Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575 |
Resumo: | As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala. |
id |
UNIJ_5e1e8a5cc8ea3bb63ab58e18b583b172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1575 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental2013-03-2220132013-03-22T19:45:13Z2013-03-22T19:45:13ZAs características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala.49 f.Geografia escolarPesquisa de campo qualitativaPráticas educativasGeografiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575DMD_hdl_123456789/1575Marasca, Maristelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscritos%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1575/1/Escritos%20TCC.pdfapplication/pdf806887http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1575/1/Escritos%20TCC.pdf2c4859cdd54d2f0885e751edf440df8aMD5123456789_1575_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
title |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental Marasca, Maristela Geografia escolar Pesquisa de campo qualitativa Práticas educativas Geografia Ciências humanas |
title_short |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
title_full |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
title_sort |
Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental |
author |
Marasca, Maristela |
author_facet |
Marasca, Maristela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marasca, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Pesquisa de campo qualitativa Práticas educativas Geografia Ciências humanas |
topic |
Geografia escolar Pesquisa de campo qualitativa Práticas educativas Geografia Ciências humanas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala. 49 f. |
description |
As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-03-22T19:45:13Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-22T19:45:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575 DMD_hdl_123456789/1575 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413527182049280 |