Crianças e adultos: marcas de uma relação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5846 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a infância e sua singularidade. Pretende discutir a criança e a chamada cultura infantil, refletindo sobre o significado dos adultos (família e escola) cuidar/educar as crianças como sujeitos que criam cultura. Enfatiza as contradições da sociedade contemporânea no que se refere aos papeis dos adultos no desenvolvimento e formação das crianças e aponta a necessidade dos adultos olharem o mundo a partir do ponto de vista das crianças entendendo-a como produto e produtora de cultura. A metodologia privilegiou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A primeira objetivou a ampliação dos conceitos de criança, infância, cultura infantil e do papel do adulto enquanto mediador da inserção da criança no mundo em que vive. Esta pesquisa explorativa caracterizou-se pelo diálogo com pesquisadores e educadores da infância, entre os quais se destacam Fensterseifert (2008), Friedmann (2013), Franco (2002), Savater (2000) entre outros. A pesquisa de campo, visando a busca de confirmações, tensões, contradições e/ou ilustrações das leituras realizadas, se caracterizou como uma observação de uma turma de crianças da pré-escola de 4 e 5 anos em uma Escola Infantil do município de Alecrim e de entrevistas com crianças, pais e professora com intuito de compartilhar seus entendimentos, preocupações e perspectivas acerca do mundo, e a relação entre eles e a sociedade em que vivem. Considera-se que as crianças são fortalecidas quando família e escola desempenham seus papeis em conjunto, família fazendo papel de educação para que as crianças consigam se socializarem na escola. Assim a escola consegue atender todas as demanda que a sociedade lhes impõe. |
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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a infância e sua singularidade. Pretende discutir a criança e a chamada cultura infantil, refletindo sobre o significado dos adultos (família e escola) cuidar/educar as crianças como sujeitos que criam cultura. Enfatiza as contradições da sociedade contemporânea no que se refere aos papeis dos adultos no desenvolvimento e formação das crianças e aponta a necessidade dos adultos olharem o mundo a partir do ponto de vista das crianças entendendo-a como produto e produtora de cultura. A metodologia privilegiou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A primeira objetivou a ampliação dos conceitos de criança, infância, cultura infantil e do papel do adulto enquanto mediador da inserção da criança no mundo em que vive. Esta pesquisa explorativa caracterizou-se pelo diálogo com pesquisadores e educadores da infância, entre os quais se destacam Fensterseifert (2008), Friedmann (2013), Franco (2002), Savater (2000) entre outros. A pesquisa de campo, visando a busca de confirmações, tensões, contradições e/ou ilustrações das leituras realizadas, se caracterizou como uma observação de uma turma de crianças da pré-escola de 4 e 5 anos em uma Escola Infantil do município de Alecrim e de entrevistas com crianças, pais e professora com intuito de compartilhar seus entendimentos, preocupações e perspectivas acerca do mundo, e a relação entre eles e a sociedade em que vivem. Considera-se que as crianças são fortalecidas quando família e escola desempenham seus papeis em conjunto, família fazendo papel de educação para que as crianças consigam se socializarem na escola. Assim a escola consegue atender todas as demanda que a sociedade lhes impõe. 29 f. |
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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre a infância e sua singularidade. Pretende discutir a criança e a chamada cultura infantil, refletindo sobre o significado dos adultos (família e escola) cuidar/educar as crianças como sujeitos que criam cultura. Enfatiza as contradições da sociedade contemporânea no que se refere aos papeis dos adultos no desenvolvimento e formação das crianças e aponta a necessidade dos adultos olharem o mundo a partir do ponto de vista das crianças entendendo-a como produto e produtora de cultura. A metodologia privilegiou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A primeira objetivou a ampliação dos conceitos de criança, infância, cultura infantil e do papel do adulto enquanto mediador da inserção da criança no mundo em que vive. Esta pesquisa explorativa caracterizou-se pelo diálogo com pesquisadores e educadores da infância, entre os quais se destacam Fensterseifert (2008), Friedmann (2013), Franco (2002), Savater (2000) entre outros. A pesquisa de campo, visando a busca de confirmações, tensões, contradições e/ou ilustrações das leituras realizadas, se caracterizou como uma observação de uma turma de crianças da pré-escola de 4 e 5 anos em uma Escola Infantil do município de Alecrim e de entrevistas com crianças, pais e professora com intuito de compartilhar seus entendimentos, preocupações e perspectivas acerca do mundo, e a relação entre eles e a sociedade em que vivem. Considera-se que as crianças são fortalecidas quando família e escola desempenham seus papeis em conjunto, família fazendo papel de educação para que as crianças consigam se socializarem na escola. Assim a escola consegue atender todas as demanda que a sociedade lhes impõe. |
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