A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alan Henrique Pardo de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Costa, Ivan Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26
Resumo: Um dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados.
id UNIMES-1_0767b44713be469e2a8a9cb9b03c28bd
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/26
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAWeb; usabilidade; interface; educação à distância; e-learningUm dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância-Carvalho, Alan Henrique Pardo deCosta, Ivan Teodoro2008-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26/19info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-16T19:22:19Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/26Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-16T19:22:19Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Carvalho, Alan Henrique Pardo de
Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning
title_short A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Carvalho, Alan Henrique Pardo de
author_facet Carvalho, Alan Henrique Pardo de
Costa, Ivan Teodoro
author_role author
author2 Costa, Ivan Teodoro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv -
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alan Henrique Pardo de
Costa, Ivan Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning
topic Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning
description Um dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26/19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274620510208