Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Reinaldo Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2150
Resumo: O presente trabalho tem como temática, desenvolver o esporte coletivo Futebol Americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no primeiro ano do ensino médio, com uma unidade didática de 20hs. Este esporte poderá ser aplicado pelos professores de Educação Física em suas aulas, como uma opção a mais e inovadora para atrair a atenção e maior participação de seus alunos. Com a ênfase no desenvolvimento da aptidão física do aluno, o professor no momento de ensinar e praticar o esporte terá que esclarecer ao aluno que com esta pratica esportiva estará automaticamente fazendo uma atividade física na qual o aluno precisará adquirir o conhecimento teórico das técnicas, táticas esportivas e das regras oficiais do jogo, bem como na pratica, o professor poderá aplicar e desenvolver jogos adaptados relacionados com este esporte. Lembrando ao professor que deverá sempre levar em consideração a preocupação com o desenvolvimento dos seus alunos em sua plenitude. Na organização das aulas desenvolverei os saberes corporais e os saberes conceituais, já com vistas à prática deste esporte, o professor deverá criar jogos adaptados que imitam, ou seja, similares as situações do jogo oficial. Pensando nisto desenvolvi um jogo adaptado 6 X 6 (seis jogadores na defesa e seis jogadores no ataque), que possibilitara ao aluno vivenciar todas as situações no jogo adaptado mais próximo da realidade do jogo oficial. Neste jogo adaptado o aluno poderá ser jogador, árbitro ou avaliador (aluno que observa as atitudes dos jogadores e árbitros e faz as devidas anotações destes durante o jogo). Baseado nos autores Fernando González e Valter Bracht, acredito que os professores sempre devem proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer esportes pouco conhecido culturalmente em nossas escolas, com a intenção de inovar as praticas esportivas, promovendo desta forma, benefícios físicos, psicológicos, social, de caráter multidimensional e a cultura corporal do movimento dos alunos.
id UNIJ_5bef665d16ecc2ec2e81d0817d4d991c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2150
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFutebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio2014-04-1020142014-04-10T12:31:47Z2014-04-10T12:31:47ZO presente trabalho tem como temática, desenvolver o esporte coletivo Futebol Americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no primeiro ano do ensino médio, com uma unidade didática de 20hs. Este esporte poderá ser aplicado pelos professores de Educação Física em suas aulas, como uma opção a mais e inovadora para atrair a atenção e maior participação de seus alunos. Com a ênfase no desenvolvimento da aptidão física do aluno, o professor no momento de ensinar e praticar o esporte terá que esclarecer ao aluno que com esta pratica esportiva estará automaticamente fazendo uma atividade física na qual o aluno precisará adquirir o conhecimento teórico das técnicas, táticas esportivas e das regras oficiais do jogo, bem como na pratica, o professor poderá aplicar e desenvolver jogos adaptados relacionados com este esporte. Lembrando ao professor que deverá sempre levar em consideração a preocupação com o desenvolvimento dos seus alunos em sua plenitude. Na organização das aulas desenvolverei os saberes corporais e os saberes conceituais, já com vistas à prática deste esporte, o professor deverá criar jogos adaptados que imitam, ou seja, similares as situações do jogo oficial. Pensando nisto desenvolvi um jogo adaptado 6 X 6 (seis jogadores na defesa e seis jogadores no ataque), que possibilitara ao aluno vivenciar todas as situações no jogo adaptado mais próximo da realidade do jogo oficial. Neste jogo adaptado o aluno poderá ser jogador, árbitro ou avaliador (aluno que observa as atitudes dos jogadores e árbitros e faz as devidas anotações destes durante o jogo). Baseado nos autores Fernando González e Valter Bracht, acredito que os professores sempre devem proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer esportes pouco conhecido culturalmente em nossas escolas, com a intenção de inovar as praticas esportivas, promovendo desta forma, benefícios físicos, psicológicos, social, de caráter multidimensional e a cultura corporal do movimento dos alunos.84 f.Ensino médioUnidade didáticaFutebol americanoEducação físicaCiências da Saúdehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2150DMD_hdl_123456789/2150Soares, Reinaldo Piresporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessreinaldo%20-%20futebol%20americano%20enquanto%20conteudo%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20f.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2150/1/reinaldo%20-%20futebol%20americano%20enquanto%20conteudo%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20f.pdfapplication/pdf7168221http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2150/1/reinaldo%20-%20futebol%20americano%20enquanto%20conteudo%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20f.pdf84786df9049b680f3daa17977506bb13MD5123456789_2150_12019-01-21T12:44:14Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
title Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
