Formação de professores na graduação articulada à produção de currículo de ensino de química: contribuições da situação de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Jaqueline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1842
Resumo: Este estudo discute a formação de professores no contexto do curso de Licenciatura em Química da Unijuí, no qual se articula na formação dos licenciandos à produção da proposta curricular denominada Situação de Estudo (SE), nos componentes disciplinares Estágios Curriculares Supervisionados. Teve como objetivos investigar, analisar e compreender se as disciplinas de Estágio proporcionam competências básicas para que os licenciandos produzam propostas curriculares como as SE e qual o nível de qualidade que atingem essas produções, mapeando conteúdos/assuntos mais escolhidos pelos licenciandos para suas elaborações e se estes contemplam os conteúdos escolares no nível de ensino adequado, além de identificar problemas, em SE já produzidas, que persistem para contemplar os princípios de organização curricular recomendados segundo documentos oficiais e implicações da pesquisa educacional sobre o tema. Metodologicamente, a investigação configura-se em Estudo de Caso, e os dados foram produzidos a partir das SE elaboradas pelos licenciandos no curso de Licenciatura em Química, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV: Ensino de Química I, nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Para analisar os dados obtidos foram construídos três focos temáticos: contexto da SE; conteúdos/conceitos contemplados na SE; recursos de apoio para a produção de SE. Os dados foram produzidos e organizados segundo princípios da Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011). Dentre os resultados da pesquisa, evidenciei que as temáticas escolhidas pelos licenciandos são as mais variadas, mas os temas mais escolhidos foram os que possibilitam inserir conteúdos a serem desenvolvidos no 3º ano do Ensino Médio. Encontrei indícios de que a escolha dos conteúdos do 3º ano está relacionado ao fato de serem compreendidos como mais próximos a fenômenos e situações do cotidiano, além de serem considerados mais fáceis no nível que são exigidos no Ensino Médio. De forma geral, constatei dificuldades para articular conhecimentos do cotidiano com conhecimentos científicos, o que pode prejudicar no desenvolvimento do ensino contextualizado, algo importante para uma SE. Verifiquei que os licenciandos escolhem variadas ferramentas de mediação para elaborar sua SE, mas que ainda continuam utilizando mais o livro didático e também sites da Rede Mundial de Computadores. Concluo que o processo de elaboração de SE pode proporcionar autoria e autonomia do e ao futuro professor, mas para isso ele precisa ser ensinado e acompanhado. Sérias limitações ainda foram encontradas na elaboração de SE mais consistentes, que podem ser compreendidas como naturais, tendo em vista ser ainda uma prática inicial e nova o fato de o professor ver-se como autor de sua proposta curricular de forma explícita e inovadora.
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