O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Gonçalves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721
Resumo: A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física.
id UNIJ_439a31211f06a39e41edaa231d6ba2a9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4721
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física2017-12-0520172017-12-05T23:43:46Z2017-12-05T23:43:46ZA dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física.65 f.Ciências da saúdeEducação FísicaDançaEducação FísicaFormação DocenteCurrículohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721DMD_hdl_123456789/4721Silva, Viviane Gonçalves daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessViviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4721/1/Viviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdfapplication/pdf1196597http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4721/1/Viviane%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf13b007481e85c987528c25419dacc2c5MD5123456789_4721_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
title O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
spellingShingle O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
Silva, Viviane Gonçalves da
Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física
Formação Docente
Currículo
title_short O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
title_full O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
title_fullStr O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
title_full_unstemmed O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
title_sort O ensino da dança no ensino superior: uma realidade do curso de Educação Física
author Silva, Viviane Gonçalves da
author_facet Silva, Viviane Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física
Formação Docente
Currículo
topic Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física
Formação Docente
Currículo
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física.
65 f.
description A dança está presente em diversos lugares, ela pode ser objeto de pesquisa e trabalho de profissionais de educação física em diferentes âmbitos de trabalho, como escolas, clubes, academia e entre outros espaços. Porém, são poucos os profissionais que adotam esse conteúdo, pois muitos não se sentem “confortáveis” com o assunto, e nem tanto preparados para essa abordagem. Desta forma o presente estudo procura discorrer sobre o modo em que a disciplina é abordada pela Universidade no curso de Educação Física, assim como as contribuições na formação profissional para que este atue com a dança e suas aplicações nos diversos contextos. Sendo assim, se busca analisar e refletir sobre a relação entre dança e formação docente em educação física, por meio de um referencial teórico, entrevista com professoras, questionário com alunos e comparativos com Universidades locais, para fim de ser realizadas análises e discussões a cerca dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos de cursos de educação física, principalmente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, polo desta pesquisa. Na qual, se tem conhecimento que passa por reformulações no currículo e que está sempre apta a propor o melhor aos alunos. A partir destas temáticas os estudos apontados nesta pesquisa, indicam que é bastante provável que muitos acadêmicos saem do curso despreparados para essa demanda relacionada à dança, pode se considerar que isso venha a acontecer porque os objetivos da disciplina não estão claros nas perspectivas dos alunos. Sendo a assim, a não inclusão do conteúdo de dança em suas perspectivas, pode estar relacionada com pouca capacitação profissional no curso de Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-05
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-12-05T23:43:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T23:43:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721
DMD_hdl_123456789/4721
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4721
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357707055104