A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5728 |
Resumo: | A Interdisciplinaridade tem cada vez mais conquistado espaço no cenário brasileiro, no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, dos profissionais de educação, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares. Sua importância está cada vez mais presente no espaço escolar, porém, sua influência no meio pedagógico pode acarretar também um discurso de modismo sobre a mesma, justificando certas propostas disciplinares, criando muitas vezes conteúdos vazios. Nessa perspectiva a Educação Física se encontra em um espaço de conflito e problematizações nesse processo, pois se percebe na prática educacional, que o tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, muitas vezes auxilia apenas as disciplinas principais, tornando assim, a Educação Física (EF), uma figurante desse conteúdo. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o trabalho interdisciplinar na escola, através de uma pesquisa descritiva, com profissionais da área, na tentativa de reconhecer a importância e a interpretação dos mesmos sobre a temática, para isso foi utilizado uma pesquisa de modelo qualitativo através de uma entrevista com múltiplas perguntas, divididas em três categorias: : a Categoria 1 – refere-se aos “Aspectos da Formação inicial”, Categoria 2 – refere-se à “Formação continuada” e a terceira Categoria de análise refere-se à “Atuação profissional na contemporaneidade” onde através do uso de matrizes e gráficos foi avaliado de forma sistemática, priorizando a individualidade de cada profissional, revelando mais dúvidas do que soluções em relação ao Ensino Escolar, à Educação Física e à Interdisciplinaridade, os resultados apontaram muitas lacunas a serem preenchidas, não apenas na temática em questão, mas em tudo que os professores apontam. |
id |
UNIJ_456c05d9d507128090b694f604f26520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5728 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física2019-03-0120182019-03-01T13:13:19Z2019-03-01T13:13:19ZA Interdisciplinaridade tem cada vez mais conquistado espaço no cenário brasileiro, no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, dos profissionais de educação, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares. Sua importância está cada vez mais presente no espaço escolar, porém, sua influência no meio pedagógico pode acarretar também um discurso de modismo sobre a mesma, justificando certas propostas disciplinares, criando muitas vezes conteúdos vazios. Nessa perspectiva a Educação Física se encontra em um espaço de conflito e problematizações nesse processo, pois se percebe na prática educacional, que o tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, muitas vezes auxilia apenas as disciplinas principais, tornando assim, a Educação Física (EF), uma figurante desse conteúdo. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o trabalho interdisciplinar na escola, através de uma pesquisa descritiva, com profissionais da área, na tentativa de reconhecer a importância e a interpretação dos mesmos sobre a temática, para isso foi utilizado uma pesquisa de modelo qualitativo através de uma entrevista com múltiplas perguntas, divididas em três categorias: : a Categoria 1 – refere-se aos “Aspectos da Formação inicial”, Categoria 2 – refere-se à “Formação continuada” e a terceira Categoria de análise refere-se à “Atuação profissional na contemporaneidade” onde através do uso de matrizes e gráficos foi avaliado de forma sistemática, priorizando a individualidade de cada profissional, revelando mais dúvidas do que soluções em relação ao Ensino Escolar, à Educação Física e à Interdisciplinaridade, os resultados apontaram muitas lacunas a serem preenchidas, não apenas na temática em questão, mas em tudo que os professores apontam.42 f.Ciências da saúdeEducação físicaEnsinoEscolaInterdisciplinaridadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5728DMD_hdl_123456789/5728Ferreira, Ângela Carlise de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess%c3%82ngela%20Carlise%20de%20Oliveira%20Ferreira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5728/1/%c3%82ngela%20Carlise%20de%20Oliveira%20Ferreira.pdfapplication/pdf1328820http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5728/1/%c3%82ngela%20Carlise%20de%20Oliveira%20Ferreira.pdfdf87e07619bc9683e88ccf3727075d83MD5123456789_5728_12019-03-02T06:57:13Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
title |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física Ferreira, Ângela Carlise de Oliveira Ciências da saúde Educação física Ensino Escola Interdisciplinaridade |
title_short |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
title_full |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
title_sort |
A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física |
author |
Ferreira, Ângela Carlise de Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Ângela Carlise de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ângela Carlise de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação física Ensino Escola Interdisciplinaridade |
topic |
Ciências da saúde Educação física Ensino Escola Interdisciplinaridade |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A Interdisciplinaridade tem cada vez mais conquistado espaço no cenário brasileiro, no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, dos profissionais de educação, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares. Sua importância está cada vez mais presente no espaço escolar, porém, sua influência no meio pedagógico pode acarretar também um discurso de modismo sobre a mesma, justificando certas propostas disciplinares, criando muitas vezes conteúdos vazios. Nessa perspectiva a Educação Física se encontra em um espaço de conflito e problematizações nesse processo, pois se percebe na prática educacional, que o tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, muitas vezes auxilia apenas as disciplinas principais, tornando assim, a Educação Física (EF), uma figurante desse conteúdo. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o trabalho interdisciplinar na escola, através de uma pesquisa descritiva, com profissionais da área, na tentativa de reconhecer a importância e a interpretação dos mesmos sobre a temática, para isso foi utilizado uma pesquisa de modelo qualitativo através de uma entrevista com múltiplas perguntas, divididas em três categorias: : a Categoria 1 – refere-se aos “Aspectos da Formação inicial”, Categoria 2 – refere-se à “Formação continuada” e a terceira Categoria de análise refere-se à “Atuação profissional na contemporaneidade” onde através do uso de matrizes e gráficos foi avaliado de forma sistemática, priorizando a individualidade de cada profissional, revelando mais dúvidas do que soluções em relação ao Ensino Escolar, à Educação Física e à Interdisciplinaridade, os resultados apontaram muitas lacunas a serem preenchidas, não apenas na temática em questão, mas em tudo que os professores apontam. 42 f. |
description |
A Interdisciplinaridade tem cada vez mais conquistado espaço no cenário brasileiro, no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, dos profissionais de educação, além de sua influência na legislação e nas propostas curriculares. Sua importância está cada vez mais presente no espaço escolar, porém, sua influência no meio pedagógico pode acarretar também um discurso de modismo sobre a mesma, justificando certas propostas disciplinares, criando muitas vezes conteúdos vazios. Nessa perspectiva a Educação Física se encontra em um espaço de conflito e problematizações nesse processo, pois se percebe na prática educacional, que o tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, muitas vezes auxilia apenas as disciplinas principais, tornando assim, a Educação Física (EF), uma figurante desse conteúdo. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física sobre o trabalho interdisciplinar na escola, através de uma pesquisa descritiva, com profissionais da área, na tentativa de reconhecer a importância e a interpretação dos mesmos sobre a temática, para isso foi utilizado uma pesquisa de modelo qualitativo através de uma entrevista com múltiplas perguntas, divididas em três categorias: : a Categoria 1 – refere-se aos “Aspectos da Formação inicial”, Categoria 2 – refere-se à “Formação continuada” e a terceira Categoria de análise refere-se à “Atuação profissional na contemporaneidade” onde através do uso de matrizes e gráficos foi avaliado de forma sistemática, priorizando a individualidade de cada profissional, revelando mais dúvidas do que soluções em relação ao Ensino Escolar, à Educação Física e à Interdisciplinaridade, os resultados apontaram muitas lacunas a serem preenchidas, não apenas na temática em questão, mas em tudo que os professores apontam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-03-01T13:13:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-01T13:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5728 DMD_hdl_123456789/5728 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5728 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627013567083446272 |