Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziech, Márcia Eliana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135
Resumo: A dissertação Educação do Campo e a construção da identidade territorial do aluno da Escola do Campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS) investigou o contexto de vivências dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental na escola do campo do distrito de Cândido Freire, no município de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou o currículo e sua contribuição na construção da identidade territorial e do pertencimento ao lugar de vivência. Buscou saber se a escola do campo com seu currículo, projeto pedagógico, plano de estudos, propõe um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da identidade e de pertencimento ao lugar, auxiliando os jovens nas suas escolhas futuras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisa empírica e embasada teoricamente em autores que discutem o tema. A pesquisa documental analisou o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Estudos da escola. A dimensão empírica desenvolveu entrevistas com ex-alunos formados no ensino fundamental na escola e com os seus pais. As categorias de análise que emergiram das entrevistas foram estudo, propriedade, trabalho. A pesquisa concluiu que as práticas educativas da escola desencadeiam ações que desenvolvem a identidade e o desejo de pertencimento no campo. Contudo, considera-se que a ação pedagógica poderia ser mais efetiva, no sentido de trazer para as aulas a vivência das propriedades como temas para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, aproximando o vivido nas propriedades e os saberes a serem aprendidos. Além disso, a dissertação desencadeou diversos questionamentos sobre a escola do campo, apontando para novas pesquisas.
id UNIJ_4adc7f1237b8b52eac076ea0d0fc9140
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6135
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)2019-08-1220172019-08-12T23:57:36Z2019-08-12T23:57:36ZA dissertação Educação do Campo e a construção da identidade territorial do aluno da Escola do Campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS) investigou o contexto de vivências dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental na escola do campo do distrito de Cândido Freire, no município de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou o currículo e sua contribuição na construção da identidade territorial e do pertencimento ao lugar de vivência. Buscou saber se a escola do campo com seu currículo, projeto pedagógico, plano de estudos, propõe um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da identidade e de pertencimento ao lugar, auxiliando os jovens nas suas escolhas futuras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisa empírica e embasada teoricamente em autores que discutem o tema. A pesquisa documental analisou o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Estudos da escola. A dimensão empírica desenvolveu entrevistas com ex-alunos formados no ensino fundamental na escola e com os seus pais. As categorias de análise que emergiram das entrevistas foram estudo, propriedade, trabalho. A pesquisa concluiu que as práticas educativas da escola desencadeiam ações que desenvolvem a identidade e o desejo de pertencimento no campo. Contudo, considera-se que a ação pedagógica poderia ser mais efetiva, no sentido de trazer para as aulas a vivência das propriedades como temas para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, aproximando o vivido nas propriedades e os saberes a serem aprendidos. Além disso, a dissertação desencadeou diversos questionamentos sobre a escola do campo, apontando para novas pesquisas.120 f.Ciências humanas.Educação.Educação do Campo.Identidade.Pertencimento.Escola do Campo.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135DMD_hdl_123456789/6135Ziech, Márcia Elianaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessM%c3%a1rcia%20Eliana%20Ziech.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6135/1/M%c3%a1rcia%20Eliana%20Ziech.pdfapplication/pdf1928547http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6135/1/M%c3%a1rcia%20Eliana%20Ziech.pdfc6addc7af6ce97c2436721f8d398bed9MD5123456789_6135_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
title Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
spellingShingle Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
Ziech, Márcia Eliana
Ciências humanas.
Educação.
Educação do Campo.
Identidade.
Pertencimento.
Escola do Campo.
title_short Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
title_full Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
title_fullStr Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
title_full_unstemmed Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
title_sort Educação do campo e a construção da identidade territorial do aluno da escola do campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS)
author Ziech, Márcia Eliana
author_facet Ziech, Márcia Eliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziech, Márcia Eliana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Educação do Campo.
Identidade.
Pertencimento.
Escola do Campo.
topic Ciências humanas.
Educação.
Educação do Campo.
Identidade.
Pertencimento.
Escola do Campo.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A dissertação Educação do Campo e a construção da identidade territorial do aluno da Escola do Campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS) investigou o contexto de vivências dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental na escola do campo do distrito de Cândido Freire, no município de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou o currículo e sua contribuição na construção da identidade territorial e do pertencimento ao lugar de vivência. Buscou saber se a escola do campo com seu currículo, projeto pedagógico, plano de estudos, propõe um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da identidade e de pertencimento ao lugar, auxiliando os jovens nas suas escolhas futuras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisa empírica e embasada teoricamente em autores que discutem o tema. A pesquisa documental analisou o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Estudos da escola. A dimensão empírica desenvolveu entrevistas com ex-alunos formados no ensino fundamental na escola e com os seus pais. As categorias de análise que emergiram das entrevistas foram estudo, propriedade, trabalho. A pesquisa concluiu que as práticas educativas da escola desencadeiam ações que desenvolvem a identidade e o desejo de pertencimento no campo. Contudo, considera-se que a ação pedagógica poderia ser mais efetiva, no sentido de trazer para as aulas a vivência das propriedades como temas para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, aproximando o vivido nas propriedades e os saberes a serem aprendidos. Além disso, a dissertação desencadeou diversos questionamentos sobre a escola do campo, apontando para novas pesquisas.
120 f.
description A dissertação Educação do Campo e a construção da identidade territorial do aluno da Escola do Campo do Distrito de Cândido Freire – Giruá (RS) investigou o contexto de vivências dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental na escola do campo do distrito de Cândido Freire, no município de Giruá, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou o currículo e sua contribuição na construção da identidade territorial e do pertencimento ao lugar de vivência. Buscou saber se a escola do campo com seu currículo, projeto pedagógico, plano de estudos, propõe um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da identidade e de pertencimento ao lugar, auxiliando os jovens nas suas escolhas futuras. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisa empírica e embasada teoricamente em autores que discutem o tema. A pesquisa documental analisou o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Estudos da escola. A dimensão empírica desenvolveu entrevistas com ex-alunos formados no ensino fundamental na escola e com os seus pais. As categorias de análise que emergiram das entrevistas foram estudo, propriedade, trabalho. A pesquisa concluiu que as práticas educativas da escola desencadeiam ações que desenvolvem a identidade e o desejo de pertencimento no campo. Contudo, considera-se que a ação pedagógica poderia ser mais efetiva, no sentido de trazer para as aulas a vivência das propriedades como temas para a aprendizagem dos conhecimentos científicos, aproximando o vivido nas propriedades e os saberes a serem aprendidos. Além disso, a dissertação desencadeou diversos questionamentos sobre a escola do campo, apontando para novas pesquisas.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2019-08-12T23:57:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135
DMD_hdl_123456789/6135
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1642178080060473344