spellingShingle Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
Soares, Reinaldo Pires
Ensino médio
Unidade didática
Futebol americano
Educação física
Ciências da Saúde
title_short Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
title_full Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
title_fullStr Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
title_full_unstemmed Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
title_sort Futebol americano enquanto conteúdo na educação física escolar do ensino médio
author Soares, Reinaldo Pires
author_facet Soares, Reinaldo Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Reinaldo Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Unidade didática
Futebol americano
Educação física
Ciências da Saúde
topic Ensino médio
Unidade didática
Futebol americano
Educação física
Ciências da Saúde
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como temática, desenvolver o esporte coletivo Futebol Americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no primeiro ano do ensino médio, com uma unidade didática de 20hs. Este esporte poderá ser aplicado pelos professores de Educação Física em suas aulas, como uma opção a mais e inovadora para atrair a atenção e maior participação de seus alunos. Com a ênfase no desenvolvimento da aptidão física do aluno, o professor no momento de ensinar e praticar o esporte terá que esclarecer ao aluno que com esta pratica esportiva estará automaticamente fazendo uma atividade física na qual o aluno precisará adquirir o conhecimento teórico das técnicas, táticas esportivas e das regras oficiais do jogo, bem como na pratica, o professor poderá aplicar e desenvolver jogos adaptados relacionados com este esporte. Lembrando ao professor que deverá sempre levar em consideração a preocupação com o desenvolvimento dos seus alunos em sua plenitude. Na organização das aulas desenvolverei os saberes corporais e os saberes conceituais, já com vistas à prática deste esporte, o professor deverá criar jogos adaptados que imitam, ou seja, similares as situações do jogo oficial. Pensando nisto desenvolvi um jogo adaptado 6 X 6 (seis jogadores na defesa e seis jogadores no ataque), que possibilitara ao aluno vivenciar todas as situações no jogo adaptado mais próximo da realidade do jogo oficial. Neste jogo adaptado o aluno poderá ser jogador, árbitro ou avaliador (aluno que observa as atitudes dos jogadores e árbitros e faz as devidas anotações destes durante o jogo). Baseado nos autores Fernando González e Valter Bracht, acredito que os professores sempre devem proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer esportes pouco conhecido culturalmente em nossas escolas, com a intenção de inovar as praticas esportivas, promovendo desta forma, benefícios físicos, psicológicos, social, de caráter multidimensional e a cultura corporal do movimento dos alunos.
84 f.
description O presente trabalho tem como temática, desenvolver o esporte coletivo Futebol Americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no primeiro ano do ensino médio, com uma unidade didática de 20hs. Este esporte poderá ser aplicado pelos professores de Educação Física em suas aulas, como uma opção a mais e inovadora para atrair a atenção e maior participação de seus alunos. Com a ênfase no desenvolvimento da aptidão física do aluno, o professor no momento de ensinar e praticar o esporte terá que esclarecer ao aluno que com esta pratica esportiva estará automaticamente fazendo uma atividade física na qual o aluno precisará adquirir o conhecimento teórico das técnicas, táticas esportivas e das regras oficiais do jogo, bem como na pratica, o professor poderá aplicar e desenvolver jogos adaptados relacionados com este esporte. Lembrando ao professor que deverá sempre levar em consideração a preocupação com o desenvolvimento dos seus alunos em sua plenitude. Na organização das aulas desenvolverei os saberes corporais e os saberes conceituais, já com vistas à prática deste esporte, o professor deverá criar jogos adaptados que imitam, ou seja, similares as situações do jogo oficial. Pensando nisto desenvolvi um jogo adaptado 6 X 6 (seis jogadores na defesa e seis jogadores no ataque), que possibilitara ao aluno vivenciar todas as situações no jogo adaptado mais próximo da realidade do jogo oficial. Neste jogo adaptado o aluno poderá ser jogador, árbitro ou avaliador (aluno que observa as atitudes dos jogadores e árbitros e faz as devidas anotações destes durante o jogo). Baseado nos autores Fernando González e Valter Bracht, acredito que os professores sempre devem proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer esportes pouco conhecido culturalmente em nossas escolas, com a intenção de inovar as praticas esportivas, promovendo desta forma, benefícios físicos, psicológicos, social, de caráter multidimensional e a cultura corporal do movimento dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-10
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-04-10T12:31:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-10T12:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2150
DMD_hdl_123456789/2150
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2150
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414081454080000