Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Andréa Bujnicki
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2804
Resumo: A gestão estratégica de pessoas apresenta-se como um diferencial estratégico para as organizações no mercado competitivo. Com base nessa afirmação o objetivo desse estudo é o estudo das políticas, práticas e perspectivas de gestão estratégica de pessoas em uma empresa situada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e atua no ramo de tecnologia da informação. Algumas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de recursos humanos com outros nomes como, departamento pessoal, administração de recursos humanos, gestão de pessoas até a mais recente gestão com pessoas. A empresa estudada não possui área de gestão de pessoas formalizada, mas suas práticas condizem com a teoria apresentada no referencial deste estudo. O referencial teórico apresentado permite a compreensão dos dados coletados na organização e os objetivos específicos propostos pela pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada a partir de um estudo de caso. A análise dos resultados permitiu a visualização do alinhamento entre a gestão organizacional e a gestão estratégica de pessoas, a comprovação da implantação das políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como as perspectivas de crescimento e implantação de novas práticas que a organização pretende fazer. Por fim pode-se concluir que a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional torna-se um grande diferencial junto ao mercado bastante competitivo. Conclui-se que ainda, apesar de não ter um setor de gestão estratégica de pessoas formalizado a organização aplica diversas práticas e políticas que considera seu grande diferencial no mercado de atuação da empresa.
id UNIJ_2fcbd17233631bb110d8620f1f55ef6a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2804
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas2015-05-0720142015-05-07T13:51:55Z2015-05-07T13:51:55ZA gestão estratégica de pessoas apresenta-se como um diferencial estratégico para as organizações no mercado competitivo. Com base nessa afirmação o objetivo desse estudo é o estudo das políticas, práticas e perspectivas de gestão estratégica de pessoas em uma empresa situada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e atua no ramo de tecnologia da informação. Algumas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de recursos humanos com outros nomes como, departamento pessoal, administração de recursos humanos, gestão de pessoas até a mais recente gestão com pessoas. A empresa estudada não possui área de gestão de pessoas formalizada, mas suas práticas condizem com a teoria apresentada no referencial deste estudo. O referencial teórico apresentado permite a compreensão dos dados coletados na organização e os objetivos específicos propostos pela pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada a partir de um estudo de caso. A análise dos resultados permitiu a visualização do alinhamento entre a gestão organizacional e a gestão estratégica de pessoas, a comprovação da implantação das políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como as perspectivas de crescimento e implantação de novas práticas que a organização pretende fazer. Por fim pode-se concluir que a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional torna-se um grande diferencial junto ao mercado bastante competitivo. Conclui-se que ainda, apesar de não ter um setor de gestão estratégica de pessoas formalizado a organização aplica diversas práticas e políticas que considera seu grande diferencial no mercado de atuação da empresa.90 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAdministraçãoGestão de pessoasDiferencial competitivoEstratégia organizacionalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2804DMD_hdl_123456789/2804Vieira, Andréa Bujnickiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndr%c3%a9a%20Bujnicki%20Vieira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2804/1/Andr%c3%a9a%20Bujnicki%20Vieira.pdfapplication/pdf852976http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2804/1/Andr%c3%a9a%20Bujnicki%20Vieira.pdf7f11024ad9df0df365944b9f9449c24fMD5123456789_2804_12019-01-21T12:44:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
title Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
spellingShingle Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
Vieira, Andréa Bujnicki
Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Gestão de pessoas
Diferencial competitivo
Estratégia organizacional
title_short Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
title_full Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
title_fullStr Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
title_full_unstemmed Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
title_sort Gestão estratégia de pessoas: um estudo de caso sobre as políticas, práticas e perspectivas
author Vieira, Andréa Bujnicki
author_facet Vieira, Andréa Bujnicki
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Andréa Bujnicki
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Gestão de pessoas
Diferencial competitivo
Estratégia organizacional
topic Ciências Sociais Aplicadas
Desenvolvimento
Administração
Gestão de pessoas
Diferencial competitivo
Estratégia organizacional
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A gestão estratégica de pessoas apresenta-se como um diferencial estratégico para as organizações no mercado competitivo. Com base nessa afirmação o objetivo desse estudo é o estudo das políticas, práticas e perspectivas de gestão estratégica de pessoas em uma empresa situada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e atua no ramo de tecnologia da informação. Algumas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de recursos humanos com outros nomes como, departamento pessoal, administração de recursos humanos, gestão de pessoas até a mais recente gestão com pessoas. A empresa estudada não possui área de gestão de pessoas formalizada, mas suas práticas condizem com a teoria apresentada no referencial deste estudo. O referencial teórico apresentado permite a compreensão dos dados coletados na organização e os objetivos específicos propostos pela pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada a partir de um estudo de caso. A análise dos resultados permitiu a visualização do alinhamento entre a gestão organizacional e a gestão estratégica de pessoas, a comprovação da implantação das políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como as perspectivas de crescimento e implantação de novas práticas que a organização pretende fazer. Por fim pode-se concluir que a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional torna-se um grande diferencial junto ao mercado bastante competitivo. Conclui-se que ainda, apesar de não ter um setor de gestão estratégica de pessoas formalizado a organização aplica diversas práticas e políticas que considera seu grande diferencial no mercado de atuação da empresa.
90 f.
description A gestão estratégica de pessoas apresenta-se como um diferencial estratégico para as organizações no mercado competitivo. Com base nessa afirmação o objetivo desse estudo é o estudo das políticas, práticas e perspectivas de gestão estratégica de pessoas em uma empresa situada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e atua no ramo de tecnologia da informação. Algumas empresas, a partir da década de 90, decidiram designar suas áreas de recursos humanos com outros nomes como, departamento pessoal, administração de recursos humanos, gestão de pessoas até a mais recente gestão com pessoas. A empresa estudada não possui área de gestão de pessoas formalizada, mas suas práticas condizem com a teoria apresentada no referencial deste estudo. O referencial teórico apresentado permite a compreensão dos dados coletados na organização e os objetivos específicos propostos pela pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada a partir de um estudo de caso. A análise dos resultados permitiu a visualização do alinhamento entre a gestão organizacional e a gestão estratégica de pessoas, a comprovação da implantação das políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como as perspectivas de crescimento e implantação de novas práticas que a organização pretende fazer. Por fim pode-se concluir que a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional torna-se um grande diferencial junto ao mercado bastante competitivo. Conclui-se que ainda, apesar de não ter um setor de gestão estratégica de pessoas formalizado a organização aplica diversas práticas e políticas que considera seu grande diferencial no mercado de atuação da empresa.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-05-07T13:51:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-07T13:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2804
DMD_hdl_123456789/2804
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2804
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414621941530624