A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bianca de Carli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3910
Resumo: No Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são um dos dispositivos de assistência hospitalar. Destinam-se a pessoas em estado grave de saúde, que requerem atenção em saúde contínua. A Humanização em saúde visa a assistência a saúde que valorize a vida humana, no colocar em prática dos princípios sanitários. Entretanto, mesmo os hospitais aderindo á política pública de humanização no SUS não garante que a mesma ocorra na relação com usuários, familiares, entre outros, e no processo de trabalho. Deste modo, esta pesquisa objetiva sistematizar estudos indexados nas bases do Scielo e Medline, sobre a humanização em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, estruturado por meio de revisão bibliográfica sistemática. Utilizou-se de estudos nas bases Scielo e Medline, indexados no período de julho de 1990 a agosto de 2015, com a utilização dos descritores: „humanização‟ (humanization) e „unidades de terapia intensiva‟ (Intensive Care Units). Os critérios de inclusão foram: todos os artigos publicados até agosto de 2015, que faziam referência à humanização em UTI e de exclusão, os artigos de revisão bibliográficos. Foram analisados ao total 21 artigos e chegou-se a três categorias: Caracterização dos estudos analisados; „Não somos máquina, humano é que somos‟; e „Atores(as) e fatores envolvidos no processo de humanização em saúde. Considera-se que a humanização em UTI ainda é um desafio, que a Enfermagem é uma das áreas que tem se ocupado com este tema e prática, o entendimento de que a humanização não se restringe a assistência, envolve os processos e condições de trabalho, que vários são os atores producentes e que há interferentes que contribuem de algum modo para sua garantia ou não, conforme os preceitos do SUS.
id UNIJ_71e4ba876382850d652b9eb8d4ff3ab3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3910
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde2016-11-1620162016-11-16T16:54:25Z2016-11-16T16:54:25ZNo Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são um dos dispositivos de assistência hospitalar. Destinam-se a pessoas em estado grave de saúde, que requerem atenção em saúde contínua. A Humanização em saúde visa a assistência a saúde que valorize a vida humana, no colocar em prática dos princípios sanitários. Entretanto, mesmo os hospitais aderindo á política pública de humanização no SUS não garante que a mesma ocorra na relação com usuários, familiares, entre outros, e no processo de trabalho. Deste modo, esta pesquisa objetiva sistematizar estudos indexados nas bases do Scielo e Medline, sobre a humanização em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, estruturado por meio de revisão bibliográfica sistemática. Utilizou-se de estudos nas bases Scielo e Medline, indexados no período de julho de 1990 a agosto de 2015, com a utilização dos descritores: „humanização‟ (humanization) e „unidades de terapia intensiva‟ (Intensive Care Units). Os critérios de inclusão foram: todos os artigos publicados até agosto de 2015, que faziam referência à humanização em UTI e de exclusão, os artigos de revisão bibliográficos. Foram analisados ao total 21 artigos e chegou-se a três categorias: Caracterização dos estudos analisados; „Não somos máquina, humano é que somos‟; e „Atores(as) e fatores envolvidos no processo de humanização em saúde. Considera-se que a humanização em UTI ainda é um desafio, que a Enfermagem é uma das áreas que tem se ocupado com este tema e prática, o entendimento de que a humanização não se restringe a assistência, envolve os processos e condições de trabalho, que vários são os atores producentes e que há interferentes que contribuem de algum modo para sua garantia ou não, conforme os preceitos do SUS.35 f.Ciências da SaúdeEnfermagemTerapia intensivaHumanizaçãoUnidade de terapia intensivahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3910DMD_hdl_123456789/3910Silveira, Bianca de Carliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessBianca%20de%20Carli%20Silveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3910/1/Bianca%20de%20Carli%20Silveira.pdfapplication/pdf565963http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3910/1/Bianca%20de%20Carli%20Silveira.pdf50911da1d3695cdfac9a4f5671cbb479MD5123456789_3910_12019-01-21T12:45:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
title A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
spellingShingle A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
Silveira, Bianca de Carli
Ciências da Saúde
Enfermagem
Terapia intensiva
