Educação física na educação infantil: o movimentar-se em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Verônica Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4727
Resumo: A pesquisa tem como especificidade, analisar, como as experiências com o corpo, tempo e espaços, vivenciados através da Educação Física, podem aperfeiçoar o desenvolvimento motor e cognitivo da criança na faixa etária da Educação Infantil. Procura também identificar as intervenções pedagógicas propostas pelos professores regentes, relacionam-se com as proposições curriculares indicativas a esta etapa, a criança e observando se aspectos importantes como o brincar é considerado durante o planejamento, estruturação e realização da aula feita pelo professor. O tipo de pesquisa realizada, é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva com ênfase no estudo de caso, os instrumentos utilizados foram, questionário e entrevista, foi realizada com uma professora pedagoga, em uma escola de Educação Infantil, e com a Secretária da Educação na Cidade de Santiago – RS. Os dados coletados indicam que a pedagoga, considera a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. As entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que atendam as necessidades das crianças.
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