Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134 |
Resumo: | Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio. |
id |
UNIJ_58eadbbf8e08a9069cf66a84ca756af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6134 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPara além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente2019-08-1220172019-08-12T23:54:21Z2019-08-12T23:54:21ZEste escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio.99 f.Ciências humanas.Educação.Práxis Docente.Formação Continuada em Contexto.Portfólio.Registro.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134DMD_hdl_123456789/6134Trasel, Bruna Barbozaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruna%20Barboza%20Trasel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6134/1/Bruna%20Barboza%20Trasel.pdfapplication/pdf3493684http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6134/1/Bruna%20Barboza%20Trasel.pdff6867defcfbe71160c9333511e8367edMD5123456789_6134_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
title |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
spellingShingle |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente Trasel, Bruna Barboza Ciências humanas. Educação. Práxis Docente. Formação Continuada em Contexto. Portfólio. Registro. |
title_short |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
title_full |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
title_fullStr |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
title_full_unstemmed |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
title_sort |
Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente |
author |
Trasel, Bruna Barboza |
author_facet |
Trasel, Bruna Barboza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trasel, Bruna Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Práxis Docente. Formação Continuada em Contexto. Portfólio. Registro. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Práxis Docente. Formação Continuada em Contexto. Portfólio. Registro. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio. 99 f. |
description |
Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2019-08-12T23:54:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T23:54:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134 DMD_hdl_123456789/6134 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1642178080058376192 |