A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26 |
Resumo: | Um dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados. |
id |
UNIMES-1_0767b44713be469e2a8a9cb9b03c28bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/26 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAWeb; usabilidade; interface; educação à distância; e-learningUm dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância-Carvalho, Alan Henrique Pardo deCosta, Ivan Teodoro2008-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26/19info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-16T19:22:19Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/26Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-16T19:22:19Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Carvalho, Alan Henrique Pardo de Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning |
title_short |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
A USABILIDADE E OS SITES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Carvalho, Alan Henrique Pardo de |
author_facet |
Carvalho, Alan Henrique Pardo de Costa, Ivan Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ivan Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Alan Henrique Pardo de Costa, Ivan Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning |
topic |
Web; usabilidade; interface; educação à distância; e-learning |
description |
Um dos fatores preponderantes para a aceitação da World Wide Web entre a comunidade de usuários da Internet, resultando no grande crescimento que pode ser constatado nos últimos dez anos, é a facilidade de localização de informações proporcionada pela organização dos documentos em páginas ligadas por hipertexto e por hipermídia no que se chama comumente de navegação. Ainda que a navegação seja algo relativamente simples para um usuário de computador, a experiência do usuário pode ser mais facilitada se forem seguidos princípios de usabilidade durante a fase de projeto dos web sites e isso não se aplica apenas aqueles voltados a fins comerciais, mas também aos educacionais, contribuindo para um melhor aprendizado por parte dos alunos de cursos à distância. Este trabalho traz uma introdução ao conceito de usabilidade, mostrando suas origens e normas reguladoras internacionais, bem como as vantagens para as equipes de desenvolvimento de web sites ao recorrer à usabilidade. Aborda uma série de heurísticas (práticas) que podem ser adotadas para facilitar a experiência de navegação do usuário e se aprofundar em aspectos de usabilidade ligados especificamente a sites de e-learning. Apresenta uma experiência de adoção de princípios de usabilidade em um site de Educação a Distância voltado ao aprendizado de Matemática e conclui mostrando que, ainda que haja diversos estudos sobre a usabilidade na esfera comercial, nos sites de Educação a Distância ainda há muito que ser feito, embora os primeiros passos já tenham sido dados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/26/19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274620510208 |