Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trasel, Bruna Barboza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134
Resumo: Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio.
id UNIJ_58eadbbf8e08a9069cf66a84ca756af9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6134
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPara além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente2019-08-1220172019-08-12T23:54:21Z2019-08-12T23:54:21ZEste escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio.99 f.Ciências humanas.Educação.Práxis Docente.Formação Continuada em Contexto.Portfólio.Registro.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134DMD_hdl_123456789/6134Trasel, Bruna Barbozaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruna%20Barboza%20Trasel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6134/1/Bruna%20Barboza%20Trasel.pdfapplication/pdf3493684http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6134/1/Bruna%20Barboza%20Trasel.pdff6867defcfbe71160c9333511e8367edMD5123456789_6134_12019-08-17T06:46:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
title Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
spellingShingle Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
Trasel, Bruna Barboza
Ciências humanas.
Educação.
Práxis Docente.
Formação Continuada em Contexto.
Portfólio.
Registro.
title_short Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
title_full Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
title_fullStr Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
title_full_unstemmed Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
title_sort Para além da formação continuada em contexto: o portfólio e o registro da práxis docente
author Trasel, Bruna Barboza
author_facet Trasel, Bruna Barboza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trasel, Bruna Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Práxis Docente.
Formação Continuada em Contexto.
Portfólio.
Registro.
topic Ciências humanas.
Educação.
Práxis Docente.
Formação Continuada em Contexto.
Portfólio.
Registro.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio.
99 f.
description Este escrito apresenta um conjunto de argumentos acerca do tema “Práxis Docente” tomando como referência de análise o Portfólio construído por professoras de Educação Infantil para o registro das formações continuadas em contexto realizadas no âmbito escolar de uma instituição de Educação Infantil do município de Ijuí-RS. Esta análise buscou encontrar vestígios de práxis nos registros das professoras, considerando a formação continuada em contexto como possibilidade de práxis docente. Isto se fez possível a partir de um estudo em profundidade sobre o conceito de práxis, perpassando autores como Karl Marx e Friederich Engels, Sanchéz Vazquez, Edgar Morin e Paulo Freire, e, de formação continuada em contexto, referenciando o desenvolvimento profissional praxiológico proposto por Júlia Oliveira-Formosinho, seguido da discussão sobre a importância do registro, enquanto memória das experiências vividas e problematizadas no cotidiano escolar, utilizando de pressupostos de Madalena Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Amanda C. T. Lopes. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação. O resultado da pesquisa demonstrou que as formações continuadas em contexto que discutem as ações pedagógicas realizadas pelos professores torna-se uma possibilidade de práxis docente, o que foi constatado com a análise dos registros constados no Portfólio.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2019-08-12T23:54:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134
DMD_hdl_123456789/6134
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6134
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1642178080058376192