Desenvolvimento do coletivo de pensamento da área de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias em processos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Fabiane de Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5007
Resumo: Esta tese trata da formação de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), a partir do Estudo de Caso do projeto de extensão: Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. O estudo decorre de uma inquietação oriunda das relações estabelecidas entre professores, licenciandos e formadores de Biologia, de Física e de Química em processo de investigação-ação, tendo como questão central: quais sentidos são atribuídos a conceitos atinentes à docência na área de CNT? A história da formação de professores da área de CNT e o estudo das racionalidades em processos de formação contribuíram para defender a perspectiva crítica e dialética na constituição dos sujeitos. No ensejo de investigação dos movimentos formativos utilizou-se os aportes epistemológicos do racionalismo aplicado de Bachelard e as categorias de estilos de pensamento e coletivo de pensamento fleckianos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo investigar como os processos de formação na área de CNT promovem o desenvolvimento do coletivo de pensamento desta área. Os estilos de pensamento, expressos pelos participantes, apontam para indícios de movimentos formativos que deflagram a extensão e a transformação dos estilos por meio da mudança de sentido atribuída aos conceitos de autonomia, reflexão, linguagem e área do conhecimento. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram as degravações de encontros de formação e as escritas nos diários de bordo, realizadas no decorrer do ano de 2015. A discussão foi ancorada na análise microgenética sob o paradigma indiciário. Esta etapa da pesquisa apontou que os discursos decorrem de uma perspectiva utilitarista para uma humanista acerca dos processos formativos e evidenciaram a presença de dois estilos de pensamento, sendo um conservador e outro transformador. Nos Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências, os encontros contemplam o compartilhamento de experiências e a leitura de referenciais teóricos que promovem a constituição do sujeito no coletivo instaurado e em extensão. Diante da quantidade de informações coletadas, foram selecionados turnos e episódios de fala e relatos escritos nos diários de bordo para compor a tese. A análise permitiu apontar dimensões epistemológicas, que podem contribuir para o desenvolvimento de uma racionalidade mais plural e a construção de novos processos formativos em que os sujeitos compartilhem conhecimentos teóricos e práticos para constituírem-se área de ensino.
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