O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abramowicz, Mere
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Stano, Rita de Cássia M.T., Gonçalves, Yara Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711
Resumo: Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.
id EDUL-1_5ba123512480b9e045f111a5775521de
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/711
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIOformação docenteepistemologia e currículo em construção.formação docenteepistemologia e currículo em construção.Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 282-2982177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbramowicz, MereStano, Rita de Cássia M.T.Gonçalves, Yara Pires2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/711Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
title O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
spellingShingle O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
Abramowicz, Mere
formação docente
epistemologia e currículo em construção.
formação docente
epistemologia e currículo em construção.
title_short O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
title_full O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
title_fullStr O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
title_full_unstemmed O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
title_sort O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
author Abramowicz, Mere
author_facet Abramowicz, Mere
Stano, Rita de Cássia M.T.
Gonçalves, Yara Pires
author_role author
author2 Stano, Rita de Cássia M.T.
Gonçalves, Yara Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abramowicz, Mere
Stano, Rita de Cássia M.T.
Gonçalves, Yara Pires
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
epistemologia e currículo em construção.
formação docente
epistemologia e currículo em construção.
topic formação docente
epistemologia e currículo em construção.
formação docente
epistemologia e currículo em construção.
description Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/711/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 282-298
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352325722112