A contribuição de uma biblioteca universitária para a gestão do conhecimento: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4323 |
Resumo: | Diante da sociedade do conhecimento na qual se vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas, as bibliotecas precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva. O estudo sobre a Gestão do Conhecimento desenvolvida no contexto de bibliotecas universitárias, utilizando como objeto de estudo a Biblioteca setorial do Centro de Ensino Superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina, aplicando o instrumento de pesquisa com sua coordenadora. Esta pesquisa tem como objetivo geral, identificar as iniciativas de Gestão do Conhecimento desenvolvidas na rotina de trabalho da Biblioteca do Centro de Educação Superior do Oeste - CEO da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Já os específicos são: identificar como a biblioteca desenvolve uma gestão estratégica voltada à GC; analisar os processos da GC existentes na biblioteca; verificar se a biblioteca possui elementos que proporcionem o suporte organizacional aos processos da GC; reconhecer o potencial da biblioteca setorial do CEO para desenvolver a GC. Verifica se a biblioteca desenvolve a sua gestão estratégica voltada para à Gestão do Conhecimento, os processos da Gestão do Conhecimento, além de elementos que proporcionem o suporte organizacional necessário aos processos da Gestão do Conhecimento. Adota como metodologia o estudo observacional, e como instrumento de coleta de dados o diagnóstico de Gestão do Conhecimento em bibliotecas universitárias desenvolvido por Castro (2005), o instrumento proposto envolve a gestão estratégica da biblioteca universitária com os seus processos essenciais, o processo de gestão do conhecimento e os suportes organizacionais. Concomitantemente, são apresentados requisitos que possibilitam a identificação de iniciativas e práticas de gestão do conhecimento, com o intuito de auxiliar na sua utilização, discussão e aplicação em bibliotecas universitárias. Constatou que mesmo sem possuir a Gestão do Conhecimento implantada formalmente, a biblioteca possui diversas iniciativas já consolidadas, facilitando o início de um projeto de Gestão do Conhecimento. |
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Diante da sociedade do conhecimento na qual se vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas, as bibliotecas precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva. O estudo sobre a Gestão do Conhecimento desenvolvida no contexto de bibliotecas universitárias, utilizando como objeto de estudo a Biblioteca setorial do Centro de Ensino Superior do Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina, aplicando o instrumento de pesquisa com sua coordenadora. Esta pesquisa tem como objetivo geral, identificar as iniciativas de Gestão do Conhecimento desenvolvidas na rotina de trabalho da Biblioteca do Centro de Educação Superior do Oeste - CEO da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Já os específicos são: identificar como a biblioteca desenvolve uma gestão estratégica voltada à GC; analisar os processos da GC existentes na biblioteca; verificar se a biblioteca possui elementos que proporcionem o suporte organizacional aos processos da GC; reconhecer o potencial da biblioteca setorial do CEO para desenvolver a GC. Verifica se a biblioteca desenvolve a sua gestão estratégica voltada para à Gestão do Conhecimento, os processos da Gestão do Conhecimento, além de elementos que proporcionem o suporte organizacional necessário aos processos da Gestão do Conhecimento. Adota como metodologia o estudo observacional, e como instrumento de coleta de dados o diagnóstico de Gestão do Conhecimento em bibliotecas universitárias desenvolvido por Castro (2005), o instrumento proposto envolve a gestão estratégica da biblioteca universitária com os seus processos essenciais, o processo de gestão do conhecimento e os suportes organizacionais. Concomitantemente, são apresentados requisitos que possibilitam a identificação de iniciativas e práticas de gestão do conhecimento, com o intuito de auxiliar na sua utilização, discussão e aplicação em bibliotecas universitárias. Constatou que mesmo sem possuir a Gestão do Conhecimento implantada formalmente, a biblioteca possui diversas iniciativas já consolidadas, facilitando o início de um projeto de Gestão do Conhecimento. |
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