A educação entre o dogmatismo e o relativismo: uma leitura de Vattimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6109 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta-se como uma reflexão (possível) sobre o pensamento do filósofo italiano, Gianni Vattimo, sobretudo, no que se refere à problemática da incorporação hermenêutica da obra de Friedrich Nietzsche em sua filosofia. Neste sentido, o estudo organiza-se, primeiramente, a partir da leitura geral que Vattimo faz de Nietzsche, demarcando, dentre outras coisas, o lugar do filósofo no tensionamento entre as ciências e as artes, ainda que, não se confundindo com as mesmas. O pano de fundo da reflexão, enquanto fio condutor, gira em torno da crítica da metafísica e, ao mesmo tempo, da inapreensibilidade da coisa em si, reconhecendo, desta maneira, a vocação niilista da hermenêutica, considerando, neste caso, o niilismo como interpretação e não enquanto descrição de um estado de fato. Em um segundo momento, o escrito envereda na perseguição dos rastros do conceito de niilismo deixados na tradição por Nietzsche, em que, explicita-se, o não-fundo e as tentativas de absolutismos no campo das “verdades” sobre o mundo, colocando a questão do realismo, do problema de nossas crenças e convicções e, nesta senda, de nossas buscas por certezas. No mais, e não menos importante, a peregrinação teórica aponta para a possibilidade de pensarmos a ideia de uma educação ao mesmo tempo normativa e niilista, posicionada, deste modo, entre o dogmatismo e o relativismo. |
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A presente dissertação apresenta-se como uma reflexão (possível) sobre o pensamento do filósofo italiano, Gianni Vattimo, sobretudo, no que se refere à problemática da incorporação hermenêutica da obra de Friedrich Nietzsche em sua filosofia. Neste sentido, o estudo organiza-se, primeiramente, a partir da leitura geral que Vattimo faz de Nietzsche, demarcando, dentre outras coisas, o lugar do filósofo no tensionamento entre as ciências e as artes, ainda que, não se confundindo com as mesmas. O pano de fundo da reflexão, enquanto fio condutor, gira em torno da crítica da metafísica e, ao mesmo tempo, da inapreensibilidade da coisa em si, reconhecendo, desta maneira, a vocação niilista da hermenêutica, considerando, neste caso, o niilismo como interpretação e não enquanto descrição de um estado de fato. Em um segundo momento, o escrito envereda na perseguição dos rastros do conceito de niilismo deixados na tradição por Nietzsche, em que, explicita-se, o não-fundo e as tentativas de absolutismos no campo das “verdades” sobre o mundo, colocando a questão do realismo, do problema de nossas crenças e convicções e, nesta senda, de nossas buscas por certezas. No mais, e não menos importante, a peregrinação teórica aponta para a possibilidade de pensarmos a ideia de uma educação ao mesmo tempo normativa e niilista, posicionada, deste modo, entre o dogmatismo e o relativismo. |
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