Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342 |
Resumo: | A presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem em nível organizacional e a sua contribuição para a criação de conhecimento, inovação e consequente vantagem competitiva do segmento de móveis da região Fronteira Noroeste. Nesse estudo, o objetivo foi identificar e descrever o processo de aprendizagem organizacional nas empresas moveleira; investigando as práticas do processo de aprendizagem organizacional (aquisição interna e externa de conhecimentos) e analisar os impactos do processo de conversão do conhecimento (socialização e codificação de conhecimentos) na estratégia de competitividade das empresas investigadas. A investigação contempla as empresas do segmento de móveis situadas na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho conta com referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema. Incorpora entrevistas de gestores em três empresas, análise de dados secundários de 28 empresas, caracterizando-se como pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativo. A coleta de dados empíricos conta com a técnica de entrevistas semiestruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os três proprietários administradores das empresas, sendo em relação ao porte dos empreendimentos uma considerada como microempresa, outra pequena e uma média. Os resultados obtidos revelam que aprendizagem organizacional depende de novos padrões organizacionais, como a criação de interpretações de fatos e conhecimentos construídos socialmente tornando-se parte da organização, geradas internamente ou induzidas por agentes externos, sendo que a criação do conhecimento na dimensão organizacional da aprendizagem implica na criação de condições estruturais que a tornam possível, tanto gerando e fazendo o intercâmbio de conhecimentos a partir da própria prática, como processando o conhecimento procedente de agentes internos ou organizações externas. Entre as conclusões, destaca-se a dicotomia do discurso dos empresários em reconhecer a importância do conhecimento como ativo estratégico e as ações efetivas e promotoras do processo de criação do conhecimento como: ausência de ambientes reconhecidos, estruturados, institucionalizados e propícios à criação e compartilhamento do conhecimento; a falta de criação do conhecimento de forma sistêmica, sistematizada e sustentada; a existência de atividades criadoras do conhecimento atuando de forma isolada e sem apoio institucional; e os baixos índices de colaboração dos integrantes das organizações no processo de criação do conhecimento. Em relação à aprendizagem organizacional, destaca-se ainda que ocorra de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Conclui-se que as empresas do segmento moveleiro da região noroeste do Rio Grande do Sul aprendem a partir das experiências vivenciadas no nível individual, pois ainda não aprenderam a estruturar processos para criar conhecimentos organizacionais e também não aprenderam a compartilhar e socializar experiências com outras organizações (aprendizagens no nível interorganizacional). |
id |
UNIJ_552aeb71a7c2805fb14b19f721780d17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4342 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul2017-07-2720162017-07-27T21:15:55Z2017-07-27T21:15:55ZA presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem em nível organizacional e a sua contribuição para a criação de conhecimento, inovação e consequente vantagem competitiva do segmento de móveis da região Fronteira Noroeste. Nesse estudo, o objetivo foi identificar e descrever o processo de aprendizagem organizacional nas empresas moveleira; investigando as práticas do processo de aprendizagem organizacional (aquisição interna e externa de conhecimentos) e analisar os impactos do processo de conversão do conhecimento (socialização e codificação de conhecimentos) na estratégia de competitividade das empresas investigadas. A investigação contempla as empresas do segmento de móveis situadas na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho conta com referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema. Incorpora entrevistas de gestores em três empresas, análise de dados secundários de 28 empresas, caracterizando-se como pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativo. A coleta de dados empíricos conta com a técnica de entrevistas semiestruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os três proprietários administradores das empresas, sendo em relação ao porte dos empreendimentos uma considerada como microempresa, outra pequena e uma média. Os resultados obtidos revelam que aprendizagem organizacional depende de novos padrões organizacionais, como a criação de interpretações de fatos e conhecimentos construídos socialmente tornando-se parte da organização, geradas internamente ou induzidas por agentes externos, sendo que a criação do conhecimento na dimensão organizacional da aprendizagem implica na criação de condições estruturais que a tornam possível, tanto gerando e fazendo o intercâmbio de conhecimentos a partir da própria prática, como processando o conhecimento procedente de agentes internos ou organizações externas. Entre as conclusões, destaca-se a dicotomia do discurso dos empresários em reconhecer a importância do conhecimento como ativo estratégico e as ações efetivas e promotoras do processo de criação do conhecimento como: ausência de ambientes reconhecidos, estruturados, institucionalizados e propícios à criação e compartilhamento do conhecimento; a falta de criação do conhecimento de forma sistêmica, sistematizada e sustentada; a existência de atividades criadoras do conhecimento atuando de forma isolada e sem apoio institucional; e os baixos índices de colaboração dos integrantes das organizações no processo de criação do conhecimento. Em relação à aprendizagem organizacional, destaca-se ainda que ocorra de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Conclui-se que as empresas do segmento moveleiro da região noroeste do Rio Grande do Sul aprendem a partir das experiências vivenciadas no nível individual, pois ainda não aprenderam a estruturar processos para criar conhecimentos organizacionais e também não aprenderam a compartilhar e socializar experiências com outras organizações (aprendizagens no nível interorganizacional).93 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAprendizagem organizacionalInovaçãocriação de conhecimentosegmento de móveishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342DMD_hdl_123456789/4342Buss, Maria Aparecida Da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria%20Aparecida%20da%20Silva%20Buss.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4342/1/Maria%20Aparecida%20da%20Silva%20Buss.pdfapplication/pdf1218798http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4342/1/Maria%20Aparecida%20da%20Silva%20Buss.pdf4c5114542a253ae38b6c10c599b40cfbMD5123456789_4342_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
