação. Trata-se de um estudo eminentemente bibliográfico, que utiliza uma abordagem qualitativa, que possibilita traçar um paralelo entre os conceitos e a obra de Cornelius Castoriadis. Está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro dedicado a compreender o conceito de sujeito a partir da obra de Cornelius Castoriadis, o segundo visa aprofundar os conceitos de autonomia, imaginário radical instituinte e imaginário instituído, subjetividade e conhecimento, e o terceiro capítulo traz como objetivo compreender o lugar do conceito criação desenvolvido pelo autor, sempre analisando suas interfaces com os processos educativos. A hipótese central é de que toda criação é o exercício da autonomia que possibilita ao imaginário radical transformar as instituições sociais que organizam o humano. A partir do conhecimento histórico, do que fundamenta o imaginário instituído, somos capazes de recriar a sociedade em que vivemos e construir novos aprendizados, sendo desafio da educação proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e, consequentemente, de todos os envolvidos no projeto da sociedade. Isso se constrói a partir do estabelecimento de relações que impulsionem o aprender segundo as perspectivas do autor, vistos como aprender a aprender, aprender a descobrir e aprender a inventar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-08-09T23:40:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T23:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6115 DMD_hdl_123456789/6115 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6115 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641618430943559680 |