A inserção da dança no currículo da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotti, Ronise
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720
Resumo: A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola.
id UNIJ_1dac789201651e4fdf4e4fbdf7d6a5bf
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4720
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA inserção da dança no currículo da educação física escolar2017-12-0520172017-12-05T23:40:32Z2017-12-05T23:40:32ZA dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola.102 f.Ciências da saúdeEducação FísicaDançaEducação Física escolarCurrículohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720DMD_hdl_123456789/4720Bortolotti, Roniseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonise%20Bortolotti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4720/1/Ronise%20Bortolotti.pdfapplication/pdf1035033http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4720/1/Ronise%20Bortolotti.pdf820c6cc85589db5f580d2487b6c14f0cMD5123456789_4720_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da dança no currículo da educação física escolar
title A inserção da dança no currículo da educação física escolar
spellingShingle A inserção da dança no currículo da educação física escolar
Bortolotti, Ronise
Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física escolar
Currículo
title_short A inserção da dança no currículo da educação física escolar
title_full A inserção da dança no currículo da educação física escolar
title_fullStr A inserção da dança no currículo da educação física escolar
title_full_unstemmed A inserção da dança no currículo da educação física escolar
title_sort A inserção da dança no currículo da educação física escolar
author Bortolotti, Ronise
author_facet Bortolotti, Ronise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Ronise
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física escolar
Currículo
topic Ciências da saúde
Educação Física
Dança
Educação Física escolar
Currículo
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola.
102 f.
description A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-05
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-12-05T23:40:32Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-05T23:40:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720
DMD_hdl_123456789/4720
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416357703909376