Humanização
Unidade de terapia intensiva
title_short A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
title_full A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
title_fullStr A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
title_full_unstemmed A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
title_sort A humanização na terapia intensiva em pesquisas na saúde
author Silveira, Bianca de Carli
author_facet Silveira, Bianca de Carli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bianca de Carli
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Enfermagem
Terapia intensiva
Humanização
Unidade de terapia intensiva
topic Ciências da Saúde
Enfermagem
Terapia intensiva
Humanização
Unidade de terapia intensiva
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv No Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são um dos dispositivos de assistência hospitalar. Destinam-se a pessoas em estado grave de saúde, que requerem atenção em saúde contínua. A Humanização em saúde visa a assistência a saúde que valorize a vida humana, no colocar em prática dos princípios sanitários. Entretanto, mesmo os hospitais aderindo á política pública de humanização no SUS não garante que a mesma ocorra na relação com usuários, familiares, entre outros, e no processo de trabalho. Deste modo, esta pesquisa objetiva sistematizar estudos indexados nas bases do Scielo e Medline, sobre a humanização em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, estruturado por meio de revisão bibliográfica sistemática. Utilizou-se de estudos nas bases Scielo e Medline, indexados no período de julho de 1990 a agosto de 2015, com a utilização dos descritores: „humanização‟ (humanization) e „unidades de terapia intensiva‟ (Intensive Care Units). Os critérios de inclusão foram: todos os artigos publicados até agosto de 2015, que faziam referência à humanização em UTI e de exclusão, os artigos de revisão bibliográficos. Foram analisados ao total 21 artigos e chegou-se a três categorias: Caracterização dos estudos analisados; „Não somos máquina, humano é que somos‟; e „Atores(as) e fatores envolvidos no processo de humanização em saúde. Considera-se que a humanização em UTI ainda é um desafio, que a Enfermagem é uma das áreas que tem se ocupado com este tema e prática, o entendimento de que a humanização não se restringe a assistência, envolve os processos e condições de trabalho, que vários são os atores producentes e que há interferentes que contribuem de algum modo para sua garantia ou não, conforme os preceitos do SUS.
35 f.
description No Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são um dos dispositivos de assistência hospitalar. Destinam-se a pessoas em estado grave de saúde, que requerem atenção em saúde contínua. A Humanização em saúde visa a assistência a saúde que valorize a vida humana, no colocar em prática dos princípios sanitários. Entretanto, mesmo os hospitais aderindo á política pública de humanização no SUS não garante que a mesma ocorra na relação com usuários, familiares, entre outros, e no processo de trabalho. Deste modo, esta pesquisa objetiva sistematizar estudos indexados nas bases do Scielo e Medline, sobre a humanização em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, estruturado por meio de revisão bibliográfica sistemática. Utilizou-se de estudos nas bases Scielo e Medline, indexados no período de julho de 1990 a agosto de 2015, com a utilização dos descritores: „humanização‟ (humanization) e „unidades de terapia intensiva‟ (Intensive Care Units). Os critérios de inclusão foram: todos os artigos publicados até agosto de 2015, que faziam referência à humanização em UTI e de exclusão, os artigos de revisão bibliográficos. Foram analisados ao total 21 artigos e chegou-se a três categorias: Caracterização dos estudos analisados; „Não somos máquina, humano é que somos‟; e „Atores(as) e fatores envolvidos no processo de humanização em saúde. Considera-se que a humanização em UTI ainda é um desafio, que a Enfermagem é uma das áreas que tem se ocupado com este tema e prática, o entendimento de que a humanização não se restringe a assistência, envolve os processos e condições de trabalho, que vários são os atores producentes e que há interferentes que contribuem de algum modo para sua garantia ou não, conforme os preceitos do SUS.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-16T16:54:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-16T16:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3910
DMD_hdl_123456789/3910
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3910
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623986970624