Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523 |
Resumo: | A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria. |
id |
UNIJ_608cc2cca13df235b07ae65f78d9067a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6523 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTrabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 20192020-02-2120192020-02-21T23:55:04Z2020-02-21T23:55:04ZA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.24 f.Ciências Exatas e da TerraMatemática.TCCs.Níveis de ensino.Temáticas.Metodologias.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523DMD_hdl_123456789/6523Silva, Danieli Baumhardt daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6523/1/Danieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfapplication/pdf364136http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6523/1/Danieli%20Baumhardt%20da%20Silva.pdfb5e67f304696d22044d3e47a09eed0b6MD5123456789_6523_12020-02-22T06:50:32Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
title |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
spellingShingle |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 Silva, Danieli Baumhardt da Ciências Exatas e da Terra Matemática. TCCs. Níveis de ensino. Temáticas. Metodologias. |
title_short |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
title_full |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
title_fullStr |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
title_full_unstemmed |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
title_sort |
Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019 |
author |
Silva, Danieli Baumhardt da |
author_facet |
Silva, Danieli Baumhardt da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danieli Baumhardt da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática. TCCs. Níveis de ensino. Temáticas. Metodologias. |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática. TCCs. Níveis de ensino. Temáticas. Metodologias. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria. 24 f. |
description |
A presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2020-02-21T23:55:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-21T23:55:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523 DMD_hdl_123456789/6523 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6523 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659367305575923712 |