História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700 |
Resumo: | O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado. |
id |
UNIJ_72ee703a66e47c1811e100406028948e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2700 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistória da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração2015-04-1720152015-04-17T12:10:03Z2015-04-17T12:10:03ZO presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.24 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaHistória da matemáticaFraçõesInvestigação matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700DMD_hdl_123456789/2700Wottrich, Suelen Cibeliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesshistoria%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2700/1/historia%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfapplication/pdf823755http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2700/1/historia%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfe4fca4939d6ef9a2faef048a8efae477MD5123456789_2700_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
title |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
spellingShingle |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração Wottrich, Suelen Cibeli Ciências Exatas e da Terra Matemática História da matemática Frações Investigação matemática |
title_short |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
title_full |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
title_fullStr |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
title_full_unstemmed |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
title_sort |
História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração |
author |
Wottrich, Suelen Cibeli |
author_facet |
Wottrich, Suelen Cibeli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wottrich, Suelen Cibeli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática História da matemática Frações Investigação matemática |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática História da matemática Frações Investigação matemática |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado. 24 f. |
description |
O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-04-17T12:10:03Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-17T12:10:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700 DMD_hdl_123456789/2700 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414532086956032 |