Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danieli Baumhardt da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523
Resumo: A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.
id UNIJ_608cc2cca13df235b07ae65f78d9067a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6523
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTrabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 20192020-02-2120192020-02-21T23:55:04Z2020-02-21T23:55:04ZA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.24 f.Ciências Exatas e da TerraMatemática.TCCs.Níveis de ensino.Temáticas.Metodologias.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523DMD_hdl_123456789/6523Silva, Danieli Baumhardt daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6523/1/Danieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfapplication/pdf364136http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6523/1/Danieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfb5e67f304696d22044d3e47a09eed0b6MD5123456789_6523_12020-02-22T06:50:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
title Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
spellingShingle Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
Silva, Danieli Baumhardt da
Ciências Exatas e da Terra
Matemática.
TCCs.
Níveis de ensino.
Temáticas.
Metodologias.
title_short Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
title_full Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
title_fullStr Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
title_full_unstemmed Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
title_sort Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
author Silva, Danieli Baumhardt da
author_facet Silva, Danieli Baumhardt da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danieli Baumhardt da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática.
TCCs.
Níveis de ensino.
Temáticas.
Metodologias.
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática.
TCCs.
Níveis de ensino.
Temáticas.
Metodologias.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.
24 f.
description A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-21T23:55:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-21T23:55:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523
DMD_hdl_123456789/6523
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659367305575923712