Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wassermann, Bruna Romero
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2459
Resumo: Educação à distância é uma nova modalidade de ensino de aprendizagem, com o objetivo de levar a educação a regiões distantes a um preço baixo. A EAD surgiu para facilitar o acesso à educação para as pessoas. É relevante dizer, que uma interface boa influência no aprendizado do estudante de sites de educação online, por isso os ambientes de aprendizado devem ser fáceis de usar, eficientes, simples e agradáveis. Entretanto não é isso que acontece, encontramos sites com interfaces ruins, com problemas de usabilidade web. Interfaces ruins causam para o usuário desconforto, perda de autoestima, confusão, perda de tempo, etc. Em um site de ensino à distância, aonde o foco principal é o aluno, se o mesmo encontrar dificuldades para entender o funcionamento do site, ou seja, não ocorrendo uma boa iteração entre usuário e interface web, é preciso dar importância para os aspectos de usabilidade web em um projeto. O objetivo do projeto é sempre alcançar as necessidades do usuário para que ele compreenda o site. Para isso, vai ser feito um estudo no que diz respeito aos aspectos de usabilidade web, ressaltando sua finalidade, sua importância e características principais. Após, um estudo aprofundado de usabilidade web será aplicado o método de usabilidade web em um site de ensino, que será escolhido. O método utilizado foi à avaliação heurística, aonde irá encontrar o maior número de problemas possíveis em um site EAD. Após os resultados dos testes de avaliação heurística, a proposta é citar as dificuldades encontradas pelos estudantes.
id UNIJ_6c99947ba5b99ba2d20a3465f894a2f9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2459
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância2014-10-3120142014-10-31T17:26:35Z2014-10-31T17:26:35ZEducação à distância é uma nova modalidade de ensino de aprendizagem, com o objetivo de levar a educação a regiões distantes a um preço baixo. A EAD surgiu para facilitar o acesso à educação para as pessoas. É relevante dizer, que uma interface boa influência no aprendizado do estudante de sites de educação online, por isso os ambientes de aprendizado devem ser fáceis de usar, eficientes, simples e agradáveis. Entretanto não é isso que acontece, encontramos sites com interfaces ruins, com problemas de usabilidade web. Interfaces ruins causam para o usuário desconforto, perda de autoestima, confusão, perda de tempo, etc. Em um site de ensino à distância, aonde o foco principal é o aluno, se o mesmo encontrar dificuldades para entender o funcionamento do site, ou seja, não ocorrendo uma boa iteração entre usuário e interface web, é preciso dar importância para os aspectos de usabilidade web em um projeto. O objetivo do projeto é sempre alcançar as necessidades do usuário para que ele compreenda o site. Para isso, vai ser feito um estudo no que diz respeito aos aspectos de usabilidade web, ressaltando sua finalidade, sua importância e características principais. Após, um estudo aprofundado de usabilidade web será aplicado o método de usabilidade web em um site de ensino, que será escolhido. O método utilizado foi à avaliação heurística, aonde irá encontrar o maior número de problemas possíveis em um site EAD. Após os resultados dos testes de avaliação heurística, a proposta é citar as dificuldades encontradas pelos estudantes.70 f.EngenhariasCiência da ComputaçãoEducação à distânciaUsabilidade webAvaliação heurísticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2459DMD_hdl_123456789/2459Wassermann, Bruna Romeroporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20FINAL%20BRUNA%20WASSERMANN_Corrigida.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2459/1/TCC%20FINAL%20BRUNA%20WASSERMANN_Corrigida.pdfapplication/pdf2310146http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2459/1/TCC%20FINAL%20BRUNA%20WASSERMANN_Corrigida.pdf90601f3fbf8bcaa8bc596f8af51f4faaMD5123456789_2459_12019-01-21T12:44:23Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
title Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
spellingShingle Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
Wassermann, Bruna Romero
Engenharias
Ciência da Computação
Educação à distância
Usabilidade web
Avaliação heurística
title_short Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
title_full Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
title_fullStr Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
title_full_unstemmed Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
title_sort Dificuldades encontradas na usabilidade web em portal de educação à distância
author Wassermann, Bruna Romero
author_facet Wassermann, Bruna Romero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wassermann, Bruna Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Ciência da Computação
Educação à distância
Usabilidade web
Avaliação heurística
topic Engenharias
Ciência da Computação
Educação à distância
Usabilidade web
Avaliação heurística
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Educação à distância é uma nova modalidade de ensino de aprendizagem, com o objetivo de levar a educação a regiões distantes a um preço baixo. A EAD surgiu para facilitar o acesso à educação para as pessoas. É relevante dizer, que uma interface boa influência no aprendizado do estudante de sites de educação online, por isso os ambientes de aprendizado devem ser fáceis de usar, eficientes, simples e agradáveis. Entretanto não é isso que acontece, encontramos sites com interfaces ruins, com problemas de usabilidade web. Interfaces ruins causam para o usuário desconforto, perda de autoestima, confusão, perda de tempo, etc. Em um site de ensino à distância, aonde o foco principal é o aluno, se o mesmo encontrar dificuldades para entender o funcionamento do site, ou seja, não ocorrendo uma boa iteração entre usuário e interface web, é preciso dar importância para os aspectos de usabilidade web em um projeto. O objetivo do projeto é sempre alcançar as necessidades do usuário para que ele compreenda o site. Para isso, vai ser feito um estudo no que diz respeito aos aspectos de usabilidade web, ressaltando sua finalidade, sua importância e características principais. Após, um estudo aprofundado de usabilidade web será aplicado o método de usabilidade web em um site de ensino, que será escolhido. O método utilizado foi à avaliação heurística, aonde irá encontrar o maior número de problemas possíveis em um site EAD. Após os resultados dos testes de avaliação heurística, a proposta é citar as dificuldades encontradas pelos estudantes.
70 f.
description Educação à distância é uma nova modalidade de ensino de aprendizagem, com o objetivo de levar a educação a regiões distantes a um preço baixo. A EAD surgiu para facilitar o acesso à educação para as pessoas. É relevante dizer, que uma interface boa influência no aprendizado do estudante de sites de educação online, por isso os ambientes de aprendizado devem ser fáceis de usar, eficientes, simples e agradáveis. Entretanto não é isso que acontece, encontramos sites com interfaces ruins, com problemas de usabilidade web. Interfaces ruins causam para o usuário desconforto, perda de autoestima, confusão, perda de tempo, etc. Em um site de ensino à distância, aonde o foco principal é o aluno, se o mesmo encontrar dificuldades para entender o funcionamento do site, ou seja, não ocorrendo uma boa iteração entre usuário e interface web, é preciso dar importância para os aspectos de usabilidade web em um projeto. O objetivo do projeto é sempre alcançar as necessidades do usuário para que ele compreenda o site. Para isso, vai ser feito um estudo no que diz respeito aos aspectos de usabilidade web, ressaltando sua finalidade, sua importância e características principais. Após, um estudo aprofundado de usabilidade web será aplicado o método de usabilidade web em um site de ensino, que será escolhido. O método utilizado foi à avaliação heurística, aonde irá encontrar o maior número de problemas possíveis em um site EAD. Após os resultados dos testes de avaliação heurística, a proposta é citar as dificuldades encontradas pelos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-10-31T17:26:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-31T17:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2459
DMD_hdl_123456789/2459
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2459
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414356433698816