“Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992 |
Resumo: | Este estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis“Pensamento fraco” e educação: uma leitura de Vattimo2018-05-0720152018-05-08T00:19:24Z2018-05-08T00:19:24ZEste estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere.83 f.Ciências humanas.Educação.Pensamento fraco.Hermenêutica.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4992DMD_hdl_123456789/4992Rigo, José Rogérioporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4992/1/Jos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfapplication/pdf732132http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4992/1/Jos%c3%a9%20Rog%c3%a9rio%20Rigo.pdfc6999f39f213857ddc25ec068034985bMD5123456789_4992_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
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Este estudo reflete a filosofia que Gianni Vattimo denominou pensamento fraco, no qual está incluída a problemática acerca da vocação niilista da hermenêutica, ao pressupor a ideia de que, a hermenêutica, deve orientar-se a partir do reconhecimento do sujeito ao assumir uma postura niilista ativa, ou seja, que cada experiência de verdade seja uma articulação interpretativa de uma pré-compreensão na qual somos colocados pelo fato mesmo de existirmos enquanto seres-no-mundo. Neste caso, o niilismo é interpretação e não descrição de um estado de fato. Ademais, e não menos importante, aborda-se seus desdobramentos políticos e educacionais, em que se reflete amiúde a abordagem do respetivo estudo orientando-se a partir da perspectiva de situar a hermenêutica como paradigma para a educação, na tentativa de, a partir de Vattimo, refletir sobre a passagem do plano epistemológico para o plano hermenêutico, tal qual o mesmo sugere. |
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