A Matemática e as articulações curriculares de uma escola do Campo do Município de Ijuí: uma perspectiva pelo viés da Etnomatemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6526 |
Resumo: | A presente pesquisa busca através da modalidade de uma escola do campo do município de Ijuí compreender as suas preposições, no espaço, no sujeito e da realidade em que ela está inserida. A partir da realidade e dos sujeitos que fazem parte deste meio, foi desenvolvida uma pesquisa, que propiciou entendimentos capazes de compreender e identificar a importância desta modalidade de ensino, bem como embasar-se nos processos de formação do professor, de como qual deve tomar as melhores ações e encaminhamentos para que seu planejamento contemple o ensino envolvendo a realidade dos estudantes. A partir da etnomatemática foram identificados aspectos que articulem o entendimento matemático nessa escola do campo, as preposições serão discutidas através de Ubiratan D’Ambrósio, das Leis e Diretrizes que norteiem as escolas do campo, o Projeto Político Pedagógico, e um questionário aplicado à duas educadoras da escola que se constitui como campo de pesquisa. Assim podemos destacar que os resultados obtidos possibilitam compreender como as professoras se constituem enquanto sujeitos pertencentes a este espaço educativo, bem como, de que forma se organiza as proposições nesta escola, havendo indícios de que ocorram articulações com da etnomatemática, bem como salientar a especificidade da escola em geral. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA Matemática e as articulações curriculares de uma escola do Campo do Município de Ijuí: uma perspectiva pelo viés da Etnomatemática2020-02-2120192020-02-22T00:08:00Z2020-02-22T00:08:00ZA presente pesquisa busca através da modalidade de uma escola do campo do município de Ijuí compreender as suas preposições, no espaço, no sujeito e da realidade em que ela está inserida. A partir da realidade e dos sujeitos que fazem parte deste meio, foi desenvolvida uma pesquisa, que propiciou entendimentos capazes de compreender e identificar a importância desta modalidade de ensino, bem como embasar-se nos processos de formação do professor, de como qual deve tomar as melhores ações e encaminhamentos para que seu planejamento contemple o ensino envolvendo a realidade dos estudantes. A partir da etnomatemática foram identificados aspectos que articulem o entendimento matemático nessa escola do campo, as preposições serão discutidas através de Ubiratan D’Ambrósio, das Leis e Diretrizes que norteiem as escolas do campo, o Projeto Político Pedagógico, e um questionário aplicado à duas educadoras da escola que se constitui como campo de pesquisa. Assim podemos destacar que os resultados obtidos possibilitam compreender como as professoras se constituem enquanto sujeitos pertencentes a este espaço educativo, bem como, de que forma se organiza as proposições nesta escola, havendo indícios de que ocorram articulações com da etnomatemática, bem como salientar a especificidade da escola em geral.19 f.Ciências Exatas e da TerraMatemática.Formação Continuada.Contextualização.saberes escolares.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6526DMD_hdl_123456789/6526Oizimas, Bruno Megierporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruno%20Megier%20Oizimas.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6526/1/Bruno%20Megier%20Oizimas.pdfapplication/pdf249105http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6526/1/Bruno%20Megier%20Oizimas.pdf3860d4b79b7b782022ac3d54fb0a661bMD5123456789_6526_12020-02-22T06:50:32Zmail@mail.com - |
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