História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wottrich, Suelen Cibeli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700
Resumo: O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.
id UNIJ_72ee703a66e47c1811e100406028948e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2700
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHistória da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração2015-04-1720152015-04-17T12:10:03Z2015-04-17T12:10:03ZO presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.24 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaHistória da matemáticaFraçõesInvestigação matemáticahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700DMD_hdl_123456789/2700Wottrich, Suelen Cibeliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesshistoria%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2700/1/historia%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfapplication/pdf823755http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2700/1/historia%20da%20matematica%20como%20um%20reurso%20metodologico%20no%20ensino%20de%20fra%c3%a7ao.pdfe4fca4939d6ef9a2faef048a8efae477MD5123456789_2700_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
title História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
spellingShingle História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
Wottrich, Suelen Cibeli
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
História da matemática
Frações
Investigação matemática
title_short História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
title_full História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
title_fullStr História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
title_full_unstemmed História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
title_sort História da matemática como um recurso metodológico no ensino de fração
author Wottrich, Suelen Cibeli
author_facet Wottrich, Suelen Cibeli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wottrich, Suelen Cibeli
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática
História da matemática
Frações
Investigação matemática
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática
História da matemática
Frações
Investigação matemática
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.
24 f.
description O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa que objetiva compreender como a história da matemática, vista como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino e na aprendizagem de frações. Para tanto, traz como questão norteadora: como a história da matemática, entendida como um recurso metodológico, pode contribuir no ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental?. As análises foram proporcionadas a partir do desenvolvimento de um planejamento de ensino, baseado no problema da medida vivenciado no Egito e evidenciado por Caraça (2002). Tendo como material empírico o planejamento, as transcrições e as anotações do diário de campo e as fotos tiradas dos materiais/registros produzidos pelos alunos. Com o intuito de analisar estes materiais a presente pesquisa apresenta duas unidades de análise, a primeira considerando a ideia da medida, e a segunda tratando da organização do conceito de fração a partir da história matemática das frações. Verificando, dessa maneira a potencialidade do recurso à história da matemática e também da investigação matemática, por constituírem um contexto em que o conceito matemático pode ser ressignificado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-17
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2015-04-17T12:10:03Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-17T12:10:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700
DMD_hdl_123456789/2700
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2700
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414532086956032