Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959 |
Resumo: | Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área. |
id |
UNESP-22_6c13bf2e2d856a66ccb660f3bc18e033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132018000400959 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhadaFormação de professoresEnsino de ciênciasInvestigação-açãoColetivo de pensamentoAutonomiaResumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040010info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Fabiane de AndradeZanon,Lenir Bassopor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000400959Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.658636Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
title |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
spellingShingle |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada Leite,Fabiane de Andrade Formação de professores Ensino de ciências Investigação-ação Coletivo de pensamento Autonomia |
title_short |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
title_full |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
title_fullStr |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
title_full_unstemmed |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
title_sort |
Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada |
author |
Leite,Fabiane de Andrade |
author_facet |
Leite,Fabiane de Andrade Zanon,Lenir Basso |
author_role |
author |
author2 |
Zanon,Lenir Basso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,Fabiane de Andrade Zanon,Lenir Basso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de ciências Investigação-ação Coletivo de pensamento Autonomia |
topic |
Formação de professores Ensino de ciências Investigação-ação Coletivo de pensamento Autonomia |
description |
Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320180040010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958439186432 |