A inserção da dança no currículo da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720 |
Resumo: | A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola. |
id |
UNIJ_1dac789201651e4fdf4e4fbdf7d6a5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4720 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA inserção da dança no currículo da educação física escolar2017-12-0520172017-12-05T23:40:32Z2017-12-05T23:40:32ZA dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola.102 f.Ciências da saúdeEducação FísicaDançaEducação Física escolarCurrículohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720DMD_hdl_123456789/4720Bortolotti, Roniseporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonise%20Bortolotti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4720/1/Ronise%20Bortolotti.pdfapplication/pdf1035033http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4720/1/Ronise%20Bortolotti.pdf820c6cc85589db5f580d2487b6c14f0cMD5123456789_4720_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
title |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
spellingShingle |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar Bortolotti, Ronise Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física escolar Currículo |
title_short |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
title_full |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
title_fullStr |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
title_full_unstemmed |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
title_sort |
A inserção da dança no currículo da educação física escolar |
author |
Bortolotti, Ronise |
author_facet |
Bortolotti, Ronise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotti, Ronise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física escolar Currículo |
topic |
Ciências da saúde Educação Física Dança Educação Física escolar Currículo |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola. 102 f. |
description |
A dança esta presente no cotidiano do ser humano desde a antiguidade assumindo as mais diversas funções. Nesse sentido, o presente trabalho parte das inquietações sobre o ensino dessa prática na Educação Física escolar, uma vez que nem sempre esse tema de ensino tem recebido a devida atenção nas escolas. Tem como objetivo principal identificar se há a inserção da Dança nas aulas de Educação Física escolar de quatro escolas de um pequeno município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; compreender se os professores envolvidos nesta pesquisa trabalham com a dança, descobrindo as dificuldades que estes vivenciam ao trabalha-la; e análise dos PPP’s e Planos de estudos das escolas para diagnosticar se a dança esta inserida nos mesmos. Este trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de quatro professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, e quatro escolas, as quais atendem o ensino fundamental (anos finais). Os instrumentos para levantamento de informações foram um questionário, uma entrevista semiestruturada, e análise dos PPP’s e Planos de Estudo das escolas envolvidas. Os resultados apresentados mostram que os sujeitos deste estudo reconhecem a grande importância de se trabalhar com a dança, a qual agrega vários valores aos alunos, porém há pouco conhecimento sobre esta temática por parte dos educadores, concluindo que dos quatro, apenas um professor trabalha com a dança em somente uma escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-12-05T23:40:32Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-05T23:40:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720 DMD_hdl_123456789/4720 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4720 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416357703909376 |