Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marasca, Maristela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575
Resumo: As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala.
id UNIJ_5e1e8a5cc8ea3bb63ab58e18b583b172
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1575
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOs desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental2013-03-2220132013-03-22T19:45:13Z2013-03-22T19:45:13ZAs características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala.49 f.Geografia escolarPesquisa de campo qualitativaPráticas educativasGeografiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575DMD_hdl_123456789/1575Marasca, Maristelaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscritos%20TCC.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1575/1/Escritos%20TCC.pdfapplication/pdf806887http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1575/1/Escritos%20TCC.pdf2c4859cdd54d2f0885e751edf440df8aMD5123456789_1575_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
title Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
spellingShingle Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
Marasca, Maristela
Geografia escolar
Pesquisa de campo qualitativa
Práticas educativas
Geografia
Ciências humanas
title_short Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
title_full Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
title_fullStr Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
title_sort Os desafios da geografia no 6° ano do ensino fundamental
author Marasca, Maristela
author_facet Marasca, Maristela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marasca, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Pesquisa de campo qualitativa
Práticas educativas
Geografia
Ciências humanas
topic Geografia escolar
Pesquisa de campo qualitativa
Práticas educativas
Geografia
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala.
49 f.
description As características inerentes da geografia escolar praticada no 6º Ano do Ensino Fundamental, sempre me despertaram preocupação, provocando indagações, por apresentar-se de maneira isolada do cotidiano e de modo superficial, dificultando a aprendizagem . Em “Os Desafios da Geografia no 6º Ano do Ensino Fundamental”, planejei conhecer a trajetória de professores atuantes em geografia e seu contexto educacional, dificuldades e problemas encontrados nesta série/ano para a instrumentalização do conhecimento geográfico, o currículo nas escolas, para uma análise das práticas educativas, recursos utilizados para o diálogo da ciência geográfica com a leitura do mundo. A metodologia eleita para a realização do trabalho foi uma pesquisa de campo empírica qualitativa com uma abordagem humanista. O trabalho iniciou com pesquisas, elaboração de questionários/ entrevistas que nortearam a análise das representações relacionadas ao ensino da geografia neste período, que resultou em ações e sugestões e recursos metodológicos para o ensino de geografia. Diversos fatores interferem diretamente na desvalorização da geografia escolar e nas práticas dos professores que atuam diretamente com estes alunos, portanto é essencial o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo com o alfabetizar geograficamente, desenvolvendo a capacidade de observar, ler e compreender o meio. A transição para o 6º Ano envolve o encantamento, a intimidade e a capacidade de abstração da disciplina, tendo o aluno como sujeito e o professor como mediador para a construção do ensino aprendizagem que permite compreender a dinâmica do espaço social em qualquer escala.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-22
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-03-22T19:45:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-22T19:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575
DMD_hdl_123456789/1575
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1575
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413527182049280