Formação e saberes: os desafios da docência na educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2300 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com a intenção primordial de refletir sobre as questões educativas, suas fragilidades e complexidade, e, com isso, tentar compreender e contribuir com os estudos de pesquisadores ou interessados na literatura existente na área da educação, especificamente, na educação especial – deficiência visual e deficiência auditiva. Nesta discussão trar-se-á a temática da formação e os saberes docente, considerando a complexidades desses saberes no ensino regular e na educação especial; também seus dispositivos legais. Para essas considerações, busco amparo nas obras de Maurice Tardif (2012, 2005, 2002), Edgar Morin (2011a, 2011b, 2012), Paulo Freire (2011), Vigotski (1997, 2005, 2007), Mendes (2010), Mantoan (2009, 2006), Oliveira (2006), dentre outros; a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e suas reformulações e Os parâmetros curriculares nacionais na educação especial (2001). Nessa trajetória, além dos conhecimentos teóricos, no qual questiono o uso da terminologia ―necessidades especiais‖ adequando-a para necessidades específicas que entendo serem mais pertinentes, se enfatizou o valor dos saberes experienciais dos professores e neles, as vivências que tive em minha vida pessoal e profissional, a partir do momento em que, ao vivenciar a maternidade, me tornei mãe de uma criança com deficiência visual, hoje adulta. Assim, esse estudo foi dividido em três capítulos. O primeiro aborda: Os saberes docentes necessários à formação profissional; o segundo, A formação profissional e a questão da educação especial; o terceiro, O papel da universidade em relação à formação inicial para a educação especial. Após os estudos realizados, muitas concepções foram reformuladas, novas surgiram e outras se fortaleceram. Entre elas, a convicção de que transformar as diferenças em possibilidades seria um modo mais justo de respeitá-las e compreendê-las. No entanto, para que isso se realize, torna-se necessário que o ensino superior, graduação e pós-graduação, ajam como viabilizadores de ações que desvelem essa visão equivocada (pessoas incapazes) que se tem das pessoas com deficiência. |
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Esta pesquisa foi realizada com a intenção primordial de refletir sobre as questões educativas, suas fragilidades e complexidade, e, com isso, tentar compreender e contribuir com os estudos de pesquisadores ou interessados na literatura existente na área da educação, especificamente, na educação especial – deficiência visual e deficiência auditiva. Nesta discussão trar-se-á a temática da formação e os saberes docente, considerando a complexidades desses saberes no ensino regular e na educação especial; também seus dispositivos legais. Para essas considerações, busco amparo nas obras de Maurice Tardif (2012, 2005, 2002), Edgar Morin (2011a, 2011b, 2012), Paulo Freire (2011), Vigotski (1997, 2005, 2007), Mendes (2010), Mantoan (2009, 2006), Oliveira (2006), dentre outros; a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e suas reformulações e Os parâmetros curriculares nacionais na educação especial (2001). Nessa trajetória, além dos conhecimentos teóricos, no qual questiono o uso da terminologia ―necessidades especiais‖ adequando-a para necessidades específicas que entendo serem mais pertinentes, se enfatizou o valor dos saberes experienciais dos professores e neles, as vivências que tive em minha vida pessoal e profissional, a partir do momento em que, ao vivenciar a maternidade, me tornei mãe de uma criança com deficiência visual, hoje adulta. Assim, esse estudo foi dividido em três capítulos. O primeiro aborda: Os saberes docentes necessários à formação profissional; o segundo, A formação profissional e a questão da educação especial; o terceiro, O papel da universidade em relação à formação inicial para a educação especial. Após os estudos realizados, muitas concepções foram reformuladas, novas surgiram e outras se fortaleceram. Entre elas, a convicção de que transformar as diferenças em possibilidades seria um modo mais justo de respeitá-las e compreendê-las. No entanto, para que isso se realize, torna-se necessário que o ensino superior, graduação e pós-graduação, ajam como viabilizadores de ações que desvelem essa visão equivocada (pessoas incapazes) que se tem das pessoas com deficiência. |
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