O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721 |
Resumo: | A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física. |
id |
UNIJ_439a31211f06a39e41edaa231d6ba2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4721 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física2017-12-0520172017-12-05T23:43:46Z2017-12-05T23:43:46ZA dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física.65 f.Ciências da saúdeEducação FísicaDançaEducação FísicaFormação DocenteCurrículohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721DMD_hdl_123456789/4721Silva, Viviane Gonçalves daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessViviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4721/1/Viviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdfapplication/pdf1196597http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4721/1/Viviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf13b007481e85c987528c25419dacc2c5MD5123456789_4721_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
title |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
spellingShingle |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física Silva, Viviane Gonçalves da Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física Formação Docente Currículo |
title_short |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
title_full |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
title_fullStr |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
title_full_unstemmed |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
title_sort |
O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física |
author |
Silva, Viviane Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Viviane Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Viviane Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física Formação Docente Currículo |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física Formação Docente Currículo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física. 65 f. |
description |
A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-12-05T23:43:46Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-05T23:43:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721 DMD_hdl_123456789/4721 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416357707055104 |