title |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Buss, Maria Aparecida Da Silva Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Aprendizagem organizacional Inovação criação de conhecimento segmento de móveis |
title_short |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Aprendizagem Organizacional Nas Empresas Do Segmento De Móveis: um estudo na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
author |
Buss, Maria Aparecida Da Silva |
author_facet |
Buss, Maria Aparecida Da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buss, Maria Aparecida Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Aprendizagem organizacional Inovação criação de conhecimento segmento de móveis |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Aprendizagem organizacional Inovação criação de conhecimento segmento de móveis |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem em nível organizacional e a sua contribuição para a criação de conhecimento, inovação e consequente vantagem competitiva do segmento de móveis da região Fronteira Noroeste. Nesse estudo, o objetivo foi identificar e descrever o processo de aprendizagem organizacional nas empresas moveleira; investigando as práticas do processo de aprendizagem organizacional (aquisição interna e externa de conhecimentos) e analisar os impactos do processo de conversão do conhecimento (socialização e codificação de conhecimentos) na estratégia de competitividade das empresas investigadas. A investigação contempla as empresas do segmento de móveis situadas na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho conta com referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema. Incorpora entrevistas de gestores em três empresas, análise de dados secundários de 28 empresas, caracterizando-se como pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativo. A coleta de dados empíricos conta com a técnica de entrevistas semiestruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os três proprietários administradores das empresas, sendo em relação ao porte dos empreendimentos uma considerada como microempresa, outra pequena e uma média. Os resultados obtidos revelam que aprendizagem organizacional depende de novos padrões organizacionais, como a criação de interpretações de fatos e conhecimentos construídos socialmente tornando-se parte da organização, geradas internamente ou induzidas por agentes externos, sendo que a criação do conhecimento na dimensão organizacional da aprendizagem implica na criação de condições estruturais que a tornam possível, tanto gerando e fazendo o intercâmbio de conhecimentos a partir da própria prática, como processando o conhecimento procedente de agentes internos ou organizações externas. Entre as conclusões, destaca-se a dicotomia do discurso dos empresários em reconhecer a importância do conhecimento como ativo estratégico e as ações efetivas e promotoras do processo de criação do conhecimento como: ausência de ambientes reconhecidos, estruturados, institucionalizados e propícios à criação e compartilhamento do conhecimento; a falta de criação do conhecimento de forma sistêmica, sistematizada e sustentada; a existência de atividades criadoras do conhecimento atuando de forma isolada e sem apoio institucional; e os baixos índices de colaboração dos integrantes das organizações no processo de criação do conhecimento. Em relação à aprendizagem organizacional, destaca-se ainda que ocorra de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Conclui-se que as empresas do segmento moveleiro da região noroeste do Rio Grande do Sul aprendem a partir das experiências vivenciadas no nível individual, pois ainda não aprenderam a estruturar processos para criar conhecimentos organizacionais e também não aprenderam a compartilhar e socializar experiências com outras organizações (aprendizagens no nível interorganizacional). 93 f. |
description |
A presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem em nível organizacional e a sua contribuição para a criação de conhecimento, inovação e consequente vantagem competitiva do segmento de móveis da região Fronteira Noroeste. Nesse estudo, o objetivo foi identificar e descrever o processo de aprendizagem organizacional nas empresas moveleira; investigando as práticas do processo de aprendizagem organizacional (aquisição interna e externa de conhecimentos) e analisar os impactos do processo de conversão do conhecimento (socialização e codificação de conhecimentos) na estratégia de competitividade das empresas investigadas. A investigação contempla as empresas do segmento de móveis situadas na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho conta com referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema. Incorpora entrevistas de gestores em três empresas, análise de dados secundários de 28 empresas, caracterizando-se como pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativo. A coleta de dados empíricos conta com a técnica de entrevistas semiestruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os três proprietários administradores das empresas, sendo em relação ao porte dos empreendimentos uma considerada como microempresa, outra pequena e uma média. Os resultados obtidos revelam que aprendizagem organizacional depende de novos padrões organizacionais, como a criação de interpretações de fatos e conhecimentos construídos socialmente tornando-se parte da organização, geradas internamente ou induzidas por agentes externos, sendo que a criação do conhecimento na dimensão organizacional da aprendizagem implica na criação de condições estruturais que a tornam possível, tanto gerando e fazendo o intercâmbio de conhecimentos a partir da própria prática, como processando o conhecimento procedente de agentes internos ou organizações externas. Entre as conclusões, destaca-se a dicotomia do discurso dos empresários em reconhecer a importância do conhecimento como ativo estratégico e as ações efetivas e promotoras do processo de criação do conhecimento como: ausência de ambientes reconhecidos, estruturados, institucionalizados e propícios à criação e compartilhamento do conhecimento; a falta de criação do conhecimento de forma sistêmica, sistematizada e sustentada; a existência de atividades criadoras do conhecimento atuando de forma isolada e sem apoio institucional; e os baixos índices de colaboração dos integrantes das organizações no processo de criação do conhecimento. Em relação à aprendizagem organizacional, destaca-se ainda que ocorra de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Conclui-se que as empresas do segmento moveleiro da região noroeste do Rio Grande do Sul aprendem a partir das experiências vivenciadas no nível individual, pois ainda não aprenderam a estruturar processos para criar conhecimentos organizacionais e também não aprenderam a compartilhar e socializar experiências com outras organizações (aprendizagens no nível interorganizacional). |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-27T21:15:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-27T21:15:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342 DMD_hdl_123456789/4342 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416082866896896 |