Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Fabiane de Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zanon,Lenir Basso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959
Resumo: Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.
id UNESP-22_6c13bf2e2d856a66ccb660f3bc18e033
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000400959
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhadaFormação de professoresEnsino de ciênciasInvestigação-açãoColetivo de pensamentoAutonomiaResumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040010info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Fabiane de AndradeZanon,Lenir Bassopor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000400959Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.658636Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
title Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
spellingShingle Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
Leite,Fabiane de Andrade
Formação de professores
Ensino de ciências
Investigação-ação
Coletivo de pensamento
Autonomia
title_short Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
title_full Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
title_fullStr Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
title_full_unstemmed Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
title_sort Estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e o processo de autonomia compartilhada
author Leite,Fabiane de Andrade
author_facet Leite,Fabiane de Andrade
Zanon,Lenir Basso
author_role author
author2 Zanon,Lenir Basso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Fabiane de Andrade
Zanon,Lenir Basso
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências
Investigação-ação
Coletivo de pensamento
Autonomia
topic Formação de professores
Ensino de ciências
Investigação-ação
Coletivo de pensamento
Autonomia
description Resumo: O estudo apresenta o desenvolvimento do coletivo de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de analisar sentidos expressos pelos professores da área acerca do conceito de autonomia, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo em que foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador, que expressa um sentido de autonomia unilateral, e outro transformador, em que a autonomia é compreendida como um processo compartilhado. Os estilos de pensamento analisados constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos, alicerçados pela perspectiva dialética, a qual auxilia na qualificação dos processos de formação na área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180040010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958439186432