Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Naira Gislaine Cooper
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133592
Resumo: Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização.
id UFRGS-2_93e71dcb057293695747c8f883968459
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133592
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Naira Gislaine CooperPiccoli, Luciana2016-03-10T02:04:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/133592000985109Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização.application/pdfporLeitorEstratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985109.pdf000985109.pdfTexto completoapplication/pdf1490516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/1/000985109.pdf5da471f37d7e7ea52d60ae868e6e7e4aMD51TEXT000985109.pdf.txt000985109.pdf.txtExtracted Texttext/plain131367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/2/000985109.pdf.txt6cd2ad6fc9519f48862ba2e0f399d01cMD52THUMBNAIL000985109.pdf.jpg000985109.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/3/000985109.pdf.jpg214d596a0e725b047516598b420a603fMD5310183/1335922018-10-26 10:09:23.007oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
title Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
spellingShingle Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
Carvalho, Naira Gislaine Cooper
Leitor
title_short Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
title_full Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
title_fullStr Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
title_sort Estratégias didáticas para a aformação do leitor literário no ciclo de alfabetização
author Carvalho, Naira Gislaine Cooper
author_facet Carvalho, Naira Gislaine Cooper
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Naira Gislaine Cooper
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccoli, Luciana
contributor_str_mv Piccoli, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor
topic Leitor
description Este trabalho tem como tema estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras para a formação do leitor literário no ciclo de alfabetização. A pesquisa se insere nos campos da Leitura e da Literatura. O principal objetivo deste trabalho é analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Porto Alegre para a formação do leitor literário. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se os estudos de Teresa Colomer sobre a formação do leitor literário, os de Delia Lerner sobre o ensino de leitura nas escolas e os de Kenneth Goodman acerca do processo de construção da leitura. A partir dos dados gerados, foram elencadas as principais estratégias observadas visando a formação do leitor literário. Essas estratégias foram agrupadas em seis eixos, considerando as semelhanças entre as propostas desenvolvidas pelas professoras: estratégias prévias à leitura, de contação, de reconto oral, de jogos e brincadeiras com a linguagem, de leitura pedagógica e de leitura deleite. Como resultados direcionados à formação do leitor, destaca-se a articulação entre tais estratégias didáticas nas atividades propostas pelas professoras, o caráter socializador da literatura, a importância de um acervo literário, na escola, variado e de qualidade, associado a um ambiente de leitura acolhedor. Foi evidenciado, ainda, que as estratégias utilizadas podem contribuir para a formação do leitor literário e, paralelamente, ao desenvolvimento dos processos de leitura requisitados na alfabetização.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985109
url http://hdl.handle.net/10183/133592
identifier_str_mv 000985109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/1/000985109.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/2/000985109.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133592/3/000985109.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5da471f37d7e7ea52d60ae868e6e7e4a
6cd2ad6fc9519f48862ba2e0f399d01c
214d596a0e725b047516598b420a603f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499527417856