Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6560 |
Resumo: | As preocupações com os setores ambientais e econômicos, fez com que os veículos elétricos ganhassem espaço no mercado automotivo no último século. Em grande parte, devido as tecnologias embarcadas aos automóveis, cita-se a frenagem regenerativa e as máquinas elétricas de alta eficiência. A indústria nacional de forma geral não tem impacto no desenvolvimento de tecnologias nesta área. Desta forma, este trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema para o acionamento e controle de máquinas brushless de corrente contínua (BLDC), voltada para a aplicação automotiva. No decorrer da pesquisa é explorado o estado da arte de veículos elétricos, analisando de forma ampla as tecnologias utilizadas. Também é feito um estudo acerca da máquina BLDC, no que diz respeito ao processo de controle e acionamento. Além disso, apresenta-se o desenvolvimento prático do sistema, detalhando o projeto do hardware, firmware e a interface gráfica para controle remoto e supervisão, bem como, o projeto do controlador de velocidade e corrente. Por fim, são realizados testes de bancada, para validação do funcionamento do sistema. |
id |
UNIJ_602a2f56bae6887166480d8f74a13cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6560 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProjeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos2020-03-0220192020-03-02T22:31:11Z2020-03-02T22:31:11ZAs preocupações com os setores ambientais e econômicos, fez com que os veículos elétricos ganhassem espaço no mercado automotivo no último século. Em grande parte, devido as tecnologias embarcadas aos automóveis, cita-se a frenagem regenerativa e as máquinas elétricas de alta eficiência. A indústria nacional de forma geral não tem impacto no desenvolvimento de tecnologias nesta área. Desta forma, este trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema para o acionamento e controle de máquinas brushless de corrente contínua (BLDC), voltada para a aplicação automotiva. No decorrer da pesquisa é explorado o estado da arte de veículos elétricos, analisando de forma ampla as tecnologias utilizadas. Também é feito um estudo acerca da máquina BLDC, no que diz respeito ao processo de controle e acionamento. Além disso, apresenta-se o desenvolvimento prático do sistema, detalhando o projeto do hardware, firmware e a interface gráfica para controle remoto e supervisão, bem como, o projeto do controlador de velocidade e corrente. Por fim, são realizados testes de bancada, para validação do funcionamento do sistema.103 f.Engenharia.Engenharia elétrica.Máquina Brushless.Veículos elétricos.Frenagem regenerativa.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6560DMD_hdl_123456789/6560Viera, Leonardo Antônio Brumporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo%20Ant%c3%b4nio%20Brum%20Viera.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6560/1/Leonardo%20Ant%c3%b4nio%20Brum%20Viera.pdfapplication/pdf4082376http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6560/1/Leonardo%20Ant%c3%b4nio%20Brum%20Viera.pdf894d382a1b069a19d448f6a62d8b0d2dMD5123456789_6560_12020-03-07T07:21:29Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
title |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
spellingShingle |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos Viera, Leonardo Antônio Brum Engenharia. Engenharia elétrica. Máquina Brushless. Veículos elétricos. Frenagem regenerativa. |
title_short |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
title_full |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
title_fullStr |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
title_full_unstemmed |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
title_sort |
Projeto e implementação de um sistema de tração com freio regenerativo para veiculos elétricos |
author |
Viera, Leonardo Antônio Brum |
author_facet |
Viera, Leonardo Antônio Brum |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viera, Leonardo Antônio Brum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia. Engenharia elétrica. Máquina Brushless. Veículos elétricos. Frenagem regenerativa. |
topic |
Engenharia. Engenharia elétrica. Máquina Brushless. Veículos elétricos. Frenagem regenerativa. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As preocupações com os setores ambientais e econômicos, fez com que os veículos elétricos ganhassem espaço no mercado automotivo no último século. Em grande parte, devido as tecnologias embarcadas aos automóveis, cita-se a frenagem regenerativa e as máquinas elétricas de alta eficiência. A indústria nacional de forma geral não tem impacto no desenvolvimento de tecnologias nesta área. Desta forma, este trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema para o acionamento e controle de máquinas brushless de corrente contínua (BLDC), voltada para a aplicação automotiva. No decorrer da pesquisa é explorado o estado da arte de veículos elétricos, analisando de forma ampla as tecnologias utilizadas. Também é feito um estudo acerca da máquina BLDC, no que diz respeito ao processo de controle e acionamento. Além disso, apresenta-se o desenvolvimento prático do sistema, detalhando o projeto do hardware, firmware e a interface gráfica para controle remoto e supervisão, bem como, o projeto do controlador de velocidade e corrente. Por fim, são realizados testes de bancada, para validação do funcionamento do sistema. 103 f. |
description |
As preocupações com os setores ambientais e econômicos, fez com que os veículos elétricos ganhassem espaço no mercado automotivo no último século. Em grande parte, devido as tecnologias embarcadas aos automóveis, cita-se a frenagem regenerativa e as máquinas elétricas de alta eficiência. A indústria nacional de forma geral não tem impacto no desenvolvimento de tecnologias nesta área. Desta forma, este trabalho objetiva o desenvolvimento de um sistema para o acionamento e controle de máquinas brushless de corrente contínua (BLDC), voltada para a aplicação automotiva. No decorrer da pesquisa é explorado o estado da arte de veículos elétricos, analisando de forma ampla as tecnologias utilizadas. Também é feito um estudo acerca da máquina BLDC, no que diz respeito ao processo de controle e acionamento. Além disso, apresenta-se o desenvolvimento prático do sistema, detalhando o projeto do hardware, firmware e a interface gráfica para controle remoto e supervisão, bem como, o projeto do controlador de velocidade e corrente. Por fim, são realizados testes de bancada, para validação do funcionamento do sistema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-03-02T22:31:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-02T22:31:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6560 DMD_hdl_123456789/6560 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6560 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1660665418691379200 |