O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711 |
Resumo: | Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente. |
id |
EDUL-1_5ba123512480b9e045f111a5775521de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/711 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIOformação docenteepistemologia e currículo em construção.formação docenteepistemologia e currículo em construção.Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 282-2982177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbramowicz, MereStano, Rita de Cássia M.T.Gonçalves, Yara Pires2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/711Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
title |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
spellingShingle |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO Abramowicz, Mere formação docente epistemologia e currículo em construção. formação docente epistemologia e currículo em construção. |
title_short |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
title_full |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
title_fullStr |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
title_full_unstemmed |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
title_sort |
O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO |
author |
Abramowicz, Mere |
author_facet |
Abramowicz, Mere Stano, Rita de Cássia M.T. Gonçalves, Yara Pires |
author_role |
author |
author2 |
Stano, Rita de Cássia M.T. Gonçalves, Yara Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere Stano, Rita de Cássia M.T. Gonçalves, Yara Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente epistemologia e currículo em construção. formação docente epistemologia e currículo em construção. |
topic |
formação docente epistemologia e currículo em construção. formação docente epistemologia e currículo em construção. |
description |
Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 282-298 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352325722112 |