A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Carlise de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5728
Resumo: A Interdisciplinaridade tem cada vez mais conquistado espaço no cenário brasileiro, no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, dos profissionais de educação, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares. Sua importância está cada vez mais presente no espaço escolar, porém, sua influência no meio pedagógico pode acarretar também um discurso de modismo sobre a mesma, justificando certas propostas disciplinares, criando muitas vezes conteúdos vazios. Nessa perspectiva a Educação Física se encontra em um espaço de conflito e problematizações nesse processo, pois se percebe na prática educacional, que o tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, muitas vezes auxilia apenas as disciplinas principais, tornando assim, a Educação Física (EF), uma figurante desse conteúdo. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o trabalho interdisciplinar na escola, através de uma pesquisa descritiva, com profissionais da área, na tentativa de reconhecer a importância e a interpretação dos mesmos sobre a temática, para isso foi utilizado uma pesquisa de modelo qualitativo através de uma entrevista com múltiplas perguntas, divididas em três categorias: : a Categoria 1 – refere-se aos “Aspectos da Formação inicial”, Categoria 2 – refere-se à “Formação continuada” e a terceira Categoria de análise refere-se à “Atuação profissional na contemporaneidade” onde através do uso de matrizes e gráficos foi avaliado de forma sistemática, priorizando a individualidade de cada profissional, revelando mais dúvidas do que soluções em relação ao Ensino Escolar, à Educação Física e à Interdisciplinaridade, os resultados apontaram muitas lacunas a serem preenchidas, não apenas na temática em questão, mas em tudo que os professores apontam.
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