Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133592 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização. |
id |
UFRGS-2_93e71dcb057293695747c8f883968459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133592 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Naira Gislaine CooperPiccoli, Luciana2016-03-10T02:04:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/133592000985109Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização.application/pdfporLeitorEstratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985109.pdf000985109.pdfTexto completoapplication/pdf1490516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/1/000985109.pdf5da471f37d7e7ea52d60ae868e6e7e4aMD51TEXT000985109.pdf.txt000985109.pdf.txtExtracted Texttext/plain131367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/2/000985109.pdf.txt6cd2ad6fc9519f48862ba2e0f399d01cMD52THUMBNAIL000985109.pdf.jpg000985109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/3/000985109.pdf.jpg214d596a0e725b047516598b420a603fMD5310183/1335922018-10-26 10:09:23.007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
title |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização Carvalho, Naira Gislaine Cooper Leitor |
title_short |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
title_full |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
title_sort |
Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização |
author |
Carvalho, Naira Gislaine Cooper |
author_facet |
Carvalho, Naira Gislaine Cooper |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Naira Gislaine Cooper |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitor |
topic |
Leitor |
description |
Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-10T02:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985109 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133592 |
identifier_str_mv |
000985109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/1/000985109.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/2/000985109.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/3/000985109.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5da471f37d7e7ea52d60ae868e6e7e4a 6cd2ad6fc9519f48862ba2e0f399d01c 214d596a0e725b047516598b420a603f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224499527417856 |