Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vivian, Dinara Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2934
Resumo: Com a constante evolução do mercado da indústria da construção civil faz-se necessário o conhecimento pleno dos custos de um empreendimento, para que se obtenha um produto final com uma margem de lucro, ou até mesmo sem que ocorram surpresas financeiras no decorrer do processo. Como parte integrante do gerenciamento de obras, o orçamento é fator crítico na análise de viabilidade econômica de um empreendimento. Neste contexto, é imprescindível desde a concepção de um projeto saber quanto este irá custar, e é com esta ótica que se fundamentam os objetivos do presente trabalho, que visa indicar qual é a ferramenta de orçamentação na qual a estimativa de custo inicial de uma obra mais se aproxima. Pretende-se para isso realizar orçamentos distintos utilizando-se: o indice CUB (Custo Unitário Básico) que é um dos mais utilizados para se estimar o custo total de uma obra ainda na fase de concepção do projeto; a consagrada tabela SINAPI mantida por uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Caixa Econômica Federal, que é a base dos orçamentos analíticos de órgãos públicos; e o software PLEO que é específico para elaboração de orçamentos da construção civil. A partir deste estudo pretende-se apontar qual orçamento analítico se aproximará mais do orçamento paramétrico, visando desta maneira orçamentos mais precisos e assertivos com as perspectivas iniciais de um empreendimento.
id UNIJ_4ad868fd083c08bcac8125511794dd7e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2934
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo2015-09-232015-09-222015-09-23T17:00:35Z2015-09-23T17:00:35ZCom a constante evolução do mercado da indústria da construção civil faz-se necessário o conhecimento pleno dos custos de um empreendimento, para que se obtenha um produto final com uma margem de lucro, ou até mesmo sem que ocorram surpresas financeiras no decorrer do processo. Como parte integrante do gerenciamento de obras, o orçamento é fator crítico na análise de viabilidade econômica de um empreendimento. Neste contexto, é imprescindível desde a concepção de um projeto saber quanto este irá custar, e é com esta ótica que se fundamentam os objetivos do presente trabalho, que visa indicar qual é a ferramenta de orçamentação na qual a estimativa de custo inicial de uma obra mais se aproxima. Pretende-se para isso realizar orçamentos distintos utilizando-se: o indice CUB (Custo Unitário Básico) que é um dos mais utilizados para se estimar o custo total de uma obra ainda na fase de concepção do projeto; a consagrada tabela SINAPI mantida por uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Caixa Econômica Federal, que é a base dos orçamentos analíticos de órgãos públicos; e o software PLEO que é específico para elaboração de orçamentos da construção civil. A partir deste estudo pretende-se apontar qual orçamento analítico se aproximará mais do orçamento paramétrico, visando desta maneira orçamentos mais precisos e assertivos com as perspectivas iniciais de um empreendimento.102 f.EngenhariasEngenharia civilOrçamentoCustosComparaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2934DMD_hdl_123456789/2934Vivian, Dinara Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Dinara%20Cristina%20Vivian.docx.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2934/1/TCC%20Dinara%20Cristina%20Vivian.docx.pdfapplication/pdf4009007http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2934/1/TCC%20Dinara%20Cristina%20Vivian.docx.pdff1f0ff7ac946949d93581faca2a6aa44MD5123456789_2934_12019-01-21T12:44:41Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
title Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
spellingShingle Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
Vivian, Dinara Cristina
Engenharias
Engenharia civil
Orçamento
Custos
Comparação
title_short Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
title_full Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
title_fullStr Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
title_full_unstemmed Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
title_sort Estudo comparativo para orçamentação de uma residência unifamiliar de padrão baixo
author Vivian, Dinara Cristina
author_facet Vivian, Dinara Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vivian, Dinara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia civil
Orçamento
Custos
Comparação
topic Engenharias
Engenharia civil
Orçamento
Custos
Comparação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com a constante evolução do mercado da indústria da construção civil faz-se necessário o conhecimento pleno dos custos de um empreendimento, para que se obtenha um produto final com uma margem de lucro, ou até mesmo sem que ocorram surpresas financeiras no decorrer do processo. Como parte integrante do gerenciamento de obras, o orçamento é fator crítico na análise de viabilidade econômica de um empreendimento. Neste contexto, é imprescindível desde a concepção de um projeto saber quanto este irá custar, e é com esta ótica que se fundamentam os objetivos do presente trabalho, que visa indicar qual é a ferramenta de orçamentação na qual a estimativa de custo inicial de uma obra mais se aproxima. Pretende-se para isso realizar orçamentos distintos utilizando-se: o indice CUB (Custo Unitário Básico) que é um dos mais utilizados para se estimar o custo total de uma obra ainda na fase de concepção do projeto; a consagrada tabela SINAPI mantida por uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Caixa Econômica Federal, que é a base dos orçamentos analíticos de órgãos públicos; e o software PLEO que é específico para elaboração de orçamentos da construção civil. A partir deste estudo pretende-se apontar qual orçamento analítico se aproximará mais do orçamento paramétrico, visando desta maneira orçamentos mais precisos e assertivos com as perspectivas iniciais de um empreendimento.
102 f.
description Com a constante evolução do mercado da indústria da construção civil faz-se necessário o conhecimento pleno dos custos de um empreendimento, para que se obtenha um produto final com uma margem de lucro, ou até mesmo sem que ocorram surpresas financeiras no decorrer do processo. Como parte integrante do gerenciamento de obras, o orçamento é fator crítico na análise de viabilidade econômica de um empreendimento. Neste contexto, é imprescindível desde a concepção de um projeto saber quanto este irá custar, e é com esta ótica que se fundamentam os objetivos do presente trabalho, que visa indicar qual é a ferramenta de orçamentação na qual a estimativa de custo inicial de uma obra mais se aproxima. Pretende-se para isso realizar orçamentos distintos utilizando-se: o indice CUB (Custo Unitário Básico) que é um dos mais utilizados para se estimar o custo total de uma obra ainda na fase de concepção do projeto; a consagrada tabela SINAPI mantida por uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Caixa Econômica Federal, que é a base dos orçamentos analíticos de órgãos públicos; e o software PLEO que é específico para elaboração de orçamentos da construção civil. A partir deste estudo pretende-se apontar qual orçamento analítico se aproximará mais do orçamento paramétrico, visando desta maneira orçamentos mais precisos e assertivos com as perspectivas iniciais de um empreendimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-23
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-22
2015-09-23T17:00:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-23T17:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2934
DMD_hdl_123456789/2934
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2934
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414800